A Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) acaba de lançar a sua plataforma de Ensino a Distância (EaD) e oferece, já neste primeiro semestre, quatro cursos de graduação e dez de pós-graduação. Inicialmente, são 12 polos localizados no Estado de São Paulo que darão todo o suporte para os alunos. As inscrições para o vestibular estão abertas e podem ser feitas no site ead.umc.br, onde o interessado também encontrará todas as informações sobre os cursos. Os aprovados terão isenção na matrícula.
Os polos estão instalados nas cidades de Ferraz de Vasconcelos, Jacareí, Mococa, Mogi das Cruzes, Piracicaba, São Bernardo do Campo, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Vicente, Suzano, Osasco e São Paulo. Na graduação, são oferecidos os cursos de Administração, Logística, Recursos Humanos e Pedagogia. Já na pós-graduação, as opções são Gestão e Docência, Gestão Escolar, Gestão Pública, Psicopedagogia, Tecnologias para a Aprendizagem, MBA em Gestão Empresarial, MBA em Controladoria e Gestão Financeira, MBA em Gestão Estratégica, Marketing e Vendas, MBA em Liderança e Gestão de Pessoas e MBA em Logística e Supply Chain.
Trata-se de uma nova geração do Ensino a Distância, que une a tradição de 55 anos da UMC no ensino presencial, ao conteúdo diferenciado, produzido pelos professores da universidade – especialistas, mestres e doutores, que também são os tutores do EaD e darão todo suporte aos alunos. “O EaD é um projeto amplo, que tem a missão de levar a qualidade de ensino da UMC para todos os cantos do país e disseminar o acesso das pessoas ao ensino superior. O pontapé inicial foi dado com o lançamento dos primeiros cursos já neste primeiro semestre”, ressaltou Ariovaldo Folino Júnior, diretor de Educação a Distância da UMC.
O EaD UMC chega ao mercado bem posicionado e com um diferencial importante no que se refere ao tutor, que é um professor contratado da instituição, com experiência acadêmica, que vai atender os alunos de maneira prática e rápida em todos os canais de comunicação, como chat, e-mail e vídeo, preparar as provas, corrigir, elaborar os exercícios. E mais: o aluno vai encontrar na plataforma conteúdo produzido pelos professores da UMC, que permite exclusividade no material e, portanto, maior possibilidade de elementos que facilitam a aprendizagem e garantem maior interatividade por meio de textos, vídeos, imagens, fotos e animações, por exemplo. “Também nos possibilita atualizar de maneira muito mais rápida o conteúdo das aulas. Para o aluno, isto se reflete em melhorias contínuas no ensino”, destacou Folino Júnior.
Segundo ele, entre os benefícios oferecidos por essa modalidade estão as mensalidades mais acessíveis, os horários flexíveis e a possibilidade de estudar em qualquer lugar, pois as pessoas podem estudar em casa, no trabalho, onde quiserem, aprendem online como se estivesse, dentro da universidade, em contato direto com os professores.
A cada ano, a modalidade de ensino a distância vem crescendo no Brasil. No ano passado, chegou à marca de 2 milhões de estudantes que optaram pelo EaD.