O Projeto Social de Inclusão pelo Esporte e Cultura UMC/Faep reinicia suas atividades, com a população, no próximo dia 26/02, às 8 horas. No último sábado (19/02), foi realizada, no Ginásio 1 do Centro Esportivo da UMC, a primeira reunião entre a coordenação, os responsáveis pelas crianças participantes do projeto e a turma do Clube da Melhor Idade.
O objetivo do encontro foi garantir a vaga dos antigos participantes na iniciativa, que é desenvolvida pela Universidade de Mogi das Cruzes em parceria com a Fundação de Amparo ao Ensino e Pesquisa (FAEP). Durante a reunião os responsáveis definiram as atividades que seus filhos desejam praticar este ano, receberam o calendário de aulas e as carteirinhas, além de terem entregado a documentação necessária para participação: atestado médico e declaração de escolaridade.
Já os novos alunos deverão levar, neste sábado, dia 26, o comprovante de endereço, duas fotos 3×4, certidão de nascimento ou RG e assinar termo autorização para participar. E estes poderão, se toda documentação estiver correta, começar as atividades no próprio sábado, juntamente com os antigos alunos.
Entre as modalidades esportivas e culturais oferecidas pelo programa aos pequenos estão atletismo, ballet, capoeira, futebol, ginástica artística, judô, taekwondo e vôlei. Já os pais ou responsáveis, que fazem parte do Clube da Melhor Idade, poderão desfrutar de caminhadas, ginástica e hidroginástica.
Este ano, a prática de atletismo será um pré-requisito à participação em outras modalidades oferecidas pelo Projeto Social UMC/FAEP. “A razão disso é que o atletismo é uma atividade básica, que auxilia no desenvolvimento de qualidades e capacidades como andar, correr, saltar, coordenação, força e flexibilidade, fundamentais à prática de qualquer outra atividade física”, explica Luiz Peruchi, educador físico e coordenador pedagógico do Projeto.
Segundo a coordenadora do projeto, Flávia Francini Costa, o programa volta com tudo. “Este ano, estamos com novos professores/voluntários, o que é motivo de orgulho para toda a equipe da UMC, pois estamos cumprindo com uma de nossas principais missões, que é formar o aluno, também, como cidadão. E o trabalho voluntário é isso, tornar-se um cidadão mais completo.”
O Projeto de Inclusão pelo Esporte e Cultura é realizado todos os sábados no Ginásio 1 do Centro Esportivo da UMC, localizado na Rua Delphino Gregório, s/n – no Mogilar.
“No momento não temos vagas disponíveis, mas os interessados em participar do Projeto podem se inscrever na lista de espera. Quando tivermos novas vagas, ligaremos para os que estão aguardando”, explica Flávia.
Saiba mais sobre o projeto social acessando http://www.umc.br/esportesocial/ ou pelo telefone 4798-7239.