UMC Notícias

Alunos do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia participam do 7º Simpósio Internacional de Entomologia

Na semana do dia 17 a 23 de setembro, as alunas Samantha Marx de Castro, Franciny Yuko Urushima e Juliana Aparecido Calisto Vaz do laboratório de abelhas e Mirmecologia do Alto Tietê (LAMAT) participaram do VII Simpósio Internacional de Entomologia em Viçosa-MG para apresentar os respectivos trabalhos intitulados “Influência do manejo agrícola e paisagem nas redes de interação abelha-planta no Cinturão Verde Paulista”, “Comunidades de abelhas nativas em talhões de eucalipto em processo de regeneração natural na RPPN Botujuru” e “Estratégias Criativas Para A Divulgação De Coleções Zoológicas: A Experiência Da Coleção De Formigas Harold Gordon Fowler”, projeto financiado pela FAPESP. Samantha Marx e Franciny Yuko abordaram questões relacionadas à diversidade das abelhas e suas interações com as plantas em diferentes contextos. 

O trabalho conduzido nas áreas agrícolas do Alto Tietê, situadas no Cinturão Verde Paulista, recebeu o prêmio de segundo melhor trabalho na categoria “Apresentação Oral”. Esse estudo se concentrou nas redes de interações abelha-planta estabelecidas em áreas agrícolas que empregam diferentes práticas de manejo do solo, como o manejo orgânico ou convencional, inseridas em distintos cenários paisagísticos, com variação na cobertura de vegetação nativa (superior ou inferior a 50%). Os resultados obtidos fornecem insights valiosos sobre como essas variáveis influenciam as interações entre abelhas e plantas. 

O projeto realizado na Região da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Botujuru revelou uma rica diversidade de abelhas, embora tenha mostrado um domínio significativo da abelha generalista e exótica Apis mellifera. Este estudo permitirá o acompanhamento contínuo das áreas de regeneração natural dentro da RPPN, fornecendo informações importantes sobre a dinâmica das populações de abelhas e sua relação com a recuperação do ecossistema.

O trabalho de Juliana Vaz concentrou-se na divulgação científica, um tema de grande relevância para facilitar a inclusão de debates especializados na sociedade em geral. Seu projeto abordou a curadoria da coleção de formigas deixada como legado pelo Professor Dr. Harold Gordon Fowler, composta por cerca de 20.000 espécimes coletados em várias partes do mundo. A iniciativa visa estabelecer um canal de diálogo entre a comunidade científica e o público em geral, tornando a ciência mais acessível e compreensível. 

Os vídeos produzidos como parte desse esforço de divulgação podem ser acessados na plataforma do YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=t8GdAkr_91U) e nas redes sociais do LAMAT (@lamat_lab), proporcionando uma valiosa contribuição para a disseminação do conhecimento científico..

Compartilhe: