Os estudantes do 7º e 8º período do curso de Arquitetura e Urbanismo participaram, na última semana de março, de uma aula prática especial da disciplina de Sistemas Estruturais, ministrada pela Professora Cristina Lopez. Nesta aula o objetivo foi testar o sistema estrutural de barras em construções e colocar à prova a resistência e a estabilidade de projetos feitos com palitos e espaguetes, aplicando os conhecimentos teóricos e aprendendo na prática.
O desafio consistiu em testar a mecânica e a resistência dos materiais, além da criatividade das estruturas. O objetivo era que os estudantes construíssem pontes capazes de suportar o máximo de peso possível. O grupo formado pelos alunos Brenda Sonoda, Tânia Taryn, Tarcila Marina, Juliana de Oliveira e Felipe Augusto venceu o desafio com uma estrutura de ponte em arco de apenas 675g que suportou 15kg para um vão de 50cm, com barras de diâmetro de 3mm.
Já o grupo composto pelos alunos Daniel dos Santos, Alef Fernandes, Caroline Torres e Giulia Alcântara obteve um excelente resultado plástico e em termos de estabilidade, com uma base de 20x20cm que atingiu a altura de 2,60m. Eles trabalharam com uma releitura do edifício JP Morgan Chase, projetado pelo arquiteto Norman Foster. Todos, sem exceção, apresentaram resultados muito positivos, demonstrando equilíbrio, harmonia, continuidade e plasticidade, que foram requisitos importantes na avaliação.
A professora Cristina Lopez destacou a dedicação e criatividade dos alunos ao enfrentar o desafio: “Estou extremamente orgulhosa do desempenho de todos os participantes. Parabéns pelo esforço e pelos excelentes resultados! Nas torres, avaliamos a estabilidade e o funcionamento do sistema de barras. Já nas pontes, além da estrutura treliçada, analisamos a solidarização e a corresponsabilidade do conjunto. A compreensão dos conceitos e a geometria das barras foram essenciais para o sucesso alcançado”, explicou.