UMC – Universidade Mogi das Cruzes – COVID-19
Desde os primeiros impactos causados pela pandemia, ainda em 2020, a UMC vem seguindo à risca todas as recomendações dos órgãos oficiais de saúde e do poder público, que regulam a nossa atuação.
Ao longo desses quase dois anos, elaboramos diversos protocolos internos de biossegurança, tanto gerais quanto por ambientes específicos, sempre amparados nas recomendações das autoridades competentes. Isso gerou um Plano Institucional de Prevenção e Redução de Riscos, que pode ser consultado neste hotsite.
Também criamos, logo no início da pandemia, este hotsite específico, onde concentramos toda a parte das legislações federais, estaduais e municipais, os protocolos de biossegurança e os comunicados oficiais para alunos e docentes.
O surgimento e a aplicação das vacinas, obedecendo um cronograma de aplicação por faixas etárias e grupos prioritários, possibilitou um retorno mais seguro das atividades econômicas em todos os setores da economia em todo o mundo. Na educação, favoreceu em 2021 o retorno presencial dos cursos da área de Saúde, especialmente, mas não só, dos estágios e aulas práticas, pela especificidade da e importância no enfrentamento à pandemia.
Estamos iniciando 2022 num outro patamar de proteção, mesmo com novas variantes, pois as populações jovem e adulta tiveram a oportunidade de tomar no mínimo as duas doses da vacina – para as marcas que não são dose única. A 3ª dose vem atingindo dia a dia um público maior, principalmente dos jovens. Os estudos levam a crer que esse vírus e suas variantes ainda deverão permanecer no planeta e que apenas a manutenção dos cuidados individuais nos previne da contaminação e a vacinação, da presença de sintomas mais graves, levando a internações e óbitos. Como desde o início a UMC buscou proporcionar a proteção de sua comunidade acadêmica e a busca do retorno à presencialidade nos cursos dessa modalidade, estamos lançando a campanha #TODOSPELAVACINA. Somos uma academia, que nesses 60 anos que serão completados em 2022, teve a pesquisa científica, o ensino de qualidade e a extensão universitária como tripé, fomentar mais ainda que todos busquem a proteção das vacinas, desenvolvidas pela ciência. Respiramos e transpiramos ciência há 6 décadas… não poderíamos fazer diferente. Contamos com todos, precisamos de todos: alunos, docentes, pessoal técnico-administrativos e prestadores de serviço.
UMC, janeiro/2022