O curso de Comunicação Social da UMC comemora, neste ano, 45 anos de existência. Durante a Semana de Comunicação, que ocorrerá em outubro, serão apresentadas as novas identidades dos laboratórios de comunicação, Labcom, que abrangem os estúdios e ilhas de edição, do Núcleo de Notícias e da Aecom, a Agência Experimental de Comunicação e Design Gráfico da instituição. Haverá também a divulgação do selo dos 45 anos do curso, assim como o lançamento da revista digital Transcendi, idealizada pelo professor Rodrigo Giraldi, que contará com artigos acadêmicos desenvolvidos pelos alunos.
A Comunicação Social surgiu na UMC em 1974 e logo se tornou referência em todo o Brasil. Segundo o professor Mário Sérgio Moraes, mestre na casa há 38 anos, a grande evolução dos cursos está relacionada com as mudanças no ensino ao longo dos anos. “Comunicação não é apenas composta por técnicas de transmissão de mensagens. Existe um corpo de humanidades que mostra que tipo de conteúdo você vai passar e para quem”.
O professor e coordenador dos cursos de Jornalismo e Design Gráfico, André Luiz Dal´Bello, diz que a relação com os alunos do curso faz parte dessa história e é uma grande construção. “Buscamos sempre estreitar relações”, destaca. Já para a coordenadora de Publicidade e Propaganda, Gracy Astolpho Duarte, fazer parte dos 45 anos dos Cursos de Comunicação Social é muito importante. “Eu fiz parte dessa história, me formei em Publicidade e Propaganda aqui na UMC e voltar como gestora de um curso tão tradicional é fantástico”, comemora.