O Curso de Biomedicina do campus sede da UMC, por meio da Liga Acadêmica, organizou uma palestra sobre Boas Práticas de Biossegurança em Laboratórios. Durante as três horas do evento, a professora Katia Mugnol atualizou o assunto e interagiu com os alunos da área da saúde.
“Acreditamos ser de grande importância a interação multidisciplinar na área de saúde, onde temas relevantes são discutidos, visando a segurança do profissional, paciente e ambiente”, destacou o coordenador do curso de Biomedicina do Campus Mogi das Cruzes, professor Marcelo Cortina.
Este tema é de grande importância, pois a biossegurança não está relacionada apenas aos modernos sistemas de esterilização do ar ou câmaras de desinfecção das roupas de segurança. Um profissional de saúde que não lava suas mãos com a frequência adequada ou descarta resíduos de maneira incorreta contribui para o surgimento de riscos de contaminação e de acidentes.
As práticas de biossegurança adotadas em laboratórios se baseiam na necessidade de proteger os colaboradores, o meio ambiente e a comunidade da exposição a agentes presentes nestes locais e que representam possíveis riscos. Por isso, os profissionais que atuam nessa área necessitam receber treinamento adequado e atualizações constantes sobre as técnicas que devem ser adotadas para manter o ambiente seguro.