A Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) teve dois estudantes do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica (PPGEB) selecionados na chamada nacional do Programa Institucional de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PSDE), divulgado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Edital n.º 44/2022.
Ao todo, 695 estudantes de todo o País foram contemplados com bolsas de estudos no exterior, após análise da equipe técnica da Capes. Na UMC, a seleção dos candidatos foi realizada conforme os critérios estabelecidos pelos programas de Pós-Graduação (PPGs) e homologada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
Intercâmbio Científico
O PDSE tem por finalidade promover o intercâmbio científico e a formação acadêmica de alunos brasileiros por meio da concessão de bolsas para a realização de parte do doutorado em instituições de renome no exterior.
A UMC destaca que a seleção para participação nesse programa reflete não só a excelência acadêmica e a dedicação dos candidatos da UMC, como também a qualidade das propostas de pesquisa e a relevância acadêmica dos cursos de doutorado que eles representam.
O Coordenador do PPG em Engenharia Biomédica, Prof. Dr. Fabiano B. Menegidio, ressalta que “a experiência técnica-científica e cultural que os doutorandos da UMC experimentam por meio do PSDE, materializa o fortalecimento da ciência globalizada, bem como trocas de experiências internacionais, o pleno domínio em uma segunda língua e ainda abertura de novas possibilidades de parcerias institucionais, somado a um rico aprendizado voltado à formação pessoal”.