Destina-se a profissionais graduados nas áreas da saúde, exatas, humanas ou
tecnológicas.
Mestrado Profissional é uma modalidade de Pós-Graduação stricto sensu que visa a capacitação de profissionais em diferentes áreas de conhecimento conforme demanda do mercado de trabalho e assim contribuir para o setor produtivo agregando competitividade e produtividade a empresas e organizações públicas e privadas. O título de mestre profissional equivale ao obtido nos programas de mestrado acadêmico, habilitando também o titulado a prosseguir em busca do doutorado.
Os objetivos do curso são capacitar e aprimorar profissionais para atuarem na área de pesquisa básica e aplicada em saúde, desenvolvimento e inovação tecnológica, bem como empreendedorismo, administração e gestão de processos em estabelecimentos públicos e privados de diferentes setores ligados à ciência, tecnologia e/ou saúde.
REGIMENTO INTERNO
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DÚVIDAS FREQUENTES
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MESTRADO
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência e Tecnologia em Saúde realiza o processo seletivo para o curso de Mestrado no início de cada semestre letivo. As informações estão disponíveis no edital e estão em conformidade com as exigências do regulamento deste Programa.
Investimento Mestrado: R$1.595,00 mensais
Desconto: 15% de desconto para ex-alunos UMC e professores/funcionários OMEC.
Observação: Desconto válido para pagamento até o 5º. dia útil.
Consulte condições especiais se você é fisioterapeuta credenciado no CREFITO-3, colaborador do Hospital Alemão Oswaldo Cruz ou do Sancet Medicina Diagnóstica.
Período de inscrição: 09 de dezembro de 2024 a 10 de fevereiro de 2025.
Documentos para inscrição:
- Cédula de Identidade (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Currículo Lattes – CNPq (https://lattes.cnpq.br/);
- Diploma ou certificado de conclusão do curso de Graduação ou de Mestrado, se houver. Observação: Candidatos estrangeiros ou brasileiros com graduação no exterior deverão obrigatoriamente apresentar diploma revalidado no rasil;
- Pré-Projeto de Pesquisa.
Processo Seletivo
Período: 11/02/2025 a 13/02/2025.
O processo seletivo consistirá em:
- Entrevista;
- Análise de documentos;
- Caso necessário, a critério do colegiado do curso, poderá ser incluída uma forma adicional de avaliação classificatória.
Os candidatos inscritos serão contatados pela secretaria ou pela coordenação do curso, por e-mail ou telefone, para agendamento do processo seletivo.
Resultado do Processo Seletivo
A lista dos aprovados será divulgada na página do curso no dia 14/02/2025.
Início das aulas para os aprovados
Data: 24/02/2025.
Consulte a grade de disciplinas no item específico da página do curso.
Para mais informações, entre em contato com a Secretaria de Pós-Graduação pelo e-mail: posgraduacao@umc.br.
Período: de 17/06/2024 a 07/08/2024
Após a realização da inscrição pelo site, enviar os seguintes documentos exclusivamente para o
e-mail: posgraduacao@umc.br. Nenhuma outra forma de envio será aceita, incluindo o envio
para outros e-mails.
Documentos:
– Contato (telefone e/ou celular);
– Link para acesso do Curriculo Lattes;
– Cópia do último histórico escolar;
– Diploma do curso de graduação (se não houver, será recebido o certificado de conclusão. O
diploma deverá ser entregue no prazo de 06 meses a contar da matrícula).
Observações:
* Toda a documentação deve ser encaminhada em pdf.
* No campo assunto do e-mail deve ser descrito “Inscrição Stricto Sensu 2024 – 2, indicando o
programa de interesse”
Processo Seletivo: 08/08 à 12/08/2024 – consiste em entrevista, análise de documentos e, à
critério do colegiado do curso, pode ser acrescido alguma forma adicional de avaliação
classificatória.
O candidato inscrito será contatado pela secretaria ou pela coordenação do curso para
agendamento do processo seletivo, por e-mail ou telefone.
A lista dos aprovados será disponibilizada na página do curso em 13/08/2024.
Investimento Mestrado: R$1.595,00 mensais
Desconto: 15% de desconto para ex-alunos UMC e professores/funcionários OMEC.
Observação: Desconto válido para pagamento até o 5º. dia útil.
Consulte condições especiais se você é fisioterapeuta credenciado no CREFITO-3, colaborador do
Hospital Alemão Oswaldo Cruz ou do Sancet Medicina Diagnóstica.
CANDIDATOS ESTRANGEIROS OU BRASILEIROS COM GRADUAÇÃO NO EXTERIOR: deverão
obrigatoriamente entregar DIPLOMA REVALIDADO no Brasil.
Início das aulas para os aprovados: 19/08/2024 (consulte grade de disciplinas no item específico
da página do curso).
Para mais informações, contate a secretaria de Pós-graduação através do e-mail:
posgraduacao@umc.br.
ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA
Nos Núcleos de Pesquisa da UMC são realizados projetos de pesquisas dos docentes e discentes do Programa de Ciência e Tecnologia em Saúde, dentro das áreas de concentração e linhas de pesquisa descritas abaixo.
Área de concentração: GESTÃO EM SAÚDE
Linha de pesquisa: EMPREENDEDORISMO EM SAÚDE
A linha de pesquisa tem como objetivo congregar projetos que visam a estimular a ampliação, a diversificação e o desenvolvimento de novos negócios junto a empresas atuantes na área da saúde, sobretudo através da concepção de planos de negócios.
Área de concentração: GESTÃO EM SAÚDE
Linha de pesquisa: GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DA QUALIDADE EM SAÚDE
Os projetos ligados a esta linha de pesquisa concentram-se no aprimoramento de processos de relacionamento com pacientes e demais clientes (públicos ou privados) de estabelecimentos de atendimento à saúde e congrega projetos ligados ao desenvolvimento, análise e aplicação de ferramentas e processos de Tecnologia da Informação para auxílio no atendimento e administração de estabelecimentos de atendimento à saúde.
Área de concentração: PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO EM SAÚDE
Linha de pesquisa: PESQUISA E INOVAÇÃO EM SAÚDE
Esta linha de Pesquisa congrega projetos desenvolvidos em ambiente laboratorial, relacionados à identificação, patenteamento e licenciamento para uso comercial, de novos alvos para quimioterapia e desenvolvimento de novos fármacos, bem como abranger projetos que envolvam a pesquisa clínica direcionadas a problemas de saúde pública com resolução possível em médio e curto prazo, atendendo assim às propostas dos projetos do programa de mestrado profissional.
Área de concentração: PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO EM SAÚDE
Linha de pesquisa: TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA A SAÚDE
O ensino em saúde no Brasil não tem acompanhado na prática a inovação tecnológica vivida nos últimos anos. A maioria das instituições de formação técnica e universitária ainda utiliza instrumentos arcaicos de ensino, tornando o processo de ensino – aprendizagem cansativo e monótono para o aluno, árduo para o educador e, acima de tudo, pouco eficiente e responsivo às necessidades atuais do mercado. A linha de pesquisa em questão visa, a partir de projetos na área de educação, desenvolver instrumentos e processos que maximizem o processo de ensino-aprendizagem em cursos de saúde.
Docente | Categoria | LATTES |
ANDREA BOTTONI | PERMANENTE | |
CAIO JUNJI TANAKA | PERMANENTE | |
DENISE COSTA ARRUDA | PERMANENTE | |
GEOVANA MELLISA CASTREZANA ANACLETO | PERMANENTE | |
HELIO MARTUCCI NETO | PERMANENTE | |
MARCIA APARECIDA SILVA BISSACO | PERMANENTE | |
MARINA REIS DE MOURA CAMPOS | PERMANENTE | |
RAQUEL BARBOSA CINTRA | PERMANENTE | |
SILVIA CRISTINA MARTINI | PERMANENTE | |
SILVIA REGINA MATOS DA SILVA BOSCHI | PERMANENTE | |
TABAJARA DE OLIVEIRA GONZALEZ | PERMANENTE | |
WAGNER ALVES DE SOUZA JUDICE | PERMANENTE |
A UMC tem como uma de suas diretrizes a Internacionalização da pós-graduação. A internacionalização se efetua, especialmente, por meio de acordos bilaterais, em que se desenvolvem projetos conjuntos de pesquisa entre grupos brasileiros e estrangeiros e pela mobilidade de alunos e docentes.
Agências de fomento como FAPESP, CAPES e CNPq financiam programas dessa natureza, sendo a oficialização das parcerias na UMC efetuada por meio de convênios acadêmicos, nacionais e internacionais realizados pela Coordenação de Internacionalização e Global Experience
Matriz curricular
CRÉDITOS PARA INTEGRALIZAÇÃO
MESTRADO
O programa de Mestrado exige a integralização de 44 créditos, assim distribuídos:
- 14 créditos em disciplinas obrigatórias;
- 04 créditos em atividades complementares;
- 06 créditos em disciplinas optativas;
- 20 créditos na dissertação.
Matriz Curricular Mestrado
MATRIZ CURRICULAR – MESTRADO CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM SAÚDE |
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| Disciplina | CH | Créditos |
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OBRIGATÓRIOS | Empreendedorismo | 30 | 2 |
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Metodologia científica | 30 | 2 |
| |
Pesquisa, Inovação e Gestão para práticas em Saúde | 60 | 4 |
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Seminários | 60 | 4 |
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Tecnologias aplicadas em saúde | 30 | 2 |
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TOTAL DISCIPLINAS | 210 | 14 |
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Atividades complementares | 60 | 4 |
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| TOTAL CRÉDITOS OBRIGATÓRIOS MESTRADO | 270 | 18 |
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OPTATIVOS | Análise de dados em saúde | 30 | 2 |
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Bioética | 30 | 2 |
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Estatística e Bioestatística | 30 | 2 |
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Gestão de pessoas e processos em saúde | 30 | 2 |
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Gerenciamento de doenças | 30 | 2 |
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Gestão em Saúde | 30 | 2 |
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Gestão da Qualidade em Saúde | 30 | 2 |
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Propriedade intelectual e gestão patentária | 30 | 2 |
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Qualidade de vida | 30 | 2 | ||
Saúde Integrativa | 30 | 2 | ||
Recursos Tecnológicos em Educação | 30 | 2 | ||
Tópicos especiais em Pesquisa Clínica | 30 | 2 |
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Estágio docente * | 30 | 2 | ||
Estágio profissional * | 30 | 2 |
Ementas (clicar no nome da disciplina e aparecer a ementa)
EMENTAS
ANÁLISE DE DADOS EM SAÚDE
Créditos: 2
Optativa
Ementa: O objetivo da disciplina é fornecer ao aluno um panorama geral das principais técnicas de análise de dados focando a área da saúde, refletindo e considerando as particularidades desse setor. O curso mostrará como desenvolver modelos analíticos para a área médica, superando os desafios típicos do segmento, e tendo em mente a constante preocupação com os princípios norteadores da ética médica. São conteúdo da disciplina: Conceitos gerais (análise de dados, big data, ciclo de vida da atividade de análise de dados, aspectos éticos); Estruturas de Armazenamento (estrutura relacional, estrutura dimensional; armazenamento não estruturado (NoSQL)); Técnicas de Análise (análise exploratória, técnicas de associação, técnicas de classificação/regressão, técnicas de agrupamento, análise de séries temporais).
BIOÉTICA
Créditos: 2
Optativa
Ementa: Apresentação da legislação vigente no país que rege os principais preceitos de bioética envolvidos na Pesquisa Clínica e na Experimentação Animal, tais como a Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde, Lei 11.105/2005 de Biossegurança, Declaração Universal do Genoma Humano e dos Direitos Humanos e Lei nº 11.794/2008 sobre uso de animais em pesquisa. Constituição e papel do Comitê Internacional de Bioética, da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), dos Comitês de Ética em Pesquisa (CEP), da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), das Comissões Internas de Biossegurança (CIBios) e da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA). Análise e debate de temas polêmicos em bioética, como: genoma humano, clonagem, terapia reprodutiva e terapêutica, reprodução assistida, paciente terminal, efeito placebo na Pesquisa Clínica, uso de animais em pesquisa, exploração de animais na indústria cosmética e alimentícia.
ESTATÍSTICA E BIOESTATÍSTICA
Créditos: 2
Optativa
Ementa: Importância da Estatística no planejamento experimental e na análise dos dados. Estatística descritiva: Tabelas e Histogramas, Medidas de Tendência Central e Variabilidade. Correlação de Variáveis e Regressão Linear. Delineamento de Experimentos: Tipos de Amostra, Fatores e Níveis Experimentais. Apresentação de software de estatística.
EMPREENDEDORISMO
Créditos: 2
Obrigatória
Ementa: Elaborar um modelo de negócios para analisar a viabilidade de uma oportunidade. Estratégia; motivação e perfil do empreendedor; intra-empreendedorismo; tipos de empresas. Plano de Negócios: validação de uma idéia; diferenciação e as 5 forças de Porter; teoria do Oceano Azul (Kim e Mauborgne); missão; visão, valores; e políticas; ameaças e oportunidades; pontos fortes e fracos. Plano de implantação: marketing (produto, preço, promoção; praça; vendas para pessoas físicas, empresas privadas e licitações públicas); finanças (orçamento); operações (controle de estoques, processos); e recursos humanos.
ESTÁGIO DOCENTE
Créditos: 2
Optativa
Ementa: Universidade e docência. Participação em atividades de ensino e extensão na instituição. A disciplina tem caráter teórico prático visando o aperfeiçoamento pedagógico através de trabalho direto com os alunos de graduação em sala de aula e fora dela. Práticas Pedagógicas de Inclusão: pesquisa e comunicação do conhecimento; Tecnologias, Docência e Inovações em aprendizagem.
ESTÁGIO PROFISSIONAL
Créditos: 2
Optativa
Ementa: O estágio visa proporcionar a oportunidade de aplicar e aprimorar seus conhecimentos teóricos em um ambiente de trabalho real, sob a supervisão de profissionais experientes. O estágio permite aos alunos explorarem diferentes aspectos da prática profissional em sua área de atuação, desenvolvendo habilidades específicas relacionadas às demandas do mercado de trabalho.
GERENCIAMENTO DE DOENÇAS
Créditos: 2
Optativa
Ementa: Aplicar conceitos de gerenciamento para conhecer melhor os pacientes, especialmente os pacientes crônicos, identificar esses subgrupos para melhorar a assistência, reduzir o risco a que estão expostas, e diminuir o uso equivocado de serviços, reduzindo também o gasto em saúde. Padronização dos programas de gerenciamento de doenças. Fundamentos da teoria econômica e introdução à economia da saúde. A revisão continuada de saúde. Cuidados inovadores para condições crônicas. Gestão integral de saúde.
GESTÃO DA QUALIDADE EM SAÚDE
Créditos: 2
Optativa
Ementa: Apresentação dos sistemas de gestão e organização da qualidade; Planejamento e implementação de sistemas de gestão da qualidade; Gestão da qualidade por processos e reflexos nos custos do serviço; Metodologias, ferramentas e indicadores da qualidade em saúde; Processos para elaboração de manuais, protocolos e guidelines; Aplicação prática de conceitos de metrologia em processos de medida e calibração; Legislação e qualidade em saúde; Programas de acreditação de serviços da saúde; Responsabilidade social e ambiental; Auditoria em saúde; Segurança, higiene e saúde no trabalho.
GESTÃO DE PESSOAS E PROCESSOS EM SAÚDE
Créditos: 2
Optativa
Ementa: No mundo atual, em todos os aspectos, a qualidade passou a ter grande destaque nas empresas. A garantia de sobrevivência e o sucesso dependem da busca em superar as expectativas de seus clientes. Com a competitividade, a tecnologia cada vez mais avançada, as transformações de expressão no mercado, as empresas tiveram que buscar cada vez mais, ferramentas e programas de acreditação e certificação de qualidade para se manterem no mercado. São objetivos desta disciplina: demonstrar a importância da atuação de bons líderes no planejamento estratégico de empresas do setor de saúde. como a liderança influencia diretamente no atendimento ao cliente e no desenvolvimento do potencial das equipes; implantação de sistemas da qualidade em serviços de saúde; mostrar o quanto o empenho e a participação direta dos colaboradores aprimoraram e tornaram efetivos os Indicadores da Qualidade; mostrar o quanto o comprometimento do colaborador e sua satisfação dentro da empresa refletem no atendimento humanizado e na fidelização dos clientes; demonstrar a importância da Inteligência emocional, aplicando técnicas de respiração e meditação para aliviar o stress e diminuir a ansiedade, aumentando a capacidade em manter o foco e melhorando a qualidade de vida e o clima organizacional dentro de uma empresa.
GESTÃO EM SAÚDE
Créditos: 2
Optativa
Ementa: Avanços tecnológicos e metodológicos na área de Gestão em Saúde. Avanços científicos e descobertas recentes na área. Avanços tecnológicos na geração e análise de dados em saúde. Desenvolvimento de processos e produtos. Leitura e discussão de artigos científicos ou patentes publicadas.
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Créditos: 2
Obrigatória
Ementa: Conceitos básicos de pesquisa. Métodos e Técnicas de pesquisa. Desenvolvimento do Projeto de Pesquisa. Coleta de dados. Análise de Dados. Interpretação de resultados. Ética na Pesquisa.
PESQUISA, INOVAÇÃO E GESTÃO PARA PRÁTICAS EM SAÚDE
Créditos: 2
Obrigatória
Ementa: Ciência e Tecnologia em Saúde: estado da arte e abrangência da área. Conceitos de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica em saúde. Estudos e pesquisas em saúde no Brasil. Aspectos éticos e marcos institucionais da pesquisa em saúde no Brasil. Gestão de pesquisas e de novas tecnologias em saúde: ferramentas para avaliação tecnológica e financeira. Transferência de tecnologia X aquisição de tecnologia: problemas para países em desenvolvimento. A política Nacional de Gestão em tecnologias em saúde e a legislação pertinente. Protocolos e diretrizes clínicas: importância para a gestão de tecnologias em saúde. O complexo industrial da saúde: uma visão geral.
PROPRIEDADE INTELECTUAL E GESTÃO PATENTÁRIA
Créditos: 2
Optativa
Ementa: O objeto da Propriedade Intelectual. A relevância da Propriedade Intelectual sob o aspecto jurídico, científico e tecnológico. A proteção constitucional e a nova legislação vigente. Organismos internacionais na esfera da Propriedade Intelectual. A internacionalização da Propriedade Intelectual. A interação da Lei 9279/96 e da Lei Autoral com os atos internacionais. O fenômeno da pirataria no âmbito internacional. Conceitos preliminares de patentes. A patente como elemento de desenvolvimento científico e tecnológico. O fenômeno invenção e a distinção da mera descoberta. Os pressupostos e requisitos para a obtenção da patente. As modalidades de patentes. As proibições para a concessão de patentes. Titularidades. O processo administrativo para obtenção da patente. Extensão dos direitos de patente. As modalidades de transferência do direito de patente. A nova realidade dos desenhos industriais. A Biotecnologia e suas implicações jurídicas.
QUALIDADE DE VIDA
Créditos: 2
Optativa
Ementa: Objetiva oferecer subsídios para a compreensão, capacidade de análise e argumentação, desenvolvimento e articulação de conceitos e processos relativos à qualidade de vida do ser humano como cidadão, incluindo a questão dos processos de medição da qualidade de vida.
RECURSOS TECNOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO
Créditos: 2
Optativa
Ementa: Estudo dos recursos computacionais aplicadas na educação (aplicativos, internet, multimídia e outros). Computador como recurso tecnológico no processo de ensino-aprendizagem. Ferramenta para atividades educacionais. Internet e o ensino.
SAÚDE INTEGRATIVA
Créditos: 2
Optativa
Ementa: Nesta disciplina são discutidos temas específicos e relacionados com os avanços tecnológicos e metodológicos na área da Saúde Integrativa e das PICS. Estes tópicos podem variar de semestre a semestre e podem envolver os avanços científicos e descobertas recentes na área ou alternativamente avanços tecnológicos na geração e análise de dados ou ainda desenvolvimento de processos e produtos. A discussão dos temas será baseada em: (1) leitura e discussão de artigos científicos; (2) apresentação de seminários.
SEMINÁRIOS
Créditos: 2
Obrigatória
Ementa: O projeto de dissertação. Apresentação do Tema. Marco Teórico: a formulação do problema, objetivos, a construção das hipóteses (pressupostos) e a identificação das relações entre as variáveis. Justificativa e relevância. Base teórico-empírica. A elaboração da base teórico-empírica. Procedimento metodológico. O Planejamento da Pesquisa: o delineamento e estratégias. Os meios técnicos da investigação. O Plano de Análise.
TECNOLOGIAS APLICADAS EM SAÚDE
Créditos: 2
Obrigatória
Ementa: Essa disciplina aborda temas específicos e relacionados aos avanços científicos e tecnológicos na área de Tecnologias Aplicadas à Saúde humana. Esses tópicos podem variar a cada semestre, abrangendo desde os mais recentes avanços científicos e descobertas até inovações tecnológicas na geração e análise de dados, assim como no desenvolvimento de processos e produtos com foco em humanos. A abordagem dos temas envolve a leitura e discussão de artigos científicos ou patentes publicadas, além da apresentação de seminários.
TÓPICOS ESPECIAIS EM PESQUISA CLÍNICA
Créditos: 2
Optativa
Ementa:
Nesta disciplina são discutidos temas específicos e relacionados com os avanços científicos e tecnológicos na área de Pesquisa Clínica. Estes tópicos podem variar de semestre a semestre e podem envolver os avanços científicos e descobertas recentes na área ou alternativamente avanços tecnológicos na geração e análise de dados ou ainda desenvolvimento de processos e produtos. A discussão dos temas será baseada em: (1) leitura e discussão de artigos científicos ou patentes publicadas; (2) apresentação de seminários;
DÚVIDAS FREQUENTES
Para o Mestrado o processo seletivo acontece sempre no início de cada semestre. Para
o doutorado a seleção acontece em fluxo contínuo, ou seja, o candidato pode enviar
seus documentos em qualquer período do ano.
Contatos: ctsaude@umc.br / 11 47987288
Coordenadora do Programa: Profa. Dra. Silvia Regina Matos da Silva Boschi. e-mail: boschi@umc.br
Horário de atendimento: segunda a sexta: 08h às 17h sábado: 08h às 12h
Localização: Av. Dr. Cândido Xavier de Almeida e Souza, 200, Mogi das Cruzes – SP
(Prédio Administrativo – 1º andar)