No próximo domingo, dia 22 de setembro, das 9h às 15h, a Universidade de Mogi das Cruzes, em parceria com a Prefeitura realizará no Parque Centenário um encontro diferenciado. Será um dia voltado às abelhas, que visa reunir produtores, interessados e a comunidade em geral, afim de proporcionar um maior entendimento sobre a importância delas para o Meio Ambiente.
O evento contará com 5 estações com a temática sobre o mel e as abelhas. O visitante receberá um livreto, no qual receberá carimbos por cada estação que ele passar. Ao final, ele degustará diferentes tipos de mel e participará também da confecção de pinturas e desenhos.
De acordo com a coordenadora do curso de Biologia da UMC, Vivian Schmidt da Silva a atividade visa conscientizar a população dos serviços prestados pelas abelhas como um importante agente polinizador, sempre lembrando da importância da conservação do meio ambiente para a proteção das abelhas.
“Nosso maior objetivo é despertar nas crianças, e também nos adultos, o interesse pelo universo dos polinizadores e o meio ambiente, destacando seu principal agente que são as abelhas”, informa. Vivian ainda reforça que o evento faz parte das comemorações do dia das abelhas.
Cronograma:
Estação 1: Você sabe como é uma abelha?
Neste espaço os visitantes poderão conhecer a morfologia e a diversidade das abelhas nativas sem ferrão. A estação contará com um banner e lupas para visualização da morfologia e diversidade da abelha.
Estação 2: Você sabe a importância das abelhas?
Aqui o objetivo é conscientizar sobre a importância da polinização e das abelhas como principal agente polinizador. A estação contará com uma maquete de uma flor de grandes dimensões ilustrando a polinização e fecundação, além de frutos para demonstração.
Estação 3: Você sabe como é a vida na colmeia?
Mostraremos os tipos de colmeia e as diferentes castas e suas funções. A estação contará com um banner com informações e ilustrações sobre o tema, lupas para observação das diferentes castas e colmeia.
Estação 4: Você sabe como proteger as abelhas?
O objetivo dessa estação é que o visitante se conscientize das ações necessárias para a manutenção das abelhas. A estação será interativa e contará com placas que remetem às ações positivas e negativas para a conservação das abelhas e do seu ambiente, além de simular uma mesa de café da manhã com e sem abelhas.
Estação 5: Será que todo mel é igual?
Aqui o espaço será destinado para que os visitantes degustem o mel de diferentes abelhas. O espaço também contará com um extra: Espaço kids: destinado para pintura e confecção de desenhos.