Professores e alunos do curso de Enfermagem do Campus Villa-Lobos/Lapa, em São Paulo, realizaram uma ação especial no último dia 20, no período da tarde, em alusão ao Outubro Rosa. Ao todo, foram feitos 160 atendimentos individuais que beneficiaram a comunidade acadêmica.
Orientações sobre o autoexame das mamas, a importância do empoderamento feminino e coleta do Papanicolau foram os serviços oferecidos gratuitamente aos participantes. Além disso, foram realizadas aferição de pressão arterial, de peso e altura, IMC e vacinação da contra a gripe.
Durante o evento, foram agendados 28 exames de Papanicolau que serão feitos nas próximas semanas no Laboratório de Enfermagem do Campus, em parceria com o curso de Biomedicina, responsável por realizar os exames. Com o resultado em mãos, a paciente será encaminhada ao seu médico ou à Unidade Básica de Atendimento da Lapa .
“Nossa preocupação não é apenas orientar sobre a importância do autoexame, mas falar sobre o surgimento de nódulos, sua consistência, mobilidade, limites, localização, tamanho e a dor, que deve ser considerada, embora não seja frequente em casos de câncer de mama”, explicou a professora mestre Nadir Barbosa Silva, coordenadora de Enfermagem do Campus Villa-Lobos/Lapa.
Ela ressalta que nódulos que surgem antes da menstruação e desaparecem após a mesma geralmente não têm valor clínico importante e o uso de anticoncepcionais, terapia de reposição hormonal, período pré-menstrual, amamentação, gestação e aborto recente podem influenciar e dificultar a identificação de nódulos.
“O evento foi importante, pois sensibilizou a comunidade acadêmica, além de proporcionar aos alunos do curso de Enfermagem, atividades práticas relacionadas à disciplina e à Liga da Saúde da Mulher”, contou a coordenadora.