Entre os dias 2 e 8 de setembro aconteceu a 41ª edição do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, o Intercom, na Universidade da Região de Joinville, a Univille, em Santa Catarina. Com o tema “Desigualdades, gêneros e comunicação” o congresso reuniu diversos profissionais da área, pesquisadores, professores e alunos para debates, paineis e apresentações. A programação contou ainda com uma homenagem especial ao professor José Marques de Melo, uma das grandes referências brasileiras na área, que faleceu em junho desse ano.
Dois professores dos cursos de comunicação social de nossa universidade participaram do evento. A prof. dra. Cristina Schmidt participou de uma mesa sobre o Centenário de Luiz Beltrão e falou sobre “A comunicação dos marginalizados e o papel da Rede Folkcom”, além de participar do Grupo de Pesquisa (GP) “Folkcomunicação, mídia e interculturalidades”. A professora, que também é coordenadora do curso de mestrado em Políticas Públicas da UMC, apresentou também o trabalho de seu orientando, Cristian Rogério Moroni e acompanhou a apresentação do trabalho de Gustavo Souza da Silva, outro orientando do mestrado, no GP “Política e estratégias de Comunicação”. Já o prof. me. Hércules Moreira apresentou o artigo “O Jornalismo na TV como prestador de serviços ao telespectador brasileiro” no GP “Comunicação e Desenvolvimento Regional e Local”. O professor debateu ainda trabalhos apresentados no GP “Telejornalismo”. Além disso, acompanhou também seus orientandos que venceram a etapa regional da Expocom, em junho desse ano, e foram disputar a etapa nacional (o documentário “Tão natural quanto a vida” de Henrique Moreira, Nicholas Modesto, Niedja Araújo e Victória Feijó e a reportagem de TV “Desaparecidos: histórias sem fim” de Magda Nathia). Vale ressaltar que a reportagem “Desaparecidos: histórias sem fim” da aluna Magda Nathia também conquistou o primeiro lugar no Expocom nacional e foi eleita a melhor reportagem em telejornalismo do Brasil.
“Participar desse tipo de evento é enriquecedor, afinal estamos refletindo sobre a nossa área de atuação, além de levar/apresentar nossas pesquisas e colocar o nome de nossa universidade entre as principais do país, já que esse é o maior congresso de comunicação do Brasil. Mas, não posso deixar de ressaltar a alegria em ver os trabalhos de nossos alunos sendo premiados, já que eles haviam vencido a etapa regional e agora a Magda que conquistou o primeiro lugar nacional, batendo grandes e conceituadas universidades federais e particulares. Isso mostra que o curso de comunicação social de nossa universidade está no caminho certo”, conclui o professor.