Quais os sentidos da Comunicação? Essa é a pergunta que a edição 2019 da Semana da Comunicação da Universidade de Mogi das Cruzes buscará responder. Com o tema “Nos sentidos da Comunicação”, o evento, direcionado a alunos dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda, acontecerá entre os dias 8 e 10 de outubro e contará com a participação de convidados especiais, que abordarão a amplitude da palavra “sentido” no contexto de afetos e estímulos, sentidos humanos (audição, visão), objetivos (informação, persuasão) e direções no cenário contemporâneo.
Como forma de contemplar o aniversário de 45 anos dos cursos de Comunicação e objetivando apresentar as experiências vivenciadas por ex-alunos formados pela instituição, a Semana será aberta na manhã do dia 08/10, às 8h, com um bate-papo, no auditório do Centro Cultural, entre os convidados Severino Neto e Gustavo Rocha, da Agência Arcade, Felipe Cristan, do MKT Mahindra, Natan Lira, da TV Diário/G1, e Helayne Cortez, repórter da TV Record. O encontro, que será mediado pelo professor Fábio Castilho, acontecerá entre as 8h e 10h.
Em seguida, das 10h às 11h, será realizado, no hall do Centro Cultural, o “Café com as Pratas da Casa”, com convidados representando os veículos de comunicação da região.
Dando sequência ao assunto central do evento, a noite do dia 08/10 será marcada pela temática SOM, apresentando produções que colocam o som como protagonista no contexto da comunicação no passado e na atualidade (o rádio, podcast, jingles, marca sonora etc.), e o impacto das modificações nos formatos e aparatos, interferindo, de certo modo, no trabalho dos profissionais de Publicidade e Jornalismo. Entre os convidados estarão Haisen Abaki, da Rádio Eldorado/Jornal Estadão, e Rosa Fonseca, da Interbrand. A mediação da apresentação, que acontecerá entre as 19h e 22h, ficará por conta do professor Elizeu Nascimento e da professora Miriam Sugahara.
No dia 09/10 será a vez das abordagens práticas da Comunicação. Das 8h30 às 11h, no Centro Cultural, será promovido o Workshop “Técnicas de Fotografia Subaquática: Imagens que Informam e Promovem”, com o fotógrafo Ederson Fungaro.
A partir das 19h, a noite do evento será marcada pela temática IMAGEM, com foco no impacto da imagem no processo de divulgação da mensagem jornalística e publicitária e o uso estratégico deste recurso, considerando, inclusive, os aparatos tecnológicos da atualidade. O encontro terá como convidados Ellen Nogueira, da CNN Brasil, e Bruno Renzi, da Agência Grey Brasil, com mediação dos professores Gustavo Pena e Hércules Moreira.
O evento será encerrado na noite do dia 10/10 com os temas TEXTO/DISCURSO. A partir das 19h, os convidados Camila Moraes, roteirista do programa Conversa com Bial; Emílio Coutinho, autor de livros sobre Escola Base, Jornalismo investigativo e Fakenews; e Marcelo Toledo, superintendente de Negócios Digitais do Banco Itaú, discutirão o texto como base do processo de produção dos discursos de comunicação nas plataformas digitais e nos meios tradicionais, e o seu desdobramento em outras manifestações comunicacionais (música, literatura, filme, jogos etc.), com mediação do professor Romualdo Matos e da professora Simone Leone.
A edição 2019 da Semana de Comunicação UMC também contará com instalações artísticas no hall do Prédio III, entre elas a exposição fotográfica “Sentidos” (coordenação do professor Claudinei Nakasone), a Exposição de Cartões Postais 45 Anos (coordenação do professor Felipe Janzantti), a Exposição “Memórias da Comunicação” (coordenação do professor Hércules Moreira) e a intervenção Despertar dos Sentidos (coordenação da professora Thays Machado), além de uma apresentação musical, promovida pelo Diretório Acadêmico dos cursos de Comunicação, Chatô.
O evento conta com a parceria do D.A. Chatô, da Gráfica Murc, da Burger Shop e da Sancet Laboratório Médico.
Sobre a semana da Comunicação
Tema: “Nos Sentidos da Comunicação”
Data: 08 a 10 de outubro
Local: Teatro Manoel Bezerra de Melo – das 19h às 22h
Centro Cultural – das 8h às 11h / das 13h30 às 17h
Outras informações:
- Gracy Duarte
- Coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da UMC
- gracyduarte@www4.umc.br
- André Dal´Bello
- Coordenador do curso de Jornalismo da UMC
- andrebello@www4.umc.br