A Educação é a base para a formação de cidadãos críticos e reflexivos. Afinal, a preparação escolar dará sentido ao mundo em que os alunos vivem. Por isso, um dos grandes desafios nessa área é ensiná-los a resolver os problemas que lhe são apresentados. Dessa forma, após a formação básica, poderão utilizar a seu favor o grande benefício gerado pelo desenvolvimento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC).
Acompanhando as tendências do mercado profissional, a UMC vai priorizar as habilidades chamadas Soft Skills, que leva mais em consideração a inteligência emocional e ferramentas como comunicação interpessoal, capacidade de persuasão e analítica, proatividade, entusiasmo e otimismo, gestão de reputação, comportamento social, resolução de conflitos, além de marca (branding) e imagem pessoal.
As habilidades conhecidas como Hard Skills estão ficando ultrapassadas, uma vez que conferem apenas tecnicismo ao aluno, que hoje passaram a ser pré-requisitos e não diferenciais para o profissional. Esse modelo tradicional, que vem desde o século passado, visam as competências e habilidades mais operacionais de máquinas e ferramentas, além do conhecimento de outros idiomas, ao invés da persuasão, atitude e proatividade. Assim como um diploma de ensino superior, anteriormente considerado um diferencial e que hoje passou a ser visto como um pré-requisito. O simples domínio da computação, da estatística e dos demais tecnicismos são competências e habilidades que estão ficando cada vez menos relevantes na composição do profissional de sucesso, quando comparadas com as competências chamadas Soft Skills, que levam em consideração as capacidades de equilíbrio comportamental e emocional.
O mundo das profissões está em constante evolução, assim como as exigências do mercado de trabalho. Por isso, a UMC está preparada para formar um profissional para as carreiras do futuro.
Profissionais de Big Data
Arquiteto de novas realidades
Cientista de Dados
Designer de órgãos
Roboticista
Designer de redes neurais
Impressor 3D
Protético robótico
A UMC vai atuar com uma metodologia moderna que visa a motivação do aluno à prática do aprendizado. O processo de formação através das disciplinas isoladas ao longo do curso superior não atende mais a formação dos profissionais do futuro.
O conceito de ensino-aprendizagem foi revisado e reestruturado para que o estudante seja o protagonista em todo o processo de formação desse novo modelo. Ou seja, o universitário deixa de ser um mero expectador e o professor um transmissor do conteúdo em sala de aula, ambos caminhando lado a lado na construção do conhecimento. Afinal, os dois são agentes ativos no processo.
A implementação das Unidades Curriculares em substituição às disciplinas isoladas envolve as unidades de conhecimento constituídas com foco no desenvolvimento das competências e habilidades do aluno. Dessa forma, é possível maior integração entre os conteúdos programáticos afins. Isso é a verdadeira interdisciplinaridade; conexão entre teoria e prática, presencial e digital, o que permite a formação de um profissional multitarefa com a capacidade de trabalhar em equipes multiprofissionais, que é a realidade do mercado. As UCs contemplam todos os conteúdos necessários para o desenvolvimento das competências dos estudantes e são distribuídas em três eixos principais.
Proporciona a experiência da integração entre alunos de diferentes cursos, porém, de área distintas.
Saiba MaisAs UCAs integram alunos de diferentes cursos, da mesma área do conhecimento.
Saiba MaisAs UCPs atuam com a integração entre alunos do mesmo curso, possibilitando trabalhos em equipe.
Saiba MaisA Universidade de Mogi das Cruzes é a pioneira na implantação desse novo modelo de ensino-aprendizagem na região. Trata-se de uma metodologia moderna, visionária e que prepara o aluno para atuar na área de formação escolhida, conforme as exigências do mercado. Venha para a UMC, siga capacitado para o mundo do trabalho e saia na frente.
A UCF tem como origem o Core Curriculum, que foi criado em Harvard, no final da década de 70 e reformulado em 2007. Essa Unidade inovadora de ensino superior proporciona a experiência da integração entre alunos de diferentes cursos, o que traz a possibilidade da troca de experiências.
A Unidade contribui para uma formação humanística e holística, além do desenvolvimento de visão crítica, que leva em consideração o meio sócio-cultural em que o aluno está inserido. Busca ampliar a visão de mundo do estudante, já que os conteúdos abrangem diversas áreas, tais como: línguas estrangeiras; artes e suas linguagens; raciocínio lógico, ético e filosófico; direitos humanos; finanças pessoais; empreendedorismo e inovação; comunicação interpessoal; saúde e qualidade de vida. Além destes temas, nesta unidade serão abordados os requisitos legais exigidos pelo MEC.
As UCAs proporcionam integração entre alunos de diferentes cursos, mas da mesma área do conhecimento que é a realidade dos ambientes de trabalho. Dessa forma, além da experiência possibilitar a troca de ideias, cria um cenário favorável ao networking e a sinergia de habilidades. A proposta ainda prioriza a formação multiprofissional para que o profissional seja multitarefa, uma exigência do mercado atual.
O novo modelo de ensino da UMC reforça, ainda mais, a nossa preocupação na formação do aluno como cidadão e como pessoa capaz de tomar as rédeas de sua própria vida, pessoal e profissional. É essencial sair da faculdade com essa bagagem. A nossa metodologia de ensino também vai trabalhar fortemente a inteligência emocional para que o universitário siga sua vida totalmente preparado.
O estudante terá conteúdos em ambientes presencial e digital. Na sua essência, esse componente é uma mentoria que acompanha o aluno durante todo o curso. Irá propiciar mecanismos para a autogestão e planejamento de carreira, relações intrapessoais e interpessoais. Sem contar que o profissional formado na UMC terá a vantagem de receber apoio na trajetória acadêmica, desde seu ingresso no curso, inclusive, com apoio psicopedagógico. Neste componente, o aluno conhecerá ferramentas comportamentais conhecidas como CHA (Conhecimento, Habilidades, Atitudes), Assessment, que é a avaliação do perfil profissional e gestão de carreira. Como indivíduo, o aluno receberá apoio para o conhecimento de si mesmo e do seu entorno, trabalhando relações interpessoais, Branding e Marketing Pessoal. A Diversidade e a Tolerância serão fortemente trabalhadas, em todos os seus espectros, pois é aqui que deverá haver qualquer disruptura que ainda exista nessa questão. Além do mercado de trabalho, a convivência entre as pessoas no mundo atual passa por premissas básicas de respeito e tolerância ao outro, independente de qualquer coisa. Como Universidade, onde deve imperar a pluralidade de ideias, é que qualquer transformação da sociedade deve ser priorizada. As palavras de ordem do componente V&P são: acolher, escutar, acompanhar e orientar.
Na UMC, o aprendizado do aluno está em constante movimento, progredindo sempre e acompanhando as principais tendências exigidas pelo mercado e a área escolhida, assim como a ilustração ao lado. Ou seja, esse modelo de ensino não está fragmentado como uma matriz curricular tradicional, onde as disciplinas estão distribuídas isoladamente, semestre por semestre. Essas unidades e componentes curriculares serão flexibilizados ao longo do curso até a finalização do processo de formação profissional.
As Unidades Curriculares permitem maior flexibilidade ao longo do processo formativo, que é aplicado dentro de uma sequência lógica.
A extensão universitária como processo acadêmico é o princípio da indissociabilidade entre o tripé ensino-pesquisa-extensão, onde se assenta o verdadeiro princípio de toda Universidade. Trata-se de uma diretriz que insere o estudante como o protagonista da sua formação técnica e cidadã, no qual ele passa por etapas em que obtém as competências necessárias à atuação profissional e à formação como cidadão, o que permite reconhecer-se como agente de garantia de direitos, deveres e transformação social.
A UMC, em seus quase 60 anos de existência, nunca se restringiu aos seus muros. Sempre foi atuante no seu entorno, envolvendo alunos e professores no amparo à comunidade e no desenvolvimento da região do Alto Tietê. Como determina o MEC na Resolução CNE/CES 07/2018, só que um ano antes, a UMC passará a incorporar em suas matrizes curriculares todas as atividades extensionistas já realizadas e fazer ainda mais. A UMC realiza, anualmente, mais de 100 mil atendimentos à comunidade em todas as áreas do conhecimento: Humanas, Exatas e Saúde.