Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico de mulheres da região e promover a prática de conhecimentos, a UMC está com as inscrições abertas para mentorias personalizadas e gratuitas para mulheres empreendedoras do Alto Tietê. A iniciativa faz parte do projeto “Rota Empreendedora”, que será realizado no dia 7 de maio, das 19h às 22h, de forma presencial, no Campus da UMC. As inscrições estarão abertas até o dia 23 de abril, por meio do link: https://forms.office.com/r/1DYG6bsbUw, e podem ser feitas por todas as mulheres que atuam como empreendedoras ou que têm interesse em montar o próprio negócio.
A mentoria será realizada por alunos dos cursos Tecnólogos da Área de Gestão e de Comunicação, com a devida orientação de professores dos cursos da UMC. Cada participante poderá escolher dois temas para receber a mentoria, de acordo com a área de interesse. Dentre as opções ofertadas pelo projeto estão: Precificação, Marketing, Estratégia de Marca, Estratégia de Marketing Digital, Análise de Resultados: lucro ou prejuízo?, e Recursos Humanos.
“A UMC acredita que o ambiente acadêmico pode, e deve, contribuir para a construção de um mundo melhor. Por isso, temos tanto empenho em formar excelentes profissionais. O projeto Rota Empreendedora, em especial, permite que mulheres tenham acesso a uma mentoria prática e aplicada, com o intuito de trazer resultados imediatos aos seus negócios. Conseguimos assim aplicar o estudo acadêmico das salas de aula em um projeto social que apoia o empreendedorismo feminino e, consequentemente, a geração de renda em toda a Região do Alto Tietê.”, ressalta Liliane Almeida, professora do Curso de Gestão de Recursos Humanos.
Desde que lançado, o projeto social já atendeu mais de 20 mulheres empreendedoras e o objetivo é fazer com que este número aumente ainda mais. Entre elas, está Juliana Cardoso, que participou da primeira edição do programa, em 2022, e hoje trabalha de forma autônoma com a revenda de cosméticos e manicure. Para Juliana, a mentoria foi um divisor de águas.
“Com o programa de mentoria tive a oportunidade de entender como funciona um negócio e sua gestão. Criei hoje uma mente cada vez mais empreendedora, mas dei meu primeiro passo graças ao apoio dos alunos e professores da UMC”, destaca Juliana.