PROGRAMA INTEGRADO
EM ENGENHARIA BIOMÉDICA

Destina-se a: Profissionais graduados e/ou mestres em diferentes áreas das Ciências Exatas, Biológicas,
Agrárias e da Saúde.

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica (PPGEB) da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) visa a integração sinérgica das Ciências Exatas, da Saúde, Agrárias e Engenharias. Preparamos profissionais para pesquisa avançada e desenvolvimento tecnológico, capacitando-os a enfrentar desafios complexos em saúde. Com foco na inovação, nosso programa promove uma abordagem interdisciplinar, fornecendo uma base sólida de conhecimento científico e tecnológico para liderança e impacto na área biomédica.
  • Integrar as Ciências Exatas e as Engenharias às Ciências da Saúde.
  • Capacitar profissionais com formação em Ciências Exatas e/ou da Saúde a atuar na área de Engenharia Biomédica, tanto na pesquisa quanto em desenvolvimento tecnológico, visando atender à demanda existente em instituições de pesquisa e empresas.
  • ∙Capacitar professores universitários, provendo-lhes formação multidisciplinar e ampliando seus horizontes de conhecimento e áreas de atuação

REGIMENTO INTERNO

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DÚVIDAS FREQUENTES

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MESTRADO

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia Biomédica realiza o processo seletivo para o curso de Mestrado no início de cada semestre letivo. As informações estão disponíveis no edital e estão em conformidade com as exigências do regulamento deste Programa.

Período: de 17/06/2024 a 07/08/2024

Após a realização da inscrição pelo site, enviar os seguintes documentos exclusivamente para o e-mail: posgraduacao@umc.br. Nenhuma outra forma de envio será aceita, incluindo o envio para outros e-mails.

Documentos:
– Contato (telefone e/ou celular);​
– Link para acesso do Curriculo Lattes;​
– Cópia do último histórico escolar;​
– Diploma do curso de graduação (se não houver, será recebido o certificado de conclusão. O diploma deverá ser entregue no prazo de 06 meses a contar da matrícula).
– Pré-Projeto de Pesquisa.

Observações:​
* Toda a documentação deve ser encaminhada em pdf.​
* No campo assunto do e-mail deve ser descrito “Inscrição Stricto Sensu 2024 – 2, indicando o programa de interesse”​

Processo Seletivo: 08/08 à 12/08/2024– consiste em entrevista, análise de documentos e, à critério do colegiado do curso, pode ser acrescido alguma forma adicional de avaliação classificatória. ​
O candidato inscrito será contatado pela secretaria ou pela coordenação do curso para agendamento do processo seletivo, por e-mail ou telefone.

A lista dos aprovados será disponibilizada na página do curso em 13/08/2024.

Investimento Mestrado: R$1.595,00 mensais.

Desconto: 15% de desconto para ex-alunos UMC e professores/funcionários OMEC.​
Observação: Desconto válido para pagamento até o 5º. dia útil.

Consulte condições especiais se você é fisioterapeuta credenciado no CREFITO-3, colaborador do Hospital Alemão Oswaldo Cruz ou do Sancet Medicina Diagnóstica.

CANDIDATOS ESTRANGEIROS OU BRASILEIROS COM GRADUAÇÃO NO EXTERIOR: deverão obrigatoriamente entregar DIPLOMA REVALIDADO no Brasil.

Início das aulas para os aprovados: 19/08/2024 (consulte grade de disciplinas no item específico da página do curso).

Para mais informações, contate a secretaria de Pós-graduação através do e-mail: posgraduacao@umc.br

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Nos Núcleos de Pesquisa da UMC são realizados projetos de pesquisas dos docentes e discentes do Programa Integrado em Engenharia Biomédica (PPGEB), dentro das áreas de concentração e linhas de pesquisa descritas abaixo.

Área de Concentração 
Linhas de Pesquisa 
Engenharia Biomédica 
Bioengenharia, Biotecnologia e Biomateriais 
Biomecânica e Engenharia de Reabilitação 
Desenvolvimento de Software e Dispositivos Biomédicos 
Diagnóstico e Cuidados Biomédicos 
 
Linha de Pesquisa: BIOENGENHARIA, BIOTECNOLOGIA E BIOMATERIAIS

Descrição: A linha de pesquisa em Bioengenharia, Biotecnologia e Biomateriais no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica destaca-se como um espaço vibrante e inovador, onde convergem as fronteiras entre a engenharia e as ciências biológicas para impulsionar avanços significativos na área da saúde. Esta linha visa integrar conhecimentos e técnicas da engenharia com as complexidades dos sistemas biológicos, com ênfase em três pilares fundamentais: Bioengenharia, Biotecnologia e Biomateriais. Na Bioengenharia, concentramo-nos na aplicação de princípios e métodos da engenharia para resolver desafios biológicos e médicos. Isso envolve a modelagem matemática e computacional de
sistemas biológicos, o desenvolvimento de dispositivos médicos, sistemas de diagnóstico e terapias personalizadas para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. A Biotecnologia é explorada como uma ferramenta poderosa para manipulação genética, produção de medicamentos e terapias avançadas. Investigamos novas abordagens para a engenharia genética, produção de proteínas recombinantes, análises biomoleculares, prospecção de novas drogas e desenvolvimento de técnicas de terapia gênica para tratar doenças genéticas e adquiridas. A pesquisa em Biomateriais abrange a concepção e desenvolvimento de materiais inovadores compatíveis com o ambiente biológico. Exploramos materiais avançados para aplicações médicas, veterinárias e odontológicas, com o objetivo de otimizar a interação entre o material e os tecidos biológicos. Nossa abordagem interdisciplinar e colaborativa visa formar profissionais altamente qualificados capazes de enfrentar os desafios complexos da engenharia biomédica moderna. Ao integrar teoria e prática, nossa linha de pesquisa contribui significativamente para o avanço do conhecimento e o desenvolvimento de soluções inovadoras que impactam positivamente a saúde e o bem-estar da sociedade.

Linha de Pesquisa: BIOMECÂNICA E ENGENHARIA DE REABILITAÇÃO
Descrição: A linha de pesquisa em Biomecânica e Engenharia de Reabilitação no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica destaca-se por sua abordagem especializada no estudo biomecânico e nas técnicas de reabilitação, sem o desenvolvimento direto de dispositivos. Este campo concentra-se na compreensão aprofundada dos princípios biomecânicos que governam os movimentos humanos e na aplicação desses insights para aprimorar as estratégias de reabilitação. Ao se concentrar no estudo biomecânico, essa linha de pesquisa visa entender as complexidades das interações entre o corpo humano e os métodos de reabilitação aplicados. A análise detalhada dos movimentos, forças e pressões contribui para otimizar os protocolos de reabilitação, personalizando as intervenções de acordo com as necessidades específicas dos pacientes. É relevante destacar que, embora esta linha não desenvolva diretamente dispositivos, ela trabalha em estreita colaboração com a linha de Desenvolvimento de Software e Dispositivos Biomédicos. Essa proximidade permite uma integração sinérgica, onde os dados biomecânicos obtidos são utilizados para aprimorar as tecnologias de software e dispositivos existentes, refinando suas capacidades de monitoramento, análise e adaptação às necessidades individuais dos pacientes em processo de reabilitação. Dessa maneira, a linha de pesquisa em Biomecânica e Engenharia de Reabilitação contribui significativamente para a evolução das estratégias de reabilitação, maximizando a eficácia dos métodos existentes por meio de uma abordagem biomecânica aprofundada e uma
colaboração estratégica com o desenvolvimento de tecnologias biomédicas.

Linha de Pesquisa: DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE E DISPOSITIVOS BIOMÉDICOS
Descrição: A linha de pesquisa em Desenvolvimento de Software e Dispositivos Biomédicos no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica destaca-se como uma área dinâmica e inovadora, concentrada na interseção entre a engenharia de software e a biomedicina. Essa linha tem como objetivo principal explorar a aplicação de tecnologias da informação, engenharia e comunicação para criar soluções avançadas que impulsionem a eficácia e a precisão dos dispositivos biomédicos. No âmbito do Desenvolvimento de Software, investigamos abordagens inovadoras para a criação de aplicativos, algoritmos e sistemas computacionais que suportam diversas aplicações na área biomédica. Isso inclui
softwares de diagnóstico, ferramentas de análise de dados clínicos, sistemas de gestão de informações em saúde e plataformas para monitoramento remoto de pacientes. Os Dispositivos Biomédicos desenvolvidos
nesta linha de pesquisa têm como foco principal a área de Tecnologias Assistivas e de Reabilitação. Estamos comprometidos em criar dispositivos inovadores que proporcionem melhorias significativas na mobilidade e independência de pessoas com limitações físicas, intelectuais, visuais e/ou auditivas. A integração de abordagens de engenharia de software com o design de dispositivos biomédicos é essencial para criar soluções completas e eficientes, alinhadas com as necessidades específicas e os desafios enfrentados pelos usuários de Tecnologias Assistivas e de Reabilitação, além das demandas e os desafios contemporâneos da área biomédica. Além disso, valorizamos a colaboração interdisciplinar, envolvendo engenheiros de software, especialistas em hardware biomédico, profissionais de saúde e pesquisadores clínicos na busca por soluções inovadoras e acessíveis. Nossa abordagem de pesquisa não apenas busca o desenvolvimento de tecnologias avançadas, mas também se concentra em garantir que essas soluções tragam impacto positivo para a vida cotidiana dos usuários, promovendo a inclusão e melhorando sua experiência de forma significativa. Assim, a linha de Desenvolvimento de Software e Dispositivos Biomédicos contribui ativamente para a transformação e inovação no campo da engenharia biomédica.

Linha de Pesquisa: DIAGNÓSTICO E CUIDADOS BIOMÉDICOS
Descrição: A linha de pesquisa em Diagnóstico e Cuidados Biomédicos, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica, destaca-se pela adoção de abordagens avançadas e técnicas inovadoras, visando aprimorar diagnósticos precisos e cuidados personalizados. Na esfera do Diagnóstico Biomédico, o PPG utiliza métodos de Processamento de Sinais e Imagens Médicas, incluindo aplicações na medicina veterinária, muitas vezes integrando dispositivos inteligentes e Internet das Coisas (IoT) para coleta de dados. Essa abordagem é complementada pelas disciplinas de Aprendizado de Máquina e Visão Computacional, resultando em avanços substanciais na precisão diagnóstica. No que tange aos Cuidados Biomédicos, a linha de pesquisa concentra-se na avaliação da qualidade de vida e métricas relacionadas à saúde. A pesquisa nessa área busca desenvolver métodos quantitativos e qualitativos para avaliar o
impacto de intervenções médicas, tratamentos e terapias na rotina diária dos pacientes. A aplicabilidade abrangente dessas pesquisas destaca-se nos setores da saúde, educação e empreendedorismo. No campo da saúde, as inovações contribuem para diagnósticos mais rápidos e precisos, resultando em tratamentos personalizados e eficazes. Na educação, as pesquisas capacitam profissionais a utilizar tecnologias avançadas. No empreendedorismo, abre-se espaço para o desenvolvimento de soluções e dispositivos biomédicos inovadores, impulsionando o crescimento do setor. Assim, a linha de pesquisa em Diagnóstico e Cuidados Biomédicos não apenas almeja o avanço do conhecimento científico, mas
também a aplicação prática desses avanços, visando melhorias tangíveis nos campos da saúde, formação profissional e no cenário empreendedor.

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Categoria

Nome

E-mail

Lattes

Coordenador

Prof. Dr. Fabiano Bezerra Menegidio

fabianomenegidio@umc.br

ACESSE O CURRÍCULO LATTES

Docentes Permanentes

Prof. Dr. Alessandro Pereira Da Silva

alessandrops@umc.br

ACESSE O CURRÍCULO LATTES

Prof. Dr. Caio Junji Tanaka

caiotanaka@umc.br

ACESSE O CURRÍCULO LATTES

Prof. Dr. Daniel Gustavo Goroso

danielg@umc.br

ACESSE O CURRÍCULO LATTES

Profa. Dra. Elis Andrade De Lima Zutin

eliszutin@umc.br

ACESSE O CURRÍCULO LATTES

Profa. Dra. Marcia Aparecida Silva Bissaco

marciab@umc.br

ACESSE O CURRÍCULO LATTES

Prof. Dr. Mauricio Ferreira Marcondes Machado

mauriciomachado@umc.br

ACESSE O CURRÍCULO LATTES

Prof. Dr. Robson Rodrigues Da Silva

robson.silva@umc.br

ACESSE O CURRÍCULO LATTES

Profa. Dra. Silvia Cristina Martini

silviac@umc.br

ACESSE O CURRÍCULO LATTES

Profa. Dra. Silvia Regina Matos Da Silva Boschi

boschi@umc.br

ACESSE O CURRÍCULO LATTES

Prof. Dr. Tabajara De Oliveira Gonzalez

tabajaragonzalez@umc.br

ACESSE O CURRÍCULO LATTES

Prof. Dr. Terigi Augusto Scardovelli

terigiscardovelli@umc.br

ACESSE O CURRÍCULO LATTES

Docentes Colaboradores

Prof. Dr. Cesario Bianchi Filho

cesariofilho@umc.br

ACESSE O CURRÍCULO LATTES

Prof. Dr. Fabio Dupart Nascimento

fabio.dupart@unifesp.br

ACESSE O CURRÍCULO LATTES

Profa. Dra. Monica Ghislaine Oliveira Alves

monica.alves@unesp.br

ACESSE O CURRÍCULO LATTES

 
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A UMC tem como uma de suas diretrizes a Internacionalização da pós-graduação. A internacionalização se efetua, especialmente, por meio de acordos bilaterais, em que se desenvolvem projetos conjuntos de pesquisa entre grupos brasileiros e estrangeiros e pela mobilidade de alunos e docentes.
Agências de fomento como FAPESP, CAPES e CNPq financiam programas dessa natureza, sendo a oficialização das parcerias na UMC efetuada por meio de convênios acadêmicos, nacionais e internacionais realizados pela Coordenação de Internacionalização e Global Experience (CIGEX)

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Disciplina: Introdução às Técnicas das Ciências Exatas
Ementa
Revisão dos conceitos de grandeza escalar e vetorial. Álgebra vetorial. Derivada e Integral. Força e as Leis de Newton. Força, campo e potencial elétricos. Grandezas elétricas e suas medições. Trabalho, potência e energia. Hidrostática e Hidrodinâmica.

Disciplina: Introdução à Fisiologia, Anatomia e Histologia Humanas
Ementa
Noções de anatomia, histologia e fisiologia dos diversos sistemas do corpo humano. Noções de fisiopatologia de algumas síndromes e doenças humanas. Noções de biologia celular. Fisiologia das células excitáveis e o potencial de ação. O sistema nervoso central. Unidade neuromuscular. O sistema cardiovascular. O sistema respiratório. O sistema urinário. O sistema endócrino. O sistema digestório.

Disciplina: Estudo quantitativo do sistema cardiovascular
Ementa
A função da circulação; esquema geral do sistema cardiovascular e sua relação com outros sistemas orgânicos; anatomia funcional e macroscópica do coração. O acoplamento excitação-contração na célula cardíaca. A origem e principais características da atividade elétrica do coração; a condução do potencial de ação o coração. O coração como dipolo elétrico; a origem do eletrocardiograma(ECG) e sua derivações. O ECG normal e patológico. Ciclo cardíaco e cálculo do débito cardíaco. Circulação coronariana; consumo de oxigênio e energia; microcirculação e circulação linfática. Mecânica dos fluídos aplicada à circulação. Regulação e controle do sistema cardiovascular. Modelos coração-circulação; relação pressão-volume; trabalho cardíaco e potência.

Disciplina: Introdução à Informática Médica
Ementa
Introdução aos algoritmos aplicados à área médica. Linguagens de programação específicas para modelagem, animações e análise de movimentos. Modelagem e simulação de estruturas anatômicas e de suas imagens. Medidas e avaliações de movimentos e posturas usando imagens digitais. Noções de desenvolvimento de jogos computadorizados voltados para crianças com necessidades especiais.

Disciplina: Processamento de Imagens Médicas
Ementa
Fundamentos de imagem digital, formação de imagem, determinação de características da imagem, representação de estruturas geométricas bidimensionais e tri-dimensionais, transformadas no domínio do tempo, transformadas no domínio da freqüência, filtros, realce, detecção, restauração, segmentação, reconhecimento de padrões.

Disciplina: Sistemas de Formação de Imagens Médicas
Ementa
Imagens fornecidas por variações de intensidade luminosa: Métodos de conversão de luz em sinal elétrico, métodos de varredura. Imagens produzidas por raios-X: Filmes radiográficos; intensificadores de imagens; mesas Bucky; sistemas de produção de raios-X; angiografia, tomografia, abreugrafia, xeroradiografia digital; angiografia por subtração digital, tomografia computadorizada, mamografia digital; fatores de qualidade. Imagens por ultra-som: Sensores; formação das imagens; descrição de um sistema; fatores de qualidade. Imagens por ressonância magnética nuclear: Fundamentos de espectroscopia; fatores de qualidade. Imagens por infravermelho: Sensores; tipos de aplicações; descrição de um sistema. Imagens por radiação gama: Descrição de um sistema. Novas Técnicas: Apresentação das novas tendências. Estudo comparativo dos diversos sistemas apresentados. Repercussão na medicina das técnicas de aquisição de imagens.

Disciplina: Computação Gráfica
Ementa
Introdução a computação gráfica e visualização computacional cientifica: implementação de algoritmos de transformações de coordenadas; recorte, geometria computacional, modelamento geométrico, (modelos de curvas, sólidos e superfícies); imagens sintéticas; modelos de cores em computação gráfica e técnicas de visualização.

Disciplina: Transdução de Grandezas Biomédicas
Ementa
Definição de transdutores: exemplos. Medição de força, torque, pressão, fluxo, deslocamento, velocidade, aceleração, temperatura e intensidade luminosa. Medição de biopotenciais: corrente iônica, eletrodos, potencial de junção, amplificadores de biopotenciais.

Disciplina: Instrumentação Biomédica
Ementa
Principais características da instrumentação biomédica; aspectos de segurança para projetos e utilização da instrumentação biomédica; princípios de funcionamento dos amplificadores de instrumentação. Como estes amplificadores são utilizados para aquisição de sinais biológicos tais como eletrocardiograma, eletromiografia, eletroencefalograma, correntes iônicas e potencial de ação. Princípio de funcionamento e exemplos de aplicação de estimuladores elétricos para as áreas de cardiologia, neurologia e de reabilitação.

Disciplina: Sistemas de Formação de Imagens Médicas
Ementa
Imagens fornecidas por variações de intensidade luminosa: Métodos de conversão de luz em sinal elétrico, métodos de varredura. Imagens produzidas por raios-X: Filmes radiográficos; intensificadores de imagens; mesas Bucky; sistemas de produção de raios-X; angiografia, tomografia, abreugrafia, xeroradiografia digital; angiografia por subtração digital, tomografia computadorizada, mamografia digital; fatores de qualidade. Imagens por ultra-som: Sensores; formação das imagens; descrição de um sistema; fatores de qualidade. Imagens por ressonância magnética nuclear: Fundamentos de espectroscopia; fatores de qualidade. Imagens por infravermelho: Sensores; tipos de aplicações; descrição de um sistema. Imagens por radiação gama: Descrição de um sistema. Novas Técnicas: Apresentação das novas tendências. Estudo comparativo dos diversos sistemas apresentados. Repercussão na medicina das técnicas de aquisição de imagens.

Disciplina: Transdução de Grandezas Biomédicas
Ementa
Definição de transdutores: exemplos. Medição de força, torque, pressão, fluxo, deslocamento, velocidade, aceleração, temperatura e intensidade luminosa. Medição de biopotenciais: corrente iônica, eletrodos, potencial de junção, amplificadores de biopotenciais.

Disciplina: Controle de Qualidade de Imagens Médicas
Ementa
Qualidade da imagem, conceitos, ruídos. Limitações do sistema de formação de imagem, contraste e resolução, limitações geométricas, medidas do desempenho. Dispositivos convencionais, não convencionais e computadorizados para avaliar os diversos parâmetros dos sistemas radiológicos. Dispositivos para avaliar a qualidade dos sistemas de ultra-som e ressonância magnética. Protocolos para controle de rotina.

Disciplina: Medições Biomédicas
Ementa
Objetivo: Construir com os alunos conceitos que os capacitem a identificar o transdutor e a instrumentação biomédica apropriadas para a medição e a detecção de parâmetros físicos em sistemas biológicos.
Conteúdo: Princípios básicos do projeto e da função da instrumentação biomédica: relevância e descrição do ganho, das impedâncias de entrada e de saída, da resposta em freqüência e da linearidade (ou não) da instrumentação biomédica para a correta medição de parâmetros biológicos. Especificação apropriada de transdutores, quanto a sua resposta em freqüência, sensibilidade, impedância e especificidade, para diferentes aplicações biomédicas. Conceitos e projetos simples de amplificadores e filtros utilizados em medições fisiológicas e clínicas.

Disciplina: Processamento de Imagens Médicas
Ementa
Fundamentos de imagem digital, formação de imagem, determinação de características da imagem, representação de estruturas geométricas bidimensionais e tri-dimensionais, transformadas no domínio do tempo, transformadas no domínio da freqüência, filtros, realce, detecção, restauração, segmentação, reconhecimento de padrões.

Disciplina: Educação: Aspectos Pedagógicos-Didáticos
Ementa
Educação, escola; cultura e sociedade. A noção de tridimensionalidade. O sistema escolar brasileiro. Graduação e Pós-Graduação. Credo Pedagógico: necessidade e componentes. Diretrizes e formas de execução. As relações interpessoais. Um modelo organizatório de natureza técnico-pedagógica: importância e componentes. Objetivos e avaliação; currículo, programas e trabalho docente. O círculo pedagógico de ferro.

Disciplina: Computação Gráfica
Ementa
Introdução a computação gráfica e visualização computacional cientifica: implementação de algoritmos de transformações de coordenadas; recorte, geometria computacional, modelamento geométrico, (modelos de curvas, sólidos e superfícies); imagens sintéticas; modelos de cores em computação gráfica e técnicas de visualização.

Disciplina: Educação e Novas tecnologias
Ementa
Ensino a distância (Conceitos, Aprendizagem aberta e a Distância, abordagem Francesa e EAD no mundo); História e regulamentação da EAD no Brasil; professor no Ambiente Digital, meio de prática dessa modalidade (correios rádio, televisão, meio telemático); Avaliação no EAD; ambientes virtuais de Aprendizagem; Prog. Nacional de Informática na educação; EAD e portadores de necessidades especiais; custo entre o curso presencial e a Distância.

Disciplina: Transdução de Grandezas Biomédicas
Ementa
Definição de transdutores: exemplos. Medição de força, torque, pressão, fluxo, deslocamento, velocidade, aceleração, temperatura e intensidade luminosa. Medição de biopotenciais: corrente iônica, eletrodos, potencial de junção, amplificadores de biopotenciais.

Disciplina: Medições Biomédicas
Ementa
Objetivo: Construir com os alunos conceitos que os capacitem a identificar o transdutor e a instrumentação biomédica apropriadas para a medição e a detecção de parâmetros físicos em sistemas biológicos.
Conteúdo: Princípios básicos do projeto e da função da instrumentação biomédica: relevância e descrição do ganho, das impedâncias de entrada e de saída, da resposta em freqüência e da linearidade (ou não) da instrumentação biomédica para a correta medição de parâmetros biológicos. Especificação apropriada de transdutores, quanto a sua resposta em freqüência, sensibilidade, impedância e especificidade, para diferentes aplicações biomédicas. Conceitos e projetos simples de amplificadores e filtros utilizados em medições fisiológicas e clínicas.

Disciplina: Biomecânica
Ementa
Fundamentos do movimento humano: terminologia básica dos movimentos; Considerações esqueléticas e musculares sobre o movimento. Análise mecânica do desenvolvimento humano: cinemática linear e angular do movimento humano; Dinâmica linear e angular do movimento humano.

Metodologia de Pesquisa
Ementa:
Propiciar noções fundamentais sobre a história e a produção do conhecimento científico, ressaltando a importância da teoria da experimentação cientifica e o uso de técnicas de pesquisa. Estimular o processo de pesquisa na busca, produção e divulgação do conhecimento, despertando no estudante interesse e valorização deste em sua vida pessoal e profissional. Analisar questões fundamentais da metodologia científica na condução e elaboração de trabalhos científicos.

Bioestatística I
Ementa: Conceituar população e amostra. Definir amostra a partir de um conjunto de dados/informações. Construir tabelas e gráficos a partir de dados de amostras/populações. Classificar os dados segundo suas categorias. Calcular, identificar e interpretar as medidas de tendência central oriundas de dados de uma amostra e/ou populações. Aplicar medidas de tendência para diferenciar, comparar e analisar amostras e ou populações. Calcular, identificar e interpretar medidas de dispersão oriundas de dados de amostras e/ou populações. Utilizar softwares de estatística.

Bioestatística II
Ementa: Conceituar Inferência Estatística. Definir e calcular Intervalos de Confiança. Definir, calcular e interpretar a Distribuição Normal. Definir Testes de Hipótese. Definir e calcular utilizando Teste T de Student (dados paramétricos e não paramétricos). Definir e calcular utilizando análise de Variância. Definir e calcular utilizando Teste do Chi Quadrado. Cálculo do valor n para amostras representativas. Conceituar outros tipos de Testes não paramétricos. Utilizar softwares de estatística.

Modelagem Matemática e Simulação Computacional de Fenômenos Biológicos

Modelagem matemática como método científico. Técnicas de modelagem. Equações Diferenciais aplicadas em modelos matemáticos. Modelos de Markov. Modelos matemáticos e computacionais da eletrofisiologia cardíaca.

Estágio Didático (Mestrado e Doutorado)

Engenharia de Projeto (Mestrado e Doutorado)

DÚVIDAS FREQUENTES

Para o Mestrado o processo seletivo acontece sempre no início de cada semestre. Para o doutorado a
seleção acontece em fluxo contínuo, ou seja, o candidato pode enviar seus documentos em qualquer
período do ano.

O Mestrado tem duração de 24 meses e o doutorado de 48 meses.   

Os alunos são selecionados de acordo com as regras divulgadas nos editais de seleção, geralmente ocorre mediante análise do pré-projeto de pesquisa, currículo lattes, entrevista e disponibilidade do orientador.
O candidato pode entrar em contato com o possível orientador antes mesmo do processo seletivo. No site 
do programa estão listados os pesquisadores com o link do seu currículo lattes onde estão descritos seus 
projetos de pesquisa e respectivo endereço de e-mail. No entanto, caso não tenha feito contato prévio o 
candidato pode participar do processo seletivo e, caso seja aprovado, será destinado um docente do 
programa para orientação. 
Sim. A UMC disponibiliza exames de proficiência de língua inglesa com base na leitura e interpretação de textos. O aluno deve ser aprovado até 6 meses após sua matrícula no curso.
As disciplinas estão listadas em Matriz Curricular e a grade horária é publicada semestralmente.
Apenas para os cursos acadêmicos há possibilidade de concorrer a bolsas ou taxas. A UMC conta com cotas de Bolsas e Taxas de isenção concedidas pela CAPES e Bolsas concedidas pelo CNPq. A quantidade de bolsas e taxas de isenção é limitada e a maior parte das regras adotadas para usufruir desses benefícios é imposta pela CAPES. As normas internas estão publicadas no site do programa. Para concorrer a bolsas ou taxas o aluno deve estar matriculado no programa e aprovado no processo interno de seleção de bolsas e taxas, conforme regulamento estabelecido pelo programa.
Contatos: engbiomedica@umc.br / 11 47987080
Coordenador do PPGEB: Prof. Dr. Fabiano B. Menegidio. E-mail: fabianomenegidio@umc.br  
Horário de atendimento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.  Sábado das 8h às 12h. 
Localização: Av. Dr. Cândido Xavier de Almeida e Souza, 200, Mogi das Cruzes  SP (Prédio Administrativo   andar).