UMC Notícias

Aluna mestranda da UMC é destaque com pesquisa destinada à preservação da Mata Atlântica

Cínthia Mara, mestranda em Políticas Públicas na UMC, foi destaque na CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), com sua pesquisa, que busca analisar a percepção socioambiental de moradores da Serra do Itapety. A aluna é orientanda da profa. Dra. Maria Santina Morini e sua pesquisa colabora para a conservação da Mata Atlântica.

As reservas são propostas de contenção à expansão de áreas urbanas e a pesquisa de Cintia defende a sustentabilidade e a diminuição do impacto nas mudanças climáticas. De acordo com a pesquisadora, o estudo oferece uma perspectiva que une a visão dos moradores da região a compreensão mais profunda dos desafios enfrentados pela Mata Atlântica.

“A pesquisa de percepção socioambiental ao entorno da RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) do Botujuru integra a divulgação científica por meio da comunicação educativa e da ciência cidadã, centrada na participação ativa da comunidade. Ao envolver os moradores locais e partes interessadas é feito uma compreensão dos desafios enfrentados pela Mata Atlântica, o que incentiva a colaboração para encontrar soluções sustentáveis e reais. Essa abordagem participativa permite o vínculo entre ciência e sociedade, além de capacitar as pessoas a se tornarem agentes de mudança em prol da conservação da nossa biodiversidade.”, Completa Cínthia Mara, mestranda em Políticas Públicas na UMC.

Compartilhe: