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MESTRADO E DOUTORADO
PROGRAMA INTEGRADO EM ENGENHARIA BIOMÉDICA
PROGRAMA INTEGRADO EM ENGENHARIA BIOMÉDICA
A Engenharia Biomédica é uma área polivalente que aplica os princípios, métodos e ferramentas das ciências, da tecnologia e da engenharia para analisar e resolver problemas em medicina, biologia e ciências agrárias, no sentido de desenvolver abordagens inovadoras, fornecendo assim uma melhoria geral nos cuidados de saúde e no próprio conhecimento do corpo humano e animal.
Os Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica, aprovados pelo Conselho Universitário da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), reconhecidos pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) e recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), são oferecidos pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da UMC, sob coordenação de pesquisadores do Núcleo de Pesquisas Tecnológicas (NPT) da UMC.
Dirigido a: Profissionais graduados e/ou mestres em diferentes áreas a Ciências Exatas, Biológicas, Agrárias e da Saúde.
Objetivos do Curso:
– Integrar as Ciências Exatas e as Engenharias às Ciências da Saúde e Medicina.
– Capacitar profissionais com formação em Ciências Exatas e/ou da Saúde a atuar na área de Engenharia Biomédica, tanto na pesquisa quanto em desenvolvimento tecnológico, visando atender à demanda existente em instituições de pesquisa e empresas.
– Capacitar professores universitários, provendo-lhes formação multidisciplinar e ampliando seus horizontes de conhecimento e áreas de atuação.
Organização do Curso:
Para a obtenção do Diploma de Mestre em Engenharia Biomédica, o aluno deverá integralizar 48 créditos. Deste total, 24 créditos (360 horas) serão obtidos após cursar e ser aprovado em todas as disciplinas obrigatórias e as optativas que o aluno eleger como de seu interesse. Os 24 créditos restantes serão obtidos após o desenvolvimento de um trabalho científico, a defesa e aprovação de uma Dissertação sobre este trabalho.
Para a obtenção do Diploma de Doutor em Engenharia Biomédica, o aluno deverá integralizar 72 créditos. Deste total, 36 créditos (540 horas) serão obtidos após cursar e ser aprovado em todas as disciplinas obrigatórias e as optativas que o aluno eleger como de seu interesse. Os 36 créditos restantes serão obtidos após o desenvolvimento de um trabalho original, a elaboração, a apresentação e a aprovação de uma Tese sobre este trabalho.
Em nível de pós-graduação, uma unidade de crédito corresponde a quinze horas-aula que os estudantes devem cumprir.
As disciplinas serão selecionadas de acordo com a área de concentração escolhida e ministradas de forma a valorizar a participação do aluno em atividades práticas. Além disso, o Projeto de Pesquisa, realizado sob orientação de um dos professores do Programa, será desenvolvido nos Laboratórios de Pesquisa já instalados na UMC, com o apoio da FAEP, FAPESP e CNPq.
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO | LINHAS DE PESQUISA | PROJETO | PESQUISADOR |
BIOENGENHARIA, BIOENERGÉTICA E BIOMECÂNICA | Biomateriais, Biossensores e nanotecnologias | Novas tecnologias, materiais e dispositivos em saúde oral | Dra Monica Ghislaine Oliveira Alves |
Ciências biomoleculares e genética biomédica | Ciências biomoleculares aplicadas à odontologia | Dra Monica Ghislaine Oliveira Alves | |
Estudos quantitativos e modelagem de sistemas biológicos | Estudo morfométrico do sistema respiratório, circulatório, muscular, esquelético e nervoso em humanos e em modelos experimentais | Dr. Robson Rodrigues da Silva Dr. Daniel Gustavo Goroso | |
Modelos para o estudo de arritmias cardíacas, procedimentos e fármacos antiarrítmicos | |||
Uso de fotobiomodulação e agentes Eletrofísicos em sistemas biológicos | Agentes Eletrofísicos e fotobiomodulação em doenças inflamatórias, câncer e reparo tecidual | Dra Monica Ghislaine Oliveira Alves | |
Medicina translacional e gestão em saúde | Tópicos em medicina translacional e promoção da saúde | Dr. Daniel Gustavo Goroso | |
Instrumentação biomédica e tecnologias assistivas | Dispositivos assistenciais para auxílio às necessidades de pessoas especiais e profissionais da saúde | Dr. Alessandro Pereira da Silva Dr. Terigi Augusto Scardovelli Dra Silvia Regina Matos da Silva Boschi Dra Silvia Cristina Martini | |
INFORMÁTICA BIOMÉDICA E ENGENHARIA CLÍNICA | Bioinformática e biologia computacional | Bioinformática e biologia computacional aplicadas à ciência da saúde e agrárias | Dr. Fabiano Bezerra Menegidio |
Ciência de dados e inteligência artificial | Métodos de Data Science e Big Data aplicados à área da saúde | Dr. Fabiano Bezerra Menegidio Dr. Daniel Gustavo Goroso Dr. Robson Rodrigues da Silva | |
Engenharia de software e infraestrutura computacional | Engenharia de sistemas e aplicativos biomédicos | Dra Silvia Regina Matos da Silva Boschi Dra Silvia Cristina Martini Dra Marcia Aparecida Silva Bissaco | |
Tecnologias computacionais para o auxílio à educação biomédica | Dra Silvia Regina Matos da Silva Boschi Dra Silvia Cristina Martini Dra Marcia Aparecida Silva Bissaco | ||
Computação em nuvem e virtualização na construção de infraestruturas computacionais reprodutíveis na área da saúde | Dr. Fabiano Bezerra Menegidio | ||
Jogos e Gameficação | Gamificação como recurso educacional na área da saúde | Dra Silvia Regina Matos da Silva Boschi Dra Silvia Cristina Martini Dra Marcia Aparecida Silva Bissaco | |
Jogos e jogos sérios na área da saúde | Dra Silvia Regina Matos da Silva Boschi Dra Silvia Cristina Martini Dra Marcia Aparecida Silva Bissaco Dr Alessandro Pereira da Silva Dra Terigi Augusto Scardovelli | ||
PROCESSAMENTO DE SINAIS E IMAGENS MÉDICAS | Processamento de imagens e biossinais, visão computacional e reconhecimento de padrões | Processamento de imagens e biossinais para o diagnóstico e auxílio às pessoas com necessidades especiais | Dra Silvia Cristina Martini Dra Marcia Aparecida Silva Bissaco Dr. Terigi Augusto Scardovelli |
Captura e processamento de sinais biomédicos através de wereables e sistemas móveis | Dr. Daniel Gustavo Goroso | ||
Utilização de imagens biomédicas como recurso educacional na área da saúde | Dra Silvia Cristina Martini Dra Marcia Aparecida Silva Bissaco |
NOME | TÍTULO | |
ALESSANDRO PEREIRA DA SILVA | DOUTOR/UMC | ALESSANDROPS@UMC.BR |
DANIEL GUSTAVO GOROSO | DOUTOR/USP | DANIELG@UMC.BR |
FABIANO BEZERRA MENEGÍDIO (COORDENADOR) | DOUTOR/UMC | FABIANOMENEGIDIO@UMC.BR |
MARCIA APARECIDA SILVA BISSACO | DOUTORA/USP | MARCIAB@UMC.BR |
MONICA GHISLAINE OLIVEIRA ALVES | DOUTORA/UNESP | MONICAALVES@UMC.BR |
ROBSON RODRIGUES DA SILVA | DOUTOR/UMC | ROBSON.SILVA@UMC.BR |
SILVIA CRISTINA MARTINI | DOUTORA/USP | SILVIAC@UMC.BR |
SÍLVIA REGINA MATOS DA SILVA BOCHI | DOUTORA/UMC | BOSCH@UMC.BR |
TERIGI AUGUSTO SCARDOVELLI | DOUTOR/UMC | TERIGISCARDOVELLI@UMC.BR |
Disciplina: Introdução às Técnicas das Ciências Exatas
Ementa
Revisão dos conceitos de grandeza escalar e vetorial. Álgebra vetorial. Derivada e Integral. Força e as Leis de Newton. Força, campo e potencial elétricos. Grandezas elétricas e suas medições. Trabalho, potência e energia. Hidrostática e Hidrodinâmica.
Disciplina: Introdução à Fisiologia, Anatomia e Histologia Humanas
Ementa
Noções de anatomia, histologia e fisiologia dos diversos sistemas do corpo humano. Noções de fisiopatologia de algumas síndromes e doenças humanas. Noções de biologia celular. Fisiologia das células excitáveis e o potencial de ação. O sistema nervoso central. Unidade neuromuscular. O sistema cardiovascular. O sistema respiratório. O sistema urinário. O sistema endócrino. O sistema digestório.
Disciplina: Estudo quantitativo do sistema cardiovascular
Ementa
A função da circulação; esquema geral do sistema cardiovascular e sua relação com outros sistemas orgânicos; anatomia funcional e macroscópica do coração. O acoplamento excitação-contração na célula cardíaca. A origem e principais características da atividade elétrica do coração; a condução do potencial de ação o coração. O coração como dipolo elétrico; a origem do eletrocardiograma(ECG) e sua derivações. O ECG normal e patológico. Ciclo cardíaco e cálculo do débito cardíaco. Circulação coronariana; consumo de oxigênio e energia; microcirculação e circulação linfática. Mecânica dos fluídos aplicada à circulação. Regulação e controle do sistema cardiovascular. Modelos coração-circulação; relação pressão-volume; trabalho cardíaco e potência.
Disciplina: Introdução à Informática Médica
Ementa
Introdução aos algoritmos aplicados à área médica. Linguagens de programação específicas para modelagem, animações e análise de movimentos. Modelagem e simulação de estruturas anatômicas e de suas imagens. Medidas e avaliações de movimentos e posturas usando imagens digitais. Noções de desenvolvimento de jogos computadorizados voltados para crianças com necessidades especiais.
Disciplina: Processamento de Imagens Médicas
Ementa
Fundamentos de imagem digital, formação de imagem, determinação de características da imagem, representação de estruturas geométricas bidimensionais e tri-dimensionais, transformadas no domínio do tempo, transformadas no domínio da freqüência, filtros, realce, detecção, restauração, segmentação, reconhecimento de padrões.
Disciplina: Sistemas de Formação de Imagens Médicas
Ementa
Imagens fornecidas por variações de intensidade luminosa: Métodos de conversão de luz em sinal elétrico, métodos de varredura. Imagens produzidas por raios-X: Filmes radiográficos; intensificadores de imagens; mesas Bucky; sistemas de produção de raios-X; angiografia, tomografia, abreugrafia, xeroradiografia digital; angiografia por subtração digital, tomografia computadorizada, mamografia digital; fatores de qualidade. Imagens por ultra-som: Sensores; formação das imagens; descrição de um sistema; fatores de qualidade. Imagens por ressonância magnética nuclear: Fundamentos de espectroscopia; fatores de qualidade. Imagens por infravermelho: Sensores; tipos de aplicações; descrição de um sistema. Imagens por radiação gama: Descrição de um sistema. Novas Técnicas: Apresentação das novas tendências. Estudo comparativo dos diversos sistemas apresentados. Repercussão na medicina das técnicas de aquisição de imagens.
Disciplina: Computação Gráfica
Ementa
Introdução a computação gráfica e visualização computacional cientifica: implementação de algoritmos de transformações de coordenadas; recorte, geometria computacional, modelamento geométrico, (modelos de curvas, sólidos e superfícies); imagens sintéticas; modelos de cores em computação gráfica e técnicas de visualização.
Disciplina: Transdução de Grandezas Biomédicas
Ementa
Definição de transdutores: exemplos. Medição de força, torque, pressão, fluxo, deslocamento, velocidade, aceleração, temperatura e intensidade luminosa. Medição de biopotenciais: corrente iônica, eletrodos, potencial de junção, amplificadores de biopotenciais.
Disciplina: Instrumentação Biomédica
Ementa
Principais características da instrumentação biomédica; aspectos de segurança para projetos e utilização da instrumentação biomédica; princípios de funcionamento dos amplificadores de instrumentação. Como estes amplificadores são utilizados para aquisição de sinais biológicos tais como eletrocardiograma, eletromiografia, eletroencefalograma, correntes iônicas e potencial de ação. Princípio de funcionamento e exemplos de aplicação de estimuladores elétricos para as áreas de cardiologia, neurologia e de reabilitação.
Disciplina: Sistemas de Formação de Imagens Médicas
Ementa
Imagens fornecidas por variações de intensidade luminosa: Métodos de conversão de luz em sinal elétrico, métodos de varredura. Imagens produzidas por raios-X: Filmes radiográficos; intensificadores de imagens; mesas Bucky; sistemas de produção de raios-X; angiografia, tomografia, abreugrafia, xeroradiografia digital; angiografia por subtração digital, tomografia computadorizada, mamografia digital; fatores de qualidade. Imagens por ultra-som: Sensores; formação das imagens; descrição de um sistema; fatores de qualidade. Imagens por ressonância magnética nuclear: Fundamentos de espectroscopia; fatores de qualidade. Imagens por infravermelho: Sensores; tipos de aplicações; descrição de um sistema. Imagens por radiação gama: Descrição de um sistema. Novas Técnicas: Apresentação das novas tendências. Estudo comparativo dos diversos sistemas apresentados. Repercussão na medicina das técnicas de aquisição de imagens.
Disciplina: Transdução de Grandezas Biomédicas
Ementa
Definição de transdutores: exemplos. Medição de força, torque, pressão, fluxo, deslocamento, velocidade, aceleração, temperatura e intensidade luminosa. Medição de biopotenciais: corrente iônica, eletrodos, potencial de junção, amplificadores de biopotenciais.
Disciplina: Controle de Qualidade de Imagens Médicas
Ementa
Qualidade da imagem, conceitos, ruídos. Limitações do sistema de formação de imagem, contraste e resolução, limitações geométricas, medidas do desempenho. Dispositivos convencionais, não convencionais e computadorizados para avaliar os diversos parâmetros dos sistemas radiológicos. Dispositivos para avaliar a qualidade dos sistemas de ultra-som e ressonância magnética. Protocolos para controle de rotina.
Disciplina: Medições Biomédicas
Ementa
Objetivo: Construir com os alunos conceitos que os capacitem a identificar o transdutor e a instrumentação biomédica apropriadas para a medição e a detecção de parâmetros físicos em sistemas biológicos.
Conteúdo: Princípios básicos do projeto e da função da instrumentação biomédica: relevância e descrição do ganho, das impedâncias de entrada e de saída, da resposta em freqüência e da linearidade (ou não) da instrumentação biomédica para a correta medição de parâmetros biológicos. Especificação apropriada de transdutores, quanto a sua resposta em freqüência, sensibilidade, impedância e especificidade, para diferentes aplicações biomédicas. Conceitos e projetos simples de amplificadores e filtros utilizados em medições fisiológicas e clínicas.
Disciplina: Processamento de Imagens Médicas
Ementa
Fundamentos de imagem digital, formação de imagem, determinação de características da imagem, representação de estruturas geométricas bidimensionais e tri-dimensionais, transformadas no domínio do tempo, transformadas no domínio da freqüência, filtros, realce, detecção, restauração, segmentação, reconhecimento de padrões.
Disciplina: Educação: Aspectos Pedagógicos-Didáticos
Ementa
Educação, escola; cultura e sociedade. A noção de tridimensionalidade. O sistema escolar brasileiro. Graduação e Pós-Graduação. Credo Pedagógico: necessidade e componentes. Diretrizes e formas de execução. As relações interpessoais. Um modelo organizatório de natureza técnico-pedagógica: importância e componentes. Objetivos e avaliação; currículo, programas e trabalho docente. O círculo pedagógico de ferro.
Disciplina: Computação Gráfica
Ementa
Introdução a computação gráfica e visualização computacional cientifica: implementação de algoritmos de transformações de coordenadas; recorte, geometria computacional, modelamento geométrico, (modelos de curvas, sólidos e superfícies); imagens sintéticas; modelos de cores em computação gráfica e técnicas de visualização.
Disciplina: Educação e Novas tecnologias
Ementa
Ensino a distância (Conceitos, Aprendizagem aberta e a Distância, abordagem Francesa e EAD no mundo); História e regulamentação da EAD no Brasil; professor no Ambiente Digital, meio de prática dessa modalidade (correios rádio, televisão, meio telemático); Avaliação no EAD; ambientes virtuais de Aprendizagem; Prog. Nacional de Informática na educação; EAD e portadores de necessidades especiais; custo entre o curso presencial e a Distância.
Disciplina: Transdução de Grandezas Biomédicas
Ementa
Definição de transdutores: exemplos. Medição de força, torque, pressão, fluxo, deslocamento, velocidade, aceleração, temperatura e intensidade luminosa. Medição de biopotenciais: corrente iônica, eletrodos, potencial de junção, amplificadores de biopotenciais.
Disciplina: Medições Biomédicas
Ementa
Objetivo: Construir com os alunos conceitos que os capacitem a identificar o transdutor e a instrumentação biomédica apropriadas para a medição e a detecção de parâmetros físicos em sistemas biológicos.
Conteúdo: Princípios básicos do projeto e da função da instrumentação biomédica: relevância e descrição do ganho, das impedâncias de entrada e de saída, da resposta em freqüência e da linearidade (ou não) da instrumentação biomédica para a correta medição de parâmetros biológicos. Especificação apropriada de transdutores, quanto a sua resposta em freqüência, sensibilidade, impedância e especificidade, para diferentes aplicações biomédicas. Conceitos e projetos simples de amplificadores e filtros utilizados em medições fisiológicas e clínicas.
Disciplina: Biomecânica
Ementa
Fundamentos do movimento humano: terminologia básica dos movimentos; Considerações esqueléticas e musculares sobre o movimento. Análise mecânica do desenvolvimento humano: cinemática linear e angular do movimento humano; Dinâmica linear e angular do movimento humano.
Metodologia de Pesquisa
Ementa:
Propiciar noções fundamentais sobre a história e a produção do conhecimento científico, ressaltando a importância da teoria da experimentação cientifica e o uso de técnicas de pesquisa. Estimular o processo de pesquisa na busca, produção e divulgação do conhecimento, despertando no estudante interesse e valorização deste em sua vida pessoal e profissional. Analisar questões fundamentais da metodologia científica na condução e elaboração de trabalhos científicos.
Bioestatística I
Ementa: Conceituar população e amostra. Definir amostra a partir de um conjunto de dados/informações. Construir tabelas e gráficos a partir de dados de amostras/populações. Classificar os dados segundo suas categorias. Calcular, identificar e interpretar as medidas de tendência central oriundas de dados de uma amostra e/ou populações. Aplicar medidas de tendência para diferenciar, comparar e analisar amostras e ou populações. Calcular, identificar e interpretar medidas de dispersão oriundas de dados de amostras e/ou populações. Utilizar softwares de estatística.
Bioestatística II
Ementa: Conceituar Inferência Estatística. Definir e calcular Intervalos de Confiança. Definir, calcular e interpretar a Distribuição Normal. Definir Testes de Hipótese. Definir e calcular utilizando Teste T de Student (dados paramétricos e não paramétricos). Definir e calcular utilizando análise de Variância. Definir e calcular utilizando Teste do Chi Quadrado. Cálculo do valor n para amostras representativas. Conceituar outros tipos de Testes não paramétricos. Utilizar softwares de estatística.
Modelagem Matemática e Simulação Computacional de Fenômenos Biológicos
Modelagem matemática como método científico. Técnicas de modelagem. Equações Diferenciais aplicadas em modelos matemáticos. Modelos de Markov. Modelos matemáticos e computacionais da eletrofisiologia cardíaca.
Estágio Didático (Mestrado e Doutorado)
Engenharia de Projeto (Mestrado e Doutorado)
1) Qual a duração do curso?
A duração do Curso de Mestrado é de 24 meses, podendo ser extendido em casos excepcionais até 30 meses. O Curso de Doutorado tem a duração de até 48 Meses.
2) O que é disciplina isolada e qual o valor? Acrescenta em meu currículo?
É quando o aluno não está matriculado no Mestrado, mas deseja cursar alguma disciplina do programa. Acrescenta em seu currículo uma declaração de ter cursado a disciplina em questão.
3) Como é realizada a seleção dos alunos?
Os alunos são selecionados, após a realização da inscrição mediante análise de currículo vitae, histórico, entrevista e disponibilidade do orientador.
4) Há possibilidade de conseguir bolsa?
Sim. A UMC conta com cotas de Bolsas e Taxas de isenção concedidas pela CAPES e Bolsas concedidas pelo CNPq. A quantidade de bolsas e taxas de isenção é limitada e a maior parte das regras adotadas para usufruir desses benefícios é imposta pela CAPES. Dentre elas temos: 1) Só podem concorrer às bolsas os alunos que não tenham vínculo empregatício e que se dediquem integral e exclusivamente ao curso. 2) Os alunos, com ou sem vínculo empregatício, também tem a opção de concorrer pelas taxas de isenção. 3) Alunos que tenham qualquer relação de trabalho com a instituição (no nosso caso a UMC ou a FAEP) não podem usufruir dessas bolsas ou taxas de isenção. 4) Não é permitido em hipótese alguma acumular benefícios de taxas e bolsas, independente de qual instituição tenha concedido o benefício, seja nacional ou internacional.
5) Há prova de proficiência de língua estrangeira?
Sim. Ao longo do curso são realizados exames de proficiência de língua inglesa com base na leitura e interpretação de textos científicos.
6) Qual o horário das aulas e quais são as disciplinas?
As disciplinas estão listadas em Matriz Curricular.
A grade horária é publicada semestralmente. Trabalhamos para uma maior flexibilização dos horários de oferecimento das disciplinas, e a partir de 2016 serão oferecidas nos períodos da tarde, noite e também aos sábados.
7) Quem trabalha pode fazer o curso só aos sábados ou à noite?
Trabalhamos para uma maior flexibilização dos horários de oferecimento das disciplinas, e a partir de 2016 serão oferecidas nos períodos da tarde, noite e também aos sábados. O desenvolvimento do projeto de pesquisa depende da disponibilidade de horário nos laboratórios da UMC.
8) O aluno deve entrar em contato com o professor para verificar a possibilidade de orientação somente após o processo de seleção?
Não. O aluno pode e deve procurar os professores que trabalham na sua área de interesse antes de se inscrever. Caso não seja possível após a entrevista com a comissão de seleção o aluno será encaminhado para uma entrevista com o possível orientador.
9) O que é regime Regular de matricula?
É para os alunos que satisfazem todos os requisitos necessários para ingressar no mestrado. Esses requisitos são: ter um orientador, ter um projeto de pesquisa, se dedicar integralmente ao curso, ter concluído um curso superior.
10) O que é regime Especial?
É para os alunos que não satisfazem todos os requisitos necessários para ingressar no mestrado. Esses requisitos são: ter um orientador, ter um projeto de pesquisa, se dedicar integralmente ao curso. Entretanto, salientamos que ter concluído um curso superior é uma condição indispensável para matrícula no curso.