INSTRUÇÃO DE MATRÍCULA
GRADUAÇÃO

A matrícula é o ato formal de vínculo do acadêmico com a Universidade. É por meio dela que o estudante ingressa no cadastro da instituição de ensino e recebe seu Registro Geral de Matrícula (RGM), número que o acompanhará até o final do curso. As matrículas de graduação são efetivadas somente aos candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo. Para tanto, é firmado um Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, documento fundamentado na legislação do Código Civil e do Código de Defesa do Consumidor. Confira nos links abaixo os procedimentos para cada opção de matrícula na UMC:

Matrícula de Ingressantes

Os candidatos classificados no Processo Seletivo devem requerer matrícula inicial dentro do prazo fixado pela UMC. A matrícula inicial deve ser efetivada mediante a apresentação do original e entrega de 01 (uma) cópia simples dos seguintes documentos:

• Cédula de Identidade (RG).
• Certidão de Nascimento ou de Casamento.
• CPF do Candidato e do Responsável (em casos de menores de 18 anos).
• Comprovante de Residência.
• Certificado de Conclusão do Ensino Médio.
• Histórico Escolar do Ensino Médio.
• Certificados de Conclusão de Ensino Médio realizado em nível de suplência (Supletivo): apresentar “visto confere” da Diretoria de Ensino ou cópia da lauda de concluintes publicada no DOE (Diário Oficial do Estado).
• Diploma do Ensino Médio (somente para alunos que cursaram em nível Técnico ou Magistério).
• Para alunos já graduados é obrigatória a apresentação de conclusão do Ensino Médio.
• Caso o candidato se enquadre na Resolução CNCD/LGBT nº 12 de 16/01/2015, deverá solicitar por escrito, com firma conhecida, o reconhecimento e adoção do nome social àqueles e àquelas cuja identificação civil não reflita adequadamente sua identidade de gênero.

Observações:

1. Se você é menor de 18 anos, deverá vir acompanhado pelo seu representante legal (responsável financeiro), que apresentará, também, uma cópia do RG, CPF e comprovante de residência.

2. O valor a ser pago por ocasião da matrícula corresponde ao valor da 1ª parcela da semestralidade estabelecida para o curso.

Rematrícula – Alunos com o Curso de Graduação em andamento

Durante o curso, o vínculo acadêmico é renovado semestralmente, nos prazos e datas estipulados no Calendário Acadêmico, que ficará disponível no Portal do Aluno.

Matrícula para quem já possui Diploma de Graduação

Na hipótese de vagas remanescentes, poderão ser recebidos estudantes portadores de diploma de outras graduações, sem necessidade de novo processo seletivo, mediante entrevista e análise curricular.
Para a análise curricular se faz necessário a apresentação:

• Diploma da Graduação devidamente registrado
• Histórico Escolar do curso superior
• Plano de Ensino (conteúdo programático) das disciplinas cursadas

Após a análise da documentação e a verificação do aproveitamento de estudos (dispensa de disciplinas), mediante a existência da vaga será realizada a matrícula, sendo que o aluno estará sujeito às adaptações curriculares que se fizerem necessárias.

Apresentar os documentos abaixo, além dos citados acima:

• Diploma da Graduação devidamente registrado
• Cédula de Identidade (RG).
• Certidão de Nascimento ou de Casamento.
• CPF do Candidato
• Comprovante de Residência.
• Certificado de Conclusão do Ensino Médio.
• Histórico Escolar do Ensino Médio.
• Certificados de Conclusão de Ensino Médio realizado em nível de suplência (Supletivo): apresentar “visto confere” da Diretoria de Ensino ou cópia da lauda de concluintes publicada no DOE (Diário Oficial do Estado).
• Diploma do Ensino Médio (somente para alunos que cursaram em nível Técnico ou Magistério).
• Para alunos já graduados é obrigatória a apresentação de conclusão do Ensino Médio.
• Caso o candidato se enquadre na Resolução CNCD/LGBT nº 12 de 16/01/2015, deverá solicitar por escrito, com firma conhecida, o reconhecimento e adoção do nome social àqueles e àquelas cuja identificação civil não reflita adequadamente sua identidade de gênero.

Observações:
O ingresso para o Curso de Medicina seguirá processos específicos.

Reativação de matrícula:

A reativação de matrícula  é o ato que propicia ao aluno o retorno à UMC. Para isso, o aluno deverá solicitar, na Secretaria Acadêmica, análise curricular para retorno aos estudos que, nesse caso, deverá adaptar-se a grade curricular vigente e ao turno de oferta do curso, se necessário.

Onde fazer a sua matrícula

UMC – Campus Mogi das Cruzes/SP

Endereço:

Av. Dr. Cândido Xavier de Almeida Souza, 200
CEP 08780-911 – Mogi das Cruzes/SP Para fazer sua matrícula, dirija-se ao setor de matrículas/vestibulares, situada no piso térreo do Prédio Administrativo.

Telefone: 0800 019 2001 e o whatsapp (11) 94791-0555

Horários: De 2ª a 6ª feira das 08h às 21h e aos sábados das 08h às 12h.