O projeto Vida Literária e a Universidade Mogi das Cruzes (UMC) promovem de 23 a 28 de outubro, das 8h às 22 horas, o evento “Semana para Doar Livros”. O objetivo da ação é arrecadar obras literárias novas e usadas, que posteriormente serão distribuídas em escolas públicas e instituições que atendem crianças e jovens. Os livros poderão ser entregues no hall do prédio 3, Campus Sede – Mogi das Cruzes (Av. Dr. Cândido Xavier de Almeida e Souza, 200). Quem não for aluno, professor e funcionário da UMC precisará apresentar documento de identificação com foto na portaria.
O coordenador do Vida Literária, Anderson Fernandes, explicou que a equipe do projeto estará na UMC no dia 28 de outubro para receber as doações. No entanto quem não conseguir comparecer nesta data poderá levar as obras literárias até a universidade já a partir do dia 23 de outubro.
“Já atingimos com nossa mensagem sobre a importância da leitura aproximadamente 5.000 alunos e cerca de 5.500 livros foram distribuídos gratuitamente em escolas públicas. Passamos por 22 locais diferentes de Mogi das Cruzes, Suzano, Itaquaquecetuba, Poá, Ferraz de Vasconcelos e São Paulo. No entanto, para a mágica acontecer dependemos da doação de obras literárias usadas, em bom estado de uso. Convido as pessoas de Mogi das Cruzes e região a desapegar de alguns livros”, comentou Anderson Fernandes.
Ainda de acordo com Fernandes, o Vida Literária tem preferência por determinados livros. “Como são obras literárias para adolescentes dos Ensinos Fundamental e Médio e tem público do EJA (Educação de Jovens e Adultos) também, são indicadas obras de poesia, literatura brasileira, romances, ficção, autoajuda. Não podem ser livros didáticos e técnicos”.
A coordenadora dos cursos de Comunicação da UMC, Agnes Arruda, ressaltou que a parceria com Vida Literária para realização da “Semana para Doar Livros” é muito positiva. “A partir do momento que trabalhamos com produção de conteúdo e necessariamente este está relacionado ao ato de ler, não podemos fechar os olhos para um grave problema que é a queda no índice de pessoas que cada vez leem menos. Então contribuir e trabalhar na formação de novos leitores também é a garantia para um futuro melhor, principalmente para os comunicadores”.
Segundo o professor da UMC e voluntário do Vida Literária, Gustavo Pena, o projeto não realiza apenas a entrega dos livros para os estudantes, também leva palestras sobre a importância da leitura para este público. “Eles precisam entender, antes de receber as obras literárias, a importância de ter um livro em mãos. E estamos alcançando nosso objetivo, que é facilitar o acesso ao livro e à leitura”, disse.
Mais informações www.vidaliteraria.com.br e www.facebook.com.br/projetovidaliteraria.