Em janeiro, a UMC recebeu a visita do Dr. Fabio Soller, ex-aluno do curso de Ciências Biológicas e do mestrado em Biotecnologia da turma de 2005. Após o mestrado, Dr. Fábio trabalhou na Amazônia com criação de pirarucu e no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia para então cursar o doutorado na Universidade de Auburn nos EUA na área de nutrição de camarões. Após seu doutorado, Fábio trabalhou em várias empresas na área de nutrição de organismos aquáticos como Oceanic Institute no Havaí e na empresa Cargill, nos Estados Unidos. Atualmente, atua como Cientista de Inovação de Processos da empresa BioMar na Dinamarca.
Durante sua visita aos laboratórios de pesquisas na UMC, Fábio destacou que sua formação na UMC foi essencial para conseguir oportunidades no exterior. Fábio já desenvolveu projetos importantes me sua formação na graduação e no mestrado como a pesquisa sobre ictiofauna dos rios da bacia do Alto Tietê e cabeceiras e sobre a manipulação biotecnológica de peixes de importância para aquicultura. “Na UMC, obtive total apoio para seguir com meu mestrado e na carreira de pesquisa internacional, ressalto ainda que sem o suporte do Professor Alexandre Hilsdorf, eu não estaria no local (Dinamarca) e posição que ocupo hoje”.
Fábio explica que para ter uma carreira de sucesso como pesquisador é preciso sair da zona de conforto e arriscar: “Os alunos precisam gostar de conhecer pessoas, sair do laboratório, participar de congressos, ler publicações e entrar em contato com outros pesquisadores, é dessas interações que surgem as oportunidades”, finaliza.
Da esquerda para a direita: (Prof. Alexandre Hilsdorf – Coordenador do Laboratório de Genética de Organismos Aquáticos e Aquicultura da UMC, Dr. Fabio Soller – Pesquisador e ex-aluno UMC, Bruno Araújo – Coordenador do Laboratório de Fisiologia e Nutrição de Organismos Aquáticos