Os alunos do quinto período do curso de Jornalismo da UMC produziram seus próprios programas de televisão. Com a orientação do Prof. Me. Hércules Moreira, os estudantes tiveram aulas teóricas durante alguns meses em sala de aula e, em seguida, planejaram, desenvolveram e gravaram produtos de TV para a disciplina “Linguagem Televisiva”.
A estudante Paula Ferraz, 20, ressalta que a experiência contribuiu com seu aprendizado acadêmico. “Eu nunca me imaginei como apresentadora e repórter de TV, talvez por nunca ter a experiência real na área. Por meio do programa descobri que tenho potencial pra isso e agora quero me aperfeiçoar”, comemora.
Já para a aluna Larissa Chagas, 20, a prática superou suas expectativas. “Adorei o desafio de produzir um programa de TV. O processo de criação do nome, a identificação do gênero do produto, pensar na audiência… coisas que nunca passaram pela minha cabeça e percebi que fazer televisão é bem trabalhoso mesmo. Tomara que outros alunos também tenham essa oportunidade que foi enriquecedora”, afirma.
Para o professor Hércules Moreira, a atividade seguiu o plano de ensino e contribuiu para que os alunos tivessem uma noção maior do que é produção em TV. “Acredito que hoje eles tenham um melhor entendimento sobre como é trabalhoso fazer televisão. Lembro-me bem no início do semestre quando muitos estavam ansiosos para desenvolver seus produtos, mas expliquei a eles que, antes disso, teriam toda uma preparação. TV não é só ligar a câmera, microfone e falar. Tem toda a produção, pré e pós-produção, sem contar que TV não se faz sozinho e um bom trabalho em equipe faz toda a diferença”, conclui.
Agora os alunos estão na expectativa, pois os programas serão exibidos pela TV Mogi, o canal comunitário do município, sempre às 11 da noite. Acompanhe as datas e fique ligado:
Dia 10/07: A PAUTA É – programa de entrevistas que discute a polêmica gerada pela série Thirteen Reasons Why, que aborda o suicídio de uma adolescente, suas causas e consequências. A apresentação é de Kayane Jackeline e Heitor Herruso. A direção do programa é de Giovanna Figueiredo.
Dia 24/07: TÁ LIGADO – programa de entrevistas que aborda a produção de conteúdo para o Youtube com a presença de convidados que desenvolvem essa atividade. A apresentação é de Pablo Arisa e Paula Ferraz. A direção do programa é de Ingrid Ribeiro e Nathalie Alves.
Dia 07/08: QUINTAL DA RUA – revista eletrônica sobre cultura que mostra diversos temas como o grafite, filmes independentes, teatro entre outros assuntos. A apresentação é de Brenda Elvira e Paulo Henrique Oliveira. A direção do programa é de Jhenniffer Freitas.
Dia 21/08: CENTRAL DO ESPORTE – programa esportivo de entrevistas que traz para o estúdio mais detalhes sobre algumas modalidades, como por exemplo, o vôlei sentado para paratletas, a ginástica rítmica e o futebol. A apresentação é de Lila Cunha e William Carlos. A direção é de Beatriz Fernandes.
Dia 04/09: TÁ LIGADO – programa de entrevistas que discute o universo transexual e traz para o estúdio a polêmica que gira em torno do preconceito, as barreiras e superação de um tema ainda considerado tabu em muitas famílias brasileiras. A apresentação é de Andri Mendes e Randal Savino. A direção do programa é de Ingrid Ribeiro e Nathalie Alves.
Dia 18/09: SE LIGA AÍ – programa de entrevistas que traz um debate sobre depressão, uma das doenças mais comuns nos dias de hoje. Já no segundo bloco, você confere um quadro sobre profissões, além de uma análise irreverente sobre alguns vídeos que bombaram na internet. A apresentação é de Jhenniffer Freitas e Paulo Henrique Oliveira. A direção do programa é de Dorival Martins.
Dia 02/10: A PAUTA É – programa de entrevistas que mostra um debate interessante sobre a etimologia das palavras. A apresentação é de Kayane Jackeline e Leonardo Nascimento. A direção do programa é de Giovanna Figueiredo.
Acompanhe a chamada: clique aqui
(Link: https://www.youtube.com/watch?v=IucaCcm0FR0 )