O ENADE
Quem valoriza o Enade, valoriza o próprio diploma.
Participar do Enade é a oportunidade que o acadêmico tem de valorizar seu curso superior e, principalmente, o seu próprio diploma. Quanto maior a nota do seu curso, melhor é a avaliação do Ministério da Educação com relação aos cursos oferecidos pela Universidade. Assim como maior é o reconhecimento do mercado de trabalho à sua formação. Participe e incentive seus colegas a também realizarem a prova. Nesta página, você contará com informações sobre a realização do ENADE na UMC, além de dicas e informações valiosas para preparar-se, desde já, para fazer uma boa prova.
O que é o Enade?
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), é uma prova realizada a cada três anos, por curso, e que tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos específicos do curso, assim como temas de conhecimentos gerais.
Por que é importante?
Realizar o Enade é importante, pois, é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo condição prévia a conclusão de curso, colação de grau, expedição e respectivo registro do diploma. Além disso, pode ser decisivo na disputa por uma vaga no mercado de trabalho, permite comparar o desempenho individual com o de milhares de colegas, bem como o do curso realizado com os outros da área no estado, na região e no país. Também poderá ser um diferencial importante para o ingresso em um curso de pós-graduação.
Vale ressaltar que, além da ausência no dia da prova, a falta de preenchimento do Questionário do Estudante implicará situação de irregularidade junto ao ENADE. Não se esqueça: você levará para sempre seu diploma UMC e o ENADE é responsabilidade sua.Quem deve fazer o ENADE?
Estão habilitados a participar do ENADE todos os estudantes concluintes das áreas e cursos a serem avaliados.
- Concluintes de cursos de bacharelado: aqueles que tenham integralizado 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade; ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho do ano seguinte ao da inscrição do ENADE;
- Concluintes de cursos superiores de tecnologia: aqueles que tenham integralizado 75% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade; ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até dezembro do ano da inscrição do ENADE.
Como é feita a avaliação? A avaliação é feita por meio de uma prova organizada com 10 questões de formação geral e 30 de formação específica da área. No cálculo da nota final, as questões específicas têm peso de 75% e a formação geral contribui com 25%.
Cronograma
Calendário proposto pelo Inep para o ENADE 2024
AÇÃO | RESPONSÁVEL | PERÍODO |
I – Verificação de informações no Cadastro e-MEC relativas aos cursos e às IES | Procurador educacional institucional (PI) e coordenador de curso | 22 a 26 julho de 2024 |
II – Verificação do acesso autenticado ao Sistema Enade | PI e coordenador de curso | 22 a 26 julho de 2024 |
III – Enquadramento automático de curso com base no rótulo da Classificação Internacional Normalizada da Educação Adaptada para Cursos de Graduação e Sequenciais de Formação Específica do Brasil (Cine Brasil) atribuído no Cadastro e-MEC | Inep | 22 de julho de 2024 |
IV – Enquadramento dos cursos sem rótulo da Cine Brasil registrado no Cadastro e-MEC | PI | 23 de julho a 9 de agosto de 2024 |
V – Verificação do enquadramento automático | PI | 23 de julho a 9 de agosto de 2024 |
VI – Registro de declarações de não enquadramento de curso | PI | 23 de julho a 9 de agosto de 2024 |
VII – Inscrição dos estudantes ingressantes e concluintes habilitados | Coordenador de curso | 23 de julho a 9 de agosto de 2024 |
VIII – Alteração do município de prova do estudante vinculado a curso oferecido na modalidade de Educação a Distância (EaD) | Coordenador de curso | 23 de julho a 31 de agosto de 2024 |
IX – Retificação de ações relativas ao enquadramento e às inscrições de estudantes | PI e coordenador de curso | 10 a 31 de agosto de 2024 |
X – Alteração do município de prova dos estudantes em mobilidade acadêmica | Coordenador de curso | 23 de julho a 31 de agosto de 2024 |
XI – Preenchimento do cadastro pelos estudantes concluintes habilitados | Estudante | 2 de setembro a 23 de novembro de 2024 |
XII – Preenchimento do Questionário do Estudante | Estudante | 2 de setembro a 23 de novembro de 2024 |
XIII – Solicitação de tratamento pelo nome social dos concluintes habilitados | Estudante | 2 a 8 de setembro de 2024 |
XIV – Solicitação de atendimento especializado dos concluintes habilitados | Estudante | 2 a 8 de setembro de 2024 |
XV – Resultado da solicitação de atendimento especializado dos estudantes concluintes habilitados | Inep | 16 de setembro de 2024 |
XVI – Recurso da solicitação de atendimento especializado dos concluintes habilitados | Estudante | 16 a 20 de setembro de 2024 |
XVII – Resultado do recurso da solicitação de atendimento especializado dos estudantes concluintes habilitados | Inep | 30 de setembro de 2024 |
XVIII – Indicação do curso pelo estudante concluinte habilitado com mais de uma inscrição | Estudante | 2 a 16 de setembro de 2024 |
XIX – Divulgação dos locais de prova no Sistema Enade | Inep | 4 a 24 de novembro de 2024 |
XX – Aplicação da prova | Inep | 24 de novembro de 2024 |
XXI – Preenchimento do Questionário do Coordenador de Curso | Coordenador de curso | 25 de novembro a 06 de dezembro de 2024 |
XXII – Registro de presença na Prova pela IES | Coordenador do curso | 28 de novembro de 2024 a 6 de janeiro de 2025 |
XXIII – Divulgação dos mapas das provas objetivas | Inep | Até 20 de dezembro de 2024 |
XXIV – Divulgação da relação de estudantes em situação regular na AT do Enade 2024 | Inep | 7 de janeiro de 2025 |
XXV – Registro de Declaração de Responsabilidade da IES | Coordenador de curso | A partir de 8 de janeiro de 2025 |
XXVI – Solicitação de dispensa de participação na prova pelo estudante | Estudante | 8 de janeiro de 2025 a 7 de fevereiro de 2025 |
XXVII – Solicitação de dispensa de participação na prova pela IES | Coordenador de curso | 8 de janeiro de 2025 a 7 de fevereiro de 2025 |
XXVIII – Análise e deliberação, por parte da IES, das solicitações de dispensa dos estudantes | Coordenador de curso | 8 de janeiro de 2025 a 17 de fevereiro de 2025 |
XXIX – Análise e deliberação, pelo Inep, das solicitações de dispensa da IES | Inep | 8 de janeiro de 2025 a 17 de fevereiro de 2025 |
XXX – Recurso das solicitações de dispensa do estudante indeferidas pela IES | Estudante | 18 de fevereiro a 4 de março de 2025 |
XXXI – Recurso das solicitações de dispensa da IES indeferidas pelo Inep | Coordenador de curso | 18 de fevereiro a 4 de março de 2025 |
XXXII – Resultado dos recursos das solicitações de dispensa do estudante e da IES | Inep | Até 19 de março de 2025 |
XXXIII – Definição da base de estudantes com resultados válidos para fins de cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior | Inep | 4 de março de 2025 |
XXXIV – Divulgação do resultado parcial do desempenho dos estudantes – pontuação das questões objetivas) | Inep | A partir de 20 de março de 2025 |
XXXV – Divulgação dos gabaritos das provas objetivas (itens públicos) | Inep | Até 30 de abril de 2025 |
XXXVI- Divulgação dos cadernos de provas objetivas – itens públicos | Inep | Até 30 de abril de 2025 |
XXXVII – Divulgação do resultado geral do desempenho dos estudantes na AT (questões objetivas e discursiva) | Inep | Até 12 de setembro de 2025 |
XXXVIII – Divulgação dos resultados: Boletim de Desempenho Individual do Estudante; Microdados; Relatórios; Conceito Enade | Inep | A partir de 1º de setembro de 2025 |
XXXIX – Regularização da AT do Enade 2024 por ato do Inep | Inep | 1º de agosto de 2025 |
- a) 1º período de AP: segundo semestre de 2024
AÇÃO | RESPONSÁVEL | PERÍODO |
I – Preenchimento de declaração de existência de estudantes habilitados para AP | Coordenador de curso | 16 de setembro a 15 de novembro de 2024 |
II – Cadastro de orientadores de estágio | Coordenador de curso | 16 de setembro a 15 de novembro de 2024 |
III – Cadastro de supervisores de estágio | Coordenador de curso | 16 de setembro a 15 de novembro de 202 |
IV- Preenchimento dos dados pessoais dos supervisores de estágio | Supervisor de estágio | 16 de setembro a 15 de novembro de 2024 |
V- – Inscrição de estudantes habilitados para AP | Coordenador de curso | 16 de setembro a 15 de novembro de 2024 |
VI – Preenchimento do Questionário do Estudante | Estudante | 16 de setembro a 23 de novembro de 2024 |
VII – Preenchimento do Questionário de AP pelo Estudante | Estudante (AP) | 16 de setembro a 3 de dezembro de 2024 |
VIII – Capacitação para supervisores de estágio sobre a AP | Inep | 16 de setembro e 29 de novembro de 2024 |
IX – Capacitação para orientadores de estágio sobre a AP | Inep | 16 de setembro e 29 de novembro de 2024 |
X – Preenchimento do Instrumento de AP pelo supervisor de estágio | Supervisor de Estágio (AP) | 23 de setembro a 10 de dezembro de 2024 |
XI – Preenchimento do Questionário de AP pelo orientador de estágio | Orientador de Estágio | 23 de setembro a 20 de dezembro de 2024 |
XII – Divulgação da relação de estudantes em situação regular na AP do Enade 2024 – 1º período | Inep | 07 de janeiro de 2025 |
XIII – Registro de Declaração de Responsabilidade da IES | Coordenador de curso | a partir de 08 de janeiro de 2025 |
XIV – Pagamento do Auxílio de Avaliação Educacional (AAE) aos professores supervisores que realizaram a AP no primeiro período | Inep | a partir de 10 de fevereiro de 2025 |
XV – Regularização, por ato do Inep, na Avalição Prática do Enade 2024 – 1º período | Inep | 01 de agosto de 2025 |
- b) 2º período de AP: primeiro semestre de 2025
AÇÃO | RESPONSÁVEL | PERÍODO |
I – Preenchimento de declaração de existência de estudantes habilitados para AP | Coordenador de curso | 3 de fevereiro a 4 de abril de 2025 |
II – Cadastro de orientadores de estágio | Coordenador de curso | 3 de fevereiro a 4 de abril de 2025 |
III – Cadastro de supervisores de estágio | Coordenador de curso | 3 de fevereiro a 4 de abril de 2025 |
IV – Preenchimento dos dados pessoais dos supervisores de estágio | Supervisor de estágio | 3 de fevereiro a 4 de abril de 2025 |
V – Inscrição de estudantes habilitados para AP | Coordenador de curso | 3 de fevereiro a 4 de abril de 2025 |
VI – Preenchimento do Questionário do Estudante | Estudante | 3 de fevereiro a 31 de maio de 2025 |
VII – Preenchimento do Questionário de AP pelo Estudante | Estudante (AP) | 3 de fevereiro a 3 de julho de 2025 |
VIII – Capacitação para supervisores de estágio sobre a AP | Inep | 3 de fevereiro e 10 de julho de 2025 |
IX – Capacitação para Orientadores de estágio sobre a AP | Inep | 3 de fevereiro e 10 de julho de 2025 |
X – Preenchimento do Instrumento de AP pelo Supervisor de Estágio | Supervisor de Estágio (AP) | 10 de fevereiro a 10 de julho de 2025 |
XI – Preenchimento do Questionário de AP pelo Orientador de Estágio | Orientador de Estágio (AP) | 10 de fevereiro a 25 de julho de 2025 |
XII – Divulgação da relação de estudantes em situação regular na AP do Enade 2024 – 2º período | Inep | 17 de julho de 2025 |
XIII – Registro de Declaração de Responsabilidade da IES | Coordenador de curso | A partir de 18 de julho de 2025 |
XIV – Regularização, por ato do Inep, na Avalição Prática do Enade 2024 – 2º período | Inep | 1º de agosto de 2025 |
XV – Pagamento do AAE aos professores supervisores que realizaram a AP no segundo período | Inep | A partir de 10 de setembro de 2025 |
Cursos Avaliados em 2024
Bacharelados:
Acesso ao site no Inep
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), cuja missão é promover estudos, pesquisas e avaliações sobre o Sistema Educacional Brasileiro com o objetivo de subsidiar a formulação e implementação de políticas públicas para a área educacional a partir de parâmetros de qualidade e equidade, bem como produzir informações claras e confiáveis aos gestores, pesquisadores, educadores e público em geral.