O coordenador do Laboratório de Genética de Organismos Aquáticos e Aquicultura (Lagoaa) da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), pesquisador Alexandre Hilsdorf, acaba de lançar o livro “Genetic Resources of Neotropical Fishes” (Recursos Genéticos de Peixes Neotropicais), pela editora Springer – 258 páginas – em parceria com o pesquisador americano Eric Hallerman, professor titular do Departamento de Vida Selvagem do Virginia Polytechnic Institute and State University.
A obra, escrita em inglês, traz informações sobre recursos genéticos de peixes neotropicais disponíveis, além de analisar a importância econômica das espécies. Trata-se de um material rico para estudantes e cientistas conhecerem mais sobre o valor genético da maior diversidade de peixes do mundo. É resultado de anos de pesquisa científica.
“O objetivo deste livro é sistematizar e discutir estudos genéticos populacionais de peixes de água doce em uma região que abriga a maior diversidade de espécies entre todos os ecossistemas de águas interiores, do México à Argentina” explicou o professor doutor Alexandre Hilsdorf.
“Este volume explora a avaliação genética e fornece uma visão geral das espécies, recursos e diversidade e suas relações com domesticação, criação e alimentação de peixes”, ressaltou o americano Eric Hallerman.
Anteriormente, os autores escreveram três artigos científicos em parceria. A convite de Hilsdorf, Hallerman esteve na UMC em maio passado onde participou do seminário “Genetically Engineered Animal: Opportunity or Invitation to Disaster?” (Animais Geneticamente Modificados: Oportunidade ou Convite para um Desastre?”.
O livro pode ser adquirido no site www.springer.com.