O programa do governo federal visa contribuir com a equidade de gênero no mercado profissional nas áreas de Ciência e Tecnologia
Cinco professoras pesquisadoras da UMC tiveram seu projeto de pesquisa selecionado para participar do Programa Futura Cientistas. As pesquisadoras receberão alunas aprovadas no programa Futura Cientistas para participarem desse projeto que será desenvolvido nos laboratórios da Universidade, com início em janeiro de 2025. Podem participar alunas do 2o ano do ensino médio e professoras da Rede Pública Estadual de Ensino.
O programa é uma iniciativa do governo federal, que busca promover a equidade de gênero nas áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, elevando a participação feminina. Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o percentual de ocupação feminina nestas áreas no país é de apenas 31%.
O Futuras Cientistas é um programa vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) que estimula o contato de alunas e professoras da rede pública de ensino nas áreas de Ciência e Tecnologia, por meio de sua aproximação a centros tecnológicos e instituições de ensino e pesquisa, a fim de contribuir com a equidade de gênero no mercado profissional. Em 10 anos, o Futuras Cientistas já transformou vidas, 70% das participantes do programa foram aprovadas no vestibular. Destas, 80% escolheram cursos nas áreas de Ciência e Tecnologia.
As professoras pesquisadoras da UMC selecionadas pelo programa, irão desenvolver um projeto com as alunas no Laboratório de Genômica do núcleo integrado de Biotecnologia da UMC. A programação de imersão científica incluirá atividades em laboratórios dentro da Universidade de 06 de janeiro a 28 de fevereiro de 2025, oferecendo uma experiência única e enriquecedora em Ciência e Tecnologia. Ao todo, o Futuras Cientistas é dividido em quatro etapas: imersão científica, mentoria, banca de estudos para o ENEM e estágio supervisionado. A etapa de imersão científica é realizada nos laboratórios de pesquisa selecionados e as outras etapas são realizadas pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação de forma remota.
“A parceria entre a pós-graduação da UMC e o programa Futuras Cientistas é um marco na região do Alto Tietê, já que é a primeira vez que um projeto desse porte acontece na nossa cidade. As meninas e professoras selecionadas desenvolverão atividades práticas no Laboratório de Genômica e viverão uma verdadeira imersão no mundo da ciência do DNA e das técnicas que envolvem sua manipulação, com ênfase na preservação da biodiversidade”, disse a professora pesquisadora Daniela Leite Jabes, coordenadora do projeto Futuras Cientistas na UMC.
Nesta edição, o programa irá oferecer 470 vagas para alunas e professoras de redes públicas de todo o Brasil. Serão 90 projetos desenvolvidos em centros de pesquisa e instituições científicas parceiras espalhadas em todo o território nacional. Em São Paulo, serão 45 vagas distribuídas nas cidades de Campinas, Guarujá, Mogi das Cruzes, São Carlos, São José dos Campos, Sorocaba e São Paulo. Na UMC serão oferecidas 5 vagas.
As inscrições vão até o dia 30 de agosto e podem ser feitas direto no site do Cetene.