UMC Notícias

Semana da Comunicação abordou assuntos atuais e polêmicos

“Polêmicas na/da Comunicação” foi o tema discutido na Semana da Comunicação da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), que debateu assuntos como: a representatividade dos gêneros, a imagem e o significado que a mídia atribui à velhice; enfermidades pós-modernas: indiferença, depressão e suicídio; assédio, sucesso e outras rotinas do profissional de comunicação – quais seus desafios e dificuldades de inserção do mercado de trabalho; e a propaganda eleitoral e cobertura jornalística das eleições: um debate sobre o atual cenário da comunicação colaborativa.

Realizado pelos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, o evento (que foi gratuito e aberto ao público) aconteceu nos dias 02, 03 e 04 de outubro, no Anfiteatro do Centro Cultural e no Teatro Manoel Bezerra de Melo, ambos na UMC.

A programação contou com profissionais renomados das áreas, que palestraram em torno da temática, e foram mediados pelas professoras Lucimar Gonçalves e Ariana Nascimento . Entre eles: o jornalista Francisco Ornellas (integrante do Conselho Editorial do jornal O Diário de Mogi), Gisela Castro (doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro), Lysia Henriques (gerente comercial da TV Diário), Lenina Veloso (sócia-fundadora da Dialeto Comunicação Integrada e ex-repórter da TV Diário), Adilson Zambaldi (redator criativo com mais de 18 anos de experiência no mercado publicitário), Fernando Martins (sócio-fundador da F. Martins Prosperidade, publicitário com centenas de campanhas lançadas no Brasil e no exterior e especialista em Comunicação mercadológica, Construção de marcas e Ferramentas de autoconhecimento), a profa. Priscila Yamagami Kähler (mestra em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo e coordenadora do curso de Recursos Humanos da Fatec); o prof. e jornalista Mário Sérgio de Moraes (doutor em História Social pela Universidade de São Paulo, pesquisador do Instituto Deveritas da USP, autor de diversos livros, e conselheiro do Instituto Vladimir Herzog), o prof. Felipe Vidal Lourenço (mestrando em Comunicação e Cultura Midiática pelo PPGCOM da Universidade Paulista, graduado em Futebol pela Faculdade Drummond e graduado em Produção Audiovisual pela Universidade Anhanguera de São Paulo), a prof.ª Marcia Lopes (consultora de imagem) e o Prof. Me. Hadriel Teodoro, e a professora doutoranda Regina Nicolósi.

De acordo com a profa. Gracy Astolpho Duarte, coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, a escolha dos temas foi feita de forma muito criteriosa, porque havia um objetivo claro. “Vivemos tempos singulares e, em tempos assim, provocar reflexões importantes é fundamental para o processo de construção do conhecimento” – destacou.

O objetivo inicial da Semana de Comunicação, que era fomentar uma discussão saudável, informativa e reflexiva sobre temas polêmicos e tão latentes em nosso dia a dia, foi alcançado. Para o prof. André Dal Bello, coordenador do curso de Jornalismo, “A participação efetiva de alunos refletiu não só o interesse pelos debates, mas o acesso à informação de qualidade, tão necessária em nossos dias” – finalizou.

Compartilhe: