As Ligas de Urologia e Oncologia do curso de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) oferecerão atendimentos gratuitos aos homens no próximo sábado (18), das 8 às 13 horas, na Policlínica, em alusão ao Novembro Azul. O objetivo também é esclarecer dúvidas e orientar sobre o câncer de próstata. Este ano, os atendimentos serão feitos com horário marcado, portanto, quem quiser participar deve fazer o agendamento pelo telefone 4728-5383 ou pessoalmente.
Pelo quinto ano consecutivo, alunos e professores da UMC estarão envolvidos nas atividades de orientação que visam eliminar os tabus dos homens com relação aos exames de rastreamento e aos procedimentos de tratamento da doença. Serão oferecidos exames de toque e encaminhamento para o exame de dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico), que identifica a doença.
A campanha Novembro Azul na UMC visa motivar a população masculina a fazer exames preventivos regularmente. É destinada aos pacientes com idade superior a 50 anos ou aos 45 anos para os que têm histórico familiar de câncer de próstata em parentes de 1º grau, cujos casos serão identificados após triagem prévia.
Saiba mais sobre a doença
No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (13.772 casos/ano) doença representa 28,6% dos casos de câncer no homem, excetuando-se os tumores de pele não melanoma. Não é possível preveni-la, mas o diagnóstico precoce está relacionado com a diminuição da mortalidade. A Sociedade Brasileira de Urologia elencou algumas dúvidas sobre a doença:
O que é o câncer de próstata?
É a multiplicação exagerada de um tipo de célula que forma a próstata, glândula que parece uma maçã e fica logo abaixo da bexiga.
Por que se deve se prevenir?
É tipo de câncer que mais acomete os homens com mais de 50 anos depois do câncer de pele. E quando diagnosticado corretamente, tem boas chances de cura.
Quais os sinais de alerta para o Câncer de Próstata?
Aumento da frequência que urina, jato urinário mais fraco ou interrompido, ter que se esforçar para iniciar a urinar e demora para começar a urinar. O início do câncer de próstata é silencioso, por isso, é muito importante ir ao médico para investigação mesmo quando não existe sintoma.
Como fazer a prevenção?
A partir dos 40 anos todos devem fazer uma consulta anual com o urologista para a realização do exame físico, de sangue (PSA) e de imagem, quando indicado.
Quais os tratamentos disponíveis?
O câncer de próstata pode ser tratado com cirurgia, quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia e imunoterapia.
O câncer de próstata é uma doença do idoso?
Não, apesar de o risco para a doença aumentar significativamente após os 50 anos, cerca de 40% dos casos são diagnosticados em homens abaixo desta idade. Entretanto, a doença é rara antes dos 40 anos.
PSA aumentado é sinal de câncer de próstata?
O antígeno prostático pode apresentar alterações em várias situações que não o câncer, como a hiperplasia benigna da próstata, prostatite (uma inflamação) e trauma. Por isso é importante a avaliação médica e o toque retal.
Ter pai, irmão ou tio com a doença aumenta meu risco?
A hereditariedade é um dos principais fatores de risco para a doença. Um parente de primeiro grau com a doença duplica sua chance. Dois familiares com a doença aumentam essa chance em cinco vezes. Para quem tem casos na família, o recomendado pela Sociedade Brasileira de Urologia é procurar um urologista a partir dos 45 anos.
Pessoas da raça negra têm maior risco de desenvolver a doença?
Sim. Estudos apontam que afrodescendentes têm risco 60% maior de desenvolver a doença e a taxa de mortalidade é três vezes mais alta.
Serviço
Novembro Azul na Policlínica da UMC
Sábado, dia 18 de novembro, das 8h às 13 horas
Local: Policlínica da UMC
Rua Dom Antônio Candido Alvarenga, 170
Informações e agendamento: 4728-5383