UMC Notícias

Outubro: um mês voltado à saúde da mulher

Outubro é mundialmente conhecido como o mês dedicado ao cuidado, prevenção e conscientização sobre a saúde da mulher, além de reforçar o compartilhamento de informações sobre as doenças que acometem regularmente as mulheres, proporcionando assim, maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento.

Apoiando as causas deste evento, a Universidade de Mogi das Cruzes, por meio do curso de Estética e Cosmética promoverá no dia 21 de outubro, das 16h30 às 21h30, uma série de palestras totalmente voltado ao empoderamento feminino, saúde e beleza. A palestra “Matricaria: empoderando mulheres pelo conhecimento” será realizada no auditório do Centro Cultural e é aberto à comunidade.

Na ocasião, a Naturóloga e especialista em Ginecologia Natural, Ana Carolina Arruda abordará a medicina complementar no tratamento de disfunções femininas; também teremos o prazer de acompanhar a palestra da Janaina Ribeiro, que é Doula e educadora perinatal e irá desromantizar a maternidade, abordando a realidade sobre a gestação e puerpério.

A médica Ginecologista, Herica Monta subirá ao palco às 19h para abordar os cuidados preventivos, doenças sexualmente transmissíveis e os cuidados com a vulva. Ela ainda dará dicas sobre quando e em que situações devemos procurar um ginecologista. Já a Psicóloga e Sexóloga, Tatiane Bovoline tratará sobre a educação sexual como empoderamento feminino.

De acordo com a organizadora do evento, a professora Michelly Eggert Paschuino, a ação busca incentivar o autoconhecimento: “visamos prevenir e promover a saúde da mulher em diversos setores da vida: saúde geral, sexual, maternidade, puerpério e autocuidado diário e menos invasivo, por meio da medicina complementar, como a fitoterapia”, informa.

Doações:

Durante o mês de outubro, a equipe do Centro de Estética e Cosmética estará recebendo doações de lenços, chapéus e cabelo. Os mesmos poderão ser deixados no Laboratório I de Estética, localizado no prédio xxxxx – sala xx.

Outubro Rosa:

Já conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, o movimento conhecido como “outubro rosa” é celebrado anualmente desde os anos 90. O objetivo maior da campanha é partilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças contribuindo para a redução da mortalidade.

O diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer de mama. Quando identificado cedo pode ser tratado, impedindo que o tumor alcance outros órgãos. O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura.

Cronograma:

16h30 – Recepção e abertura do Evento – Profª. Michelly Eggert Paschuino

17h00 – Ana Carolina Arruda – Naturóloga e especialista em Ginecologia Natural
Abordará a medicina complementar no tratamento de disfunções femininas;

18h00 – Janaina Ribeiro – Doula e Educadora Perinatal
Desromantização da maternidade: realidade sobre gestação e puerpério;

19h00 – Herica Monta – Medica Ginecologista
Cuidados preventivos, quando procurar o ginecologista, doenças sexualmente transmissíveis, cuidados com a vulva.

Compartilhe: