Firmeza de movimentos, gestos elegantes e delicados. Esses são alguns dos ensinamentos do balé – modalidade contemplada pelo Projeto Social Inclusão Pelo Esporte e Cultura da Universidade de Mogi das Cruzes. No próximo dia 26 (sábado), as alunas do projeto aplicarão esses e outros princípios da dança clássica em uma apresentação na Mostra “Unidos Pela Dança”. O evento acontece no Teatro Municipal Dr. Armando de Ré, em Suzano, às 15 horas.
A mostra tem o objetivo de promover as iniciativas artísticas da região e arrecadar fundos para o grupo Unidos Pela Dança, que depende da contribuição para participar de um encontro nacional de dança, a ser realizado em Brasília, no final deste ano.
Para as alunas do projeto, essa é uma oportunidade de treinar a apresentação em público. Quem diz isso é Thaiane Soares, a professora de balé do Projeto Social. “Durante as aulas, elas aprendem tudo em etapas. Com a coreografia, juntam vários princípios em uma apresentação. É importante que elas possam mostrar essa evolução em cima de um palco, com muitos expectadores”, explicou.
A apresentação será realizada por alunas da primeira turma do Projeto, na faixa etária de 12 a 16 anos. “Além de uma oportunidade de expor o trabalho desenvolvido, essa é uma chance de conhecer outras pessoas e grupos de dança, profissionais da área, entre outros. É importante também observar o trabalho desses grupos, e incorporar dicas para nossos treinos”, comentou a professora.
“Para as crianças, é uma oportunidade. Para os pais, é emocionante ver os filhos se apresentarem. Para a instituição, é um prazer acompanhar os frutos dessa iniciativa, sabendo que fomos responsáveis pelo incentivo à arte, e que criamos os meios para o desenvolvimento dessas meninas”, finalizou a coordenadora do Projeto Social, Flávia Francini Costa.