Os estagiários do curso de Biologia da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) participaram nesta semana do programa da capacitação da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente. A partir desta conclusão eles irão trabalhar ao lado dos técnicos da Pasta como guias nas trilhas do Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello “Chiquinho Veríssimo” e atuar na educação ambiental com o foco voltado para a preservação das nascentes.
O secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima, reforçou a importância da parceria com a UMC, que segundo ele tem proporcionado o aprendizado prático da profissão aos estudantes e, ao mesmo tempo, garante um grupo de estagiários com ótima formação: “É uma rica experiência, pois nós passamos a contar com jovens entusiasmados e com vontade de aprender. Eles acumulam experiência rapidamente, pois lidam com situações que viverão em suas carreiras profissionais”.
A coordenadora de Biologia da UMC, Prof. Tatiane Faustino enfatiza que a parceria entre UMC e Secretaria do Verde e Meio Ambiente proporciona aos estudantes uma graduação diferenciada, prática e interativa. Segundo ela, a intenção é reforçar essa sociedade: “pretendemos aumentar ainda mais estes projetos de parceria, enfatizá-los e abrir caminhos para novas implementações que já estão em andamento, porque tudo isso é um grande diferencial no currículo dos nossos alunos”, completou.
A Nascente Modelo tem sido um dos pontos mais visitados e que despertam grande curiosidade dos frequentadores – muitos nunca viram uma nascente. A visita à nascente é simbólica e mostra a relevância desses cursos d’água para a sobrevivência de mananciais, entre eles o do rio Tietê, e é um dos pontos altos da visitação ao Parque Municipal. As visitas agendadas ao parque incluem a visitação à nascente e, nela, as pessoas podem também experimentar a água limpa.
Vale lembrar que atualmente tanto o parque como o Núcleo de Educação Ambiental da Ilha Marabá estão funcionando mediante agendamento de visitas – o que pode ser feito pelo telefone 4798-5959.
Crédito da imagem: Divulgação / PMMC