O Teatro da UMC do Campus Villa-Lobos/Lapa ficou lotado na noite da última segunda-feira para a abertura da VII Jornada de Fisioterapia que durante três dias recebeu especialistas em diversos assuntos da área. A programação contou com workshops e palestras nos períodos da manhã, tarde e noite. Alunos do Campus Mogi das Cruzes também participaram.
O professor doutor Ariovaldo Folino Júnior, pró-reitor do Campus Villa-Lobos/Lapa, em São Paulo e diretor do Ensino a Distância da UMC, fez a abertura do evento. Em seu discurso, destacou que o papel do aluno é fundamental no processo de aprendizagem. “É desta forma, com a participação ativa dos nossos estudantes que conseguimos bons resultados e os indicadores positivos que nos últimos anos têm acompanhado o curso de Fisioterapia”, ressaltou Folino Júnior. Ele também salientou a importância do profissional de fisioterapia na prevenção e recuperação da saúde.
O coordenador do curso do Campus Villa-Lobos/Lapa, Eduardo Filoni, saudou o público e falou um pouco sobre a atuação multidisciplinar do profissional desta área e lembrou os 9 anos do curso. “A fisioterapia cada vez mais atua de maneira multidisciplinar, ou seja, em parceria com outras áreas da saúde para que o paciente obtenha melhores resultados em seu tratamento. E o nosso curso tem acompanhado todas as tendências”, contou.
Em seguida, a Equipe Multiprofissional do Esporte de Alto Rendimento do Sesi-SP – Vila Leopoldina, composta por oito profissionais (fisioterapeuta, médico do esporte, terapeuta ocupacional, nutricionista, psicóloga esportiva, dois preparadores físicos e um biomecânico) fez a primeira palestra da noite.
O evento ainda contou com palestras e workshops de temas como Equoterapia, Eletrofitness, Osteopatia, Mobilização e Transferência de Pacientes Neurológicos, Obesidade e Tratamento Cirúrgico – Uma Visão Multiprofissional, Reabilitação Funcional, Pilates, Fisioterapia Aquática, Drenagem Linfática, Fisioterapia Dermato-Funcional, Body Paint, Anatomia Palpatória, entre outros.