O curso de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) está entre os melhores do País, de acordo com avaliação do Ministério da Educação (MEC) realizada no início deste mês. Durante dois dias, os avaliadores estiveram na universidade e analisaram itens como o projeto pedagógico do curso (matriz curricular e planos de ensino), titulação e regime de trabalho do corpo docente, infraestrutura da biblioteca, laboratórios e equipamentos de saúde próprios e conveniados. O resultado foi a conquista do conceito 5, ou seja, a nota máxima que coloca a Medicina da UMC no seleto grupo de excelência do curso, composto em sua maioria por universidades públicas.
Com esta nota do MEC, a boa performance do curso mais uma vez se confirmou, pois, há três meses a Medicina da UMC também se destacou pelo desempenho dos alunos concluintes em 2017 no exame do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp), que o evidenciou como um dos melhores do Estado.
Toda a estrutura da universidade foi avaliada de maneira minuciosa pelo MEC, que levou em conta três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e insfraestrutura. “Poucos cursos obtêm a nota máxima do MEC e, por isso, estamos muito felizes, atendemos a todos os critérios: corpo docente qualificado e comprometido, alunos que se dedicam muito aos estudos e uma estrutura de laboratórios e campos de estágio privilegiados que permitem desenvolver nossas atividades práticas. É a tradição aliada à inovação, resultado de muitas mudanças e atualizações que vêm sendo implantadas há seis anos, desde que assumi a coordenação, com apoio irrestrito da nossa reitora, Regina Coeli Bezerra de Melo”, explicou o doutor Henrique Naufel, coordenador do curso de Medicina da UMC.
Os avaliadores do MEC estiveram na UMC, analisaram documentos, conheceram o Campus, a Policlínica, as unidades de saúde em que nossos alunos atuam e conversaram com o coordenador, professores e alunos do curso. Em seguida, preencheram o instrumento de avaliação que gerou o conceito 5 e a consequente renovação do reconhecimento do curso com nota máxima. “Esta conquista é resultado do trabalho sério de gestão que a UMC realiza com seus corpos docente e discente. Numa época em que muito se discute a boa formação do médico e de outros profissionais de saúde, a UMC está orgulhosa pela vitória alcançada e também por entregar bons profissionais ao mercado”, explicou Claudio Brito, pró-reitor acadêmico do Campus-sede da UMC.
Outras notas
Além da Medicina, simultaneamente a UMC recebeu a visita de mais duas comissões avaliadoras do MEC para os cursos de Engenharia de Produção e Fisioterapia. Ambos receberam conceito 4 (as notas variam de 1 a 5), que também os colocam entre os melhores cursos do País e que recebem investimentos constantes da instituição.
“Dos nossos cursos que receberam visitas do MEC nos últimos anos, 100% receberam conceitos 4 ou 5, como Farmácia, Direito, Comunicação Social, Engenharias e Nutrição, além de vários Cursos Tecnológicos, bem como, nosso recente credenciamento e autorização dos cursos 100% em EaD. Isso não significa benevolência do MEC, mas sim justiça, o reconhecimento da qualidade da UMC e que nosso trabalho está indo na direção certa. Uma coisa é nos acharmos bons, outra coisa são avaliações externas nos dizerem isso. Toda a UMC está de parabéns, somos uma equipe cada vez mais afinada, focada e vitoriosa”, finalizou Claudio Brito.