UMC Notícias

Cineclube da UMC exibe documentário “Minha Escola, Minhas Regras”

O Cineclube Mimese dos cursos de Comunicação Social da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) volta das férias de julho com sessão especial do documentário “Minha Escola, Minhas Regras”, com presença do diretor Kevin D’arc. A sessão gratuita e aberta ao público será na próxima terça-feira (4), às 19 horas, no Auditório do Centro Cultural, com entrada pela Portaria 1.
Em meados de 2016, o governo do Estado de São Paulo anunciou uma medida de austeridade apelidada de “reorganização escolar” na intenção de cortar gastos, superlotar salas de aula e fechar escolas. Após alguns meses de manifestações, os estudantes resolvem radicalizar e ocupar suas escolas, movimento que veio a se tornar um dos maiores levantes estudantis do Brasil atual, com mais 500 colégios ocupados em diversos Estados.
Registro visceral da mobilização estudantil do segundo semestre de 2016, com “Minha escola, Minha Regras”, Kevin D’arc (ou Nivek, como assina o filme) se aventurou pelas ocupações vivendo com os estudantes e fazendo parte de seu cotidiano, se alimentando, trabalhando com eles e capturando seu cotidiano em filme. Para realizar o documentário na efervescência da “Primavera Secundarista”, o diretor contou com a ajuda de apoiadores, professores e dos próprios estudantes para mostrar as reivindicações estudantis em mais de vinte escolas em São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
A sessão na UMC será uma das últimas oportunidades para professores, estudantes e o público em geral debaterem o assunto com o diretor antes de ele ir estudar cinema no Instituto Estatal de Arte e Cultura de Kazan (KazGik), na Rússia, graças a uma bolsa de estudos de cinco anos para aprimorar sua técnica em uma instituição que é uma das maiores referências na sétima arte. Uma campanha online para cobrir vários dos gastos na Rússia está no ar e buscando apoiadores, já que a rotina de estudos no primeiro ano em Kazan é bastante rigorosa.
Kevin D’arc nasceu em Santo André, no ABC paulista e se mudou aos 12 anos de idade para Cidade Tiradentes, distrito periférico do extremo leste de São Paulo. Estudante da rede pública estadual, engajado nos movimentos sociais desde os 14 anos, foi militante ativo nas jornadas de junho de 2013, entre outros movimentos sociais, além de ter realizado trabalhos como produtor audiovisual em mídias livres, sempre com a temática social e sociedade civil. Em 2014, a convite da diretora Érica Pascoal, trabalhou como operador de áudio e assistente de câmera, e então realizou vários trabalhos em audiovisual até se empenhar na realização de seu próprio documentário, “Minha Escola Minhas Regras”.
Fez participações em “Secundas” de Cacá Nazário, vencedor de melhor curta-metragem no festival de Gramado e também no documentário “Lute como uma Menina”, de Flávio Colombini e Beatriz Alonso. Mais recentemente, o documentarista foi agraciado com uma bolsa da SPcine e foi diretor de fotografia do curta “O 12”, exibido no Festival Cine Latino de Toulose, na França, além ser operador de áudio em “O Caminho de Sempre”, exibido no KinoForum.

Serviço
Mimese, Cineclube da UMC
Sessão Especial: Minha Escola, Minhas Regras (dir. Kevin D’arc, 2017, 70 min.)
Dia 4 de setembro (terça-feira)
Às 19 horas – Em seguida, bate-papo com Kevin D’arc, cineasta
Local: Auditório do Centro Cultural da UMC
Entrada gratuita

Compartilhe: