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MESTRADO PROFISSIONAL EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM SAÚDE
O Mestrado Profissional é uma modalidade de Pós-Graduação stricto sensu regulamentada pela CAPES pela Portaria Normativa no. 17 de 28/12/2009 que visa a capacitação de profissionais em diferentes áreas de conhecimento conforme demanda do mercado de trabalho e assim contribuir para o setor produtivo agregando competitividade e produtividade a empresas e organizações públicas e privadas. Para isso busca manter estrutura curricular embasada em conhecimento atualizado e aplicável à prática a curto e médio prazo, sendo os trabalhos gerados vinculados a problemas reais percebidos na área de atuação do profissional que ingressa no curso. O título de mestre profissional equivale ao obtido nos programas de mestrado acadêmico, habilitando também o titulado a prosseguir em busca do doutorado.
O curso é dirigido a profissionais graduados em áreas médicas, biomédicas, biológicas, exatas, humanas ou tecnológicas que estejam atuando em empresas públicas ou privadas em áreas afins às linhas de pesquisa desenvolvidas por nossos pesquisadores. Nesta modalidade de pós-graduação incentivamos que os alunos mantenham seu vínculo com o mercado produtivo e que desenvolvam seus projetos de mestrado a partir de questões oriundas de sua própria experiência profissional.
São objetivos principais do curso capacitar e aprimorar profissionais a atuar na área de pesquisa básica e aplicada em saúde, desenvolvimento e inovação tecnológica, bem como empreendedorismo, administração e gestão de processos em estabelecimentos públicos e privados de diferentes setores ligados à ciência, tecnologia e/ou saúde. Propõe-se também a fomentar a capacitação de professores universitários, provendo-lhes formação multi e interdisciplinar ampliando seus horizontes de conhecimento e áreas de atuação.
No decorrer do curso o aluno precisa cumprir 24 (vinte e quatro) créditos em disciplinas, sendo 12 (doze) em disciplinas obrigatórias e 12 (doze) em disciplinas optativas. Para que se possa conciliar trabalho e mestrado, nosso curso contempla disciplinas ministradas preferencialmente no período noturno e algumas aos sábados, competindo ao aluno construir sua própria grade de disciplinas conforme seus interesses pessoais e sua disponibilidade de horário. As aulas são majoritariamente presenciais e são desenvolvidas visando estimular a participação ativa dos alunos e a troca de experiências.
Além das disciplinas, o aluno deverá cumprir mais 20 (vinte) créditos correspondentes ao desenvolvimento de sua dissertação de mestrado, sendo orientado durante todo o período por um dos pesquisadores do programa. Ao final do curso este trabalho de pesquisa será apresentado a uma banca avaliadora, estando apto ao diploma de Mestre Profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde o aluno que tiver cumprido todos os requisitos do curso, o que ocorre, em média, 24 (vinte e quatro) meses após seu ingresso no curso.
Para maiores detalhes, acesse o regimento do curso no link abaixo.
NOME | TÍTULO |
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ANDREA BOTTONI | DOUTOR/UNIFESP | ANDREAB@UMC.BR |
DENISE DA COSTA ARRUDA | DOUTORA/USP | DENISEARRUDA@UMC.BR |
MARCIA APARECIDA SILVA BISSACO | DOUTORA/UMC | MARCIAB@UMC.BR |
MARINA REIS DE MOURA CAMPOS | DOUTORA/USP | MARINACAMPOS@UMC.BR |
SILVIA CRISTINA MARTINI | DOUTORA/USP | SILVIAC@UMC.BR |
SILVIA REGINA MATOS DA SILVA BOSCHI | DOUTORA/UMC | BOSCHI@UMC.BR |
WAGNER ALVES DE SOUZA JUDICE | DOUTOR/UNIFESP | WAGNERAS@UMC.BR |
COLABORADORES: | ||
IVARNE LUIS DOS SANTOS TERSARIOL | DOUTOR/UNIFESP | IVARNE@UMC.BR |
GEOVANA MELLISA CASTREZANA ANACLETO | MESTRE/USJT | GEOVANAMC@UMC.BR |
DISCIPLINAS
ANÁLISE DE DADOS EM SAÚDE – Optativa – 2 créditos
Ementa:
O objetivo da disciplina é fornecer ao aluno um panorama geral das principais técnicas de análise de dados focando a área da saúde, refletindo e considerando as particularidades desse setor. O curso mostrará como desenvolver modelos analíticos para a área médica, superando os desafios típicos do segmento, e tendo em mente a constante preocupação com os princípios norteadores da ética médica. São conteúdo da disciplina: Conceitos gerais (análise de dados, big data, ciclo de vida da atividade de análise de dados, aspectos éticos); Estruturas de Armazenamento (estrutura relacional, estrutura dimensional; armazenamento não estruturado (NoSQL)); Técnicas de Análise (análise exploratória, técnicas de associação, técnicas de classificação/regressão, técnicas de agrupamento, análise de séries temporais).
AVALIAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA EM UNIDADES DE SAÚDE – Optativa – 2 créditos
Ementa:
Cálculo de custos envolvidos em um projeto na área da saúde. Análise de custos nas empresas: custeio padrão, variável, por absorção e ABC. Margem de contribuição, depreciação e TCO (total cost of ownership). Cálculo percentual, juros simples, desconto simples; juros compostos, taxas nominais e reais. Capitalizações compostas, descontos compostos e equivalência de taxas. Fluxo de caixa e séries de pagamentos. Avaliação de rentabilidade Análise de investimentos: valor presente líquido; taxa interna de retorno, pay back e pay back descontado. Financiamentos e sistemas de amortizações: tabela price, SAC, SACRE, leasing. Armadilhas financeiras e riscos.
BASE MOLECULARES DO CÂNCER – Optativa – 2 créditos
Ementa:
Aspectos referentes à biologia celular e molecular do câncer, objetivando um maior conhecimento do desenvolvimento e progressão tumoral, bem como, a formação de metástases. Aspectos relacionados à epidemiologia, formação tumoral, compostos carcinogênicos, epigenética, mutações e reparo, regulação do ciclo celular e indução de apoptose, oncogenes e genes supressores tumorais, vias de sinalização celular envolvidas com processos tumorais, fatores de crescimento, desdiferenciação e formação de células tronco tumoral, mecanismos de invasão e metástases, angiogênese, microambiente tumoral, imunologia tumoral e tratamento serão introduzidos no curso.
BIOESTATÍSTICA – Optativa – 2 créditos
Ementa
Aplicação das técnicas estatísticas em estudos dos fenômenos relativos às ciências da vida. O papel da Bioestatística no planejamento, execução e interpretação de dados. Estatística descritiva; Tipos de dados; Tabelas e gráficos; Medidas de tendência central, de dispersão e de posição; Intervalos de confiança; Noções de correlação e regressão linear simples. Estatística Analítica; Noções de probabilidade e de amostragem; Distribuições de probabilidade: binomial; normal – o Teorema do Limite Central; Testes de hipóteses: entendendo o valor de p e a hipótese nula. Testes estatísticos paramétricos e não paramétricos; Teste t de Student; coeficiente de Yule; odds ratio; risco relativo; Teste do qui-quadrado; Análise de Variância; Estimação por intervalo (média e proporção)
BIOÉTICA – Obrigatória – 2 créditos
Ementa
Apresentação da legislação vigente no país que rege os principais preceitos de bioética envolvidos na Pesquisa Clínica e na Experimentação Animal, tais como a Resolução nº 196 do Conselho Nacional de Saúde, Lei 11.105/2005 de Biossegurança, Declaração Universal do Genoma Humano e dos Direitos Humanos. Constituição e papel do Comitê Internacional de Bioética, da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa e dos Comitês de Ética em Pesquisa. A CTNBio e as CIBios. Análise e debate de temas conflitantes em bioética, como: o genoma humano; clonagem reprodutiva e terapêutica; reprodução assistida, o paciente terminal; o efeito placebo na Pesquisa Clínica.
BUSINESS INTELIGENCE APLICADO À SAÚDE – Optativa – 2 créditos
Ementa
O objetivo da disciplina é discutir as principais técnicas para a produção de informação analítica destinada à tomada de decisão na área da saúde. No final do curso o aluno deverá ser capaz de identificar e selecionar as soluções adequadas ao armazenamento, integração de dados e produção da informação para tomada de decisão no contexto da saúde. Serão abordados os seguintes conteúdos: Data Warehouse, modelagem de dados, modelo dimensional, integração de dados, ferramentas ETL, produção e visualização da informação (OLAP, BPM, KDD, Data Mining).
DATA MINING APLICADO À SAÚDE – Optativa – 2 créditos
Ementa
O objetivo da disciplina é prover ao aluno a fundamentação teórica dos principais conceitos relacionados à atividade de mineração de dados e proporcionar a aplicação prática dos conceitos para a solução de problemas específicos da área da saúde. Serão abordados na disciplina os seguintes tópicos: introdução à análise de dados, análise associativa, análise classificatória, análise de grupos, ferramentas de mineração de dados, mineração de dados em bases assistenciais
DESENVOLVIMENTO DE FÁRMACOS – Optativa – 2 créditos
Ementa
Origem dos fármacos. Estágios envolvidos na descoberta e desenvolvimento de fármacos. Receptores biológicos e interação fármaco-receptor. Planejamento racional de fármacos. Descoberta ou desenvolvimento de um protótipo. Otimização de protótipo. Fármacos de origem natural e sintética. Estratégias de modificação molecular. Variações modernas da estratégia racional.
DIAGNÓSTICO LABORATORIAL – Optativa – 2 créditos
Ementa:
Fundamentos do funcionamento e fluxo de trabalho em laboratórios de análises clínicas; Técnicas e rotinas para obtenção, conservação e transporte de amostras biológicas; Métodos para obtenção e análise da água reagente; Técnicas analíticas, metodologias e instrumentação empregadas no diagnóstico laboratorial; Fundamentos e aplicações da enzimologia clínica; Técnicas e objetivos diagnósticos nos setores de bioquímica, hematologia, urinálise, parasitologia, microbiologia, endocrinologia e imunologia clínicas; Métodos tradicionais e inovações na detecção de marcadores tumorais e doenças genéticas; Aplicação prática de programas de controle de qualidade laboratorial; Ferramentas para seleção, avaliação, validação e análise comparativa de métodos diagnósticos; Técnicas avançadas e automação no laboratório de análises clínicas; Produtos biotecnológicos e suas aplicações no desenvolvimento de novos kits para diagnóstico laboratorial.
EMPREENDEDORISMO EM SAÚDE – Optativa – 2 créditos
Ementa
Elaborar um plano de negócios para analisar a viabilidade de uma oportunidade. Estratégia; motivação e perfil do empreendedor; intra-empreendedorismo; tipos de empresas. Plano de Negócios: validação de uma ideia; diferenciação e as 5 forças de Porter; teoria do Oceano Azul (Kim e Mauborgne); missão; visão, valores; e políticas; ameaças e oportunidades; pontos fortes e fracos. Plano de implantação: marketing (produto, preço, promoção; praça; vendas para pessoas físicas, empresas privadas e licitações públicas); finanças (orçamento); operações (controle de estoques, processos); e recursos humanos.
FUNDAMENTOS DE PESQUISA CLÍNICA – Optativa – 2 créditos
Ementa
Introdução à pesquisa clínica, à concepção da questão de pesquisa, critérios para avaliação de estudos clínicos. Tipos de estudos clínicos; Identificação dos três componentes básicos e fundamentais na realização de uma Pesquisa Clínica: pesquisador, patrocinador e sujeito da pesquisa. Seleção dos sujeitos do estudo, planejamento das medidas, hipótese do estudo, estimativa do tamanho da amostra; Princípios e diretrizes das boas práticas em Pesquisa Clínica: GCP, ICH e Documento das Américas; Sistema de aprovação regulatória no Brasil: CEP, CONEP, ANVISA; Desenho e estruturação de protocolo e projeto de Pesquisa Clínica: estudo coorte, estudos transversais e caso-controle, estudo ecológico, ensaios clínicos; Execução de uma pesquisa. Introdução à Gestão de Projetos em pesquisa Clínica e organização de Centro de Pesquisa Clínica.
GENÔMICA E FARMACOGENÔMICA – Optativa – 2 créditos
Ementa
Natureza e organização do material genético em procariotos e eucariotos. Estrutura dos genes, replicação, transcrição e tradução. Controle da expressão gênica em nível transcricional, pós-transcricional e traducional. Estrutura e organização de genomas, transcriptomas, proteomas e metagenomas. Seqüenciamento do genoma humano e noções de bioinformática. Detecção de polimorfismos de base única (SNP). Evolução histórica da farmacogenômica. Variabilidade individual versus eficácia e segurança de fármacos. Biomarcadores preditivos da terapia individualizada. Testes genéticos versus variabilidade individual. Aspectos sociais, legais, éticos e econômicos dos testes genéticos e tecnologias relacionadas. Exemplos de terapias personalizadas. Aplicações da farmacogenômica em Medicina Preventiva e em doenças crônicas não-transmissíveis especialmente na área da neurologia, cardiologia, oncologia e psiquiatria.
GERENCIAMENTO DE DOENÇAS – Optativa – 2 créditos
Ementa
Aplicar conceitos de gerenciamento para conhecer melhor os pacientes, especialmente os pacientes crônicos, identificar esses subgrupos para melhorar a assistência, reduzir o risco a que estão expostas, e diminuir o uso equivocado de serviços, reduzindo também o gasto em saúde. Padronização dos programas de gerenciamento de doenças. Fundamentos da teoria econômica e introdução à economia da saúde. A revisão continuada de saúde. Cuidados inovadores para condições crônicas. Gestão integral de saúde.
GESTÃO DA QUALIDADE EM SAÚDE – Optativa – 2 créditos
Ementa
Apresentação dos sistemas de gestão e organização da qualidade; Planejamento e implementação de sistemas de gestão da qualidade; Gestão da qualidade por processos e reflexos nos custos do serviço; Metodologias, ferramentas e indicadores da qualidade em saúde; Processos para elaboração de manuais, protocolos e guidelines; Aplicação prática de conceitos de metrologia em processos de medida e calibração; Legislação e qualidade em saúde; Programas de acreditação de serviços da saúde; Responsabilidade social e ambiental; Auditoria em saúde; Segurança, higiene e saúde no trabalho.
GESTÃO DE PROJETOS EM SAÚDE – Optativa – 2 créditos
Ementa
Planejar e conduzir um projeto de forma estruturada segundo as boas práticas em gestão de projetos. Fundamentos da gestão de projetos: introdução e histórico; conceitos básicos; benefícios do gerenciamento de projetos. O contexto da gestão de projetos: fases e ciclo de vida de projetos; gerenciamento de stakeholders; projetos na organização; as disciplinas envolvidas; principais problemas na gestão de projetos; TI e o retorno financeiro em projetos. O PMI – Project Management Institute. Componentes da gestão de projetos: fases de um projeto. O gerente de projetos. Áreas de conhecimento: gestão da integração; início de um projeto; gestão do escopo; gestão de prazos; gestão de custos; gestão de qualidade; gestão de recursos humanos; gestão de comunicação; gestão de riscos; gestão de aquisições.
INFORMÁTICA EM SAÚDE – Optativa – 2 créditos
Ementa
A disciplina tem por objetivos proporcionar aos alunos a oportunidade de adquirir, analisar e discutir conhecimentos fundamentais sobre a área da informática em saúde aplicando-os em seus estudos. Formar nos alunos um conhecimento adequado sobre a tecnologia computacional existente na área médica e também sobre o gerenciamento da informação em saúde, facilitando as tomadas de decisão pertinentes. Apresenta como conteúdo: histórico e escopo da área de informática em saúde; visão geral da informática em saúde; sistemas de informação em saúde; banco de dados em saúde: aquisição, armazenamento e recuperação; prontuário eletrônico do paciente: sistemas de apoio à decisão em saúde; mineração e descoberta de conhecimento em bases de dados; segurança da informação e questões éticas da informática em saúde; padrões em saúde; telemedicina.
INSTRUMENTAÇÃO BIOMÉDICA – Optativa – 2 créditos
Ementa
Principais características da instrumentação biomédica; aspectos de segurança para projetos e utilização da instrumentação biomédica; princípios de funcionamento dos amplificadores de instrumentação. Caracterização de sinais biomédicos. Transdução e medição de eventos fisiológicos, tais como eletrocardiograma, eletromiograma, eletroencefalograma, correntes iônicas e potencial de ação. Princípio de funcionamento e exemplos de aplicação de estimuladores elétricos para as áreas de cardiologia, neurologia e de reabilitação. Instrumentação para avaliação do sistema respiratório. Instrumentação para laboratórios clínicos. Equipamentos terapêuticos, dispositivos protéticos e órgãos artificiais. Equipamentos médico-hospitalares. O conceito integrado de segurança eletromédica.
INTERVENÇÃO MULTIDISCIPLINAR NA PROMOÇÃO DA SAÚDE – Optativa – 2 créditos
Ementa
O papel do profissional da saúde em equipes multidisciplinares visando à promoção da saúde. Necessidades humanas básicas e as políticas públicas. Diretrizes para a promoção da saúde visando à prevenção doenças crônico-degenerativas; Interação transdisciplinar em equipes multiprofissionais, em suas diferentes concepções e componentes, visando à prevenção primária no contexto da saúde. Identificação e intervenção dos diversos profissionais da saúde e sua relação interprofissional na atenção básica à saúde. Equipes multidisciplinares em saúde; Estratégia Saúde da Família. Estudos sobre as necessidades humanas e promoção da saúde por meio da aplicação de estratégias terapêuticas não farmacológicas: exercício físico, nutrição, apoio psicológico, fisioterapia, apoio odontológico, atenção farmacêutica. Estratégias relacionadas ao ambiente.
INTRODUÇÃO À PESQUISA E GESTÃO EM SAÚDE – Obrigatória – 4 créditos
Ementa
Ciência e Tecnologia em Saúde: estado da arte e abrangência da área. Conceitos de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica em saúde. Estudos e pesquisas em saúde no Brasil. Aspectos éticos e marcos institucionais da pesquisa em saúde no Brasil. Gestão de pesquisas e de novas tecnologias em saúde: ferramentas para avaliação tecnológica e financeira. Transferência de tecnologia X aquisição de tecnologia: problemas para países em desenvolvimento. A política Nacional de Gestão em tecnologias em saúde e a legislação pertinente. Protocolos e diretrizes clínicas: importância para a gestão de tecnologias em saúde. O complexo industrial da saúde: uma visão geral.
LINGUAGEM E METODOLOGIA EM PESQUISA – Obrigatória – 2 créditos
Ementa
Análise teórica e prática da linguagem e do conhecimento tecnológico e científico, através da reflexão de temas a serem escolhidos. Sistematização, ordenação e interpretação dos dados das pesquisas dentro do contexto profissional, social e político na área da saúde. Natureza da escrita em linguagem acadêmica, tipos de documentos científicos; Elementos principais de um projeto; Estratégias para redação de trabalhos científicos. Pesquisa bibliográfica em comunicações técnicas e científicas; Regras da ABNT; Elaboração de textos de caráter tecnológico e científico.
MARCADORES MOLECULARES E SUA APLICAÇÕES EM PESQUISA CLÍNICA – Optativa – 2 créditos
Ementa
Estudo de fatores de risco ambientais e genéticos identificados a um nível molecular e bioquímico para a etiologia, distribuição e prevenção da doença. Definição e critérios para avaliação de biomarcadores. Marcadores de alterações patológicas precoces para rastreio/ detecção precoce; Marcadores moleculares de prognóstico e diagnóstico. Métodos para detecção de polimorfismos genéticos, microssatelites e de SNPs (RAPD, RFLP, AFLP, Spoligotyping). Desenho e análise em epidemiologia molecular: sondas de DNA, RNA ou proteínas recombinantes. Hibridização in situ; análise citogenética e técnicas de genotipagem. Identificação de novos fatores de virulência: análise de similaridade, relações entre isolados e aplicações em doenças crônico-degenerativas, parasitárias, viroses e no estudo de infecções hospitalares.
POLÍTICAS PÚBLICAS EM SAÚDE: ATENÇÃO BÁSICA – Optativa – 2 créditos
Ementa
Estudos sobre a formulação, implementação e avaliação da Atenção Básica no contexto das políticas públicas. Saúde e bem estar humano-conceitos e práticas; qualidade de vida. Necessidades humanas e saúde-teorias relacionadas às NHB; fundamentos teóricos da desigualdade social; pobreza como privação de capacidades; medição das desigualdades. Políticas Públicas em Saúde: conceitos e caracterização. Análise e avaliação da Atenção Básica.
PROPRIEDADE INTELECTUAL E LEGISLAÇÃO PATENTÁRIA – Optativa – 2 créditos
Ementa
O objeto da Propriedade Intelectual. A relevância da Propriedade Intelectual sob o aspecto jurídico, científico e tecnológico. A proteção constitucional e a nova legislação vigente. Organismos internacionais na esfera da Propriedade Intelectual. A internacionalização da Propriedade Intelectual. A interação da Lei 9279/96 e da Lei Autoral com os atos internacionais. O fenômeno da pirataria no âmbito internacional. Conceitos preliminares de patentes. A patente como elemento de desenvolvimento científico e tecnológico. O fenômeno invenção e a distinção da mera descoberta. Os pressupostos e requisitos para a obtenção da patente. As modalidades de patentes. As proibições para a concessão de patentes. Titularidades. O processo administrativo para obtenção da patente. Extensão dos direitos de patente. As modalidades de transferência do direito de patente. A nova realidade dos desenhos industriais. A Biotecnologia e suas implicações jurídicas.
QUALIDADE DE VIDA – Optativa – 2 créditos
Ementa
Objetiva oferecer subsídios para a compreensão, capacidade de análise e argumentação, desenvolvimento e articulação de conceitos e processos relativos à qualidade de vida do ser humano como cidadão, incluindo a questão dos processos de medição da qualidade de vida.
SEGURANÇA E REGULAMENTAÇÃO NA INFORMATIZAÇÃO HOSPITALAR – Optativa – 2 créditos
Ementa
Desenvolver e discutir os conceitos de informatização hospitalar e as necessidades de segurança da informação hospitalar. Serão feitas análises e interpretações das normas e das condutas recomendadas. Plano diretor de segurança. Análise de Risco. Sistemas de controle físico e lógico. Infra-estrutura de segurança. Auditoria de Segurança. Autoridade e acesso aos dados. Normas de acesso físico e lógico aos dados. Protocolação digital de documentos. Ética na manipulação digital de dados dos pacientes, acesso e da modificação das informações e suas conseqüências legais.
SEMINÁRIOS I – Obrigatória – 2 créditos
Ementa
Apresentação de seminários científicos por profissionais, pesquisadores, docentes ou pós-graduandos das diversas áreas básicas e aplicadas envolvendo Pesquisa, Tecnologia e Gestão em Saúde.
SEMINÁRIOS II – Obrigatória – 2 créditos
Ementa
Apresentação de seminários científicos por profissionais, pesquisadores, docentes ou pós-graduandos das diversas áreas básicas e aplicadas envolvendo Pesquisa, Tecnologia e Gestão em Saúde.
TÉCNICAS EM DIAGNÓSTICO NÃO-INVASIVO – Optativa – 2 créditos
Ementa
Apresentar uma visão geral das tecnologias aplicadas ao diagnóstico não invasivo, tais como aplicações das radiações e ondas eletromagnéticas. Detalhar as técnicas de imageamento por raios X, tomografia computadorizada, medicina nuclear, ultrassonografia e ressonância magnética. Analisar a aquisição, o processamento e a reconstrução de imagens. Detalhar as técnicas de leitura de sinais elétricos com apresentação gráfica, como eletroencefalograma, eletromiografia, eletrocardiograma.
TÓPICOS ESPECIAIS EM GESTÃO EM SAÚDE – Optativa – 2 créditos
Ementa
Nesta disciplina são discutidos temas específicos e relacionados com os avanços tecnológicos e metodológicos na área de Gestão em Saúde. Estes tópicos podem variar de semestre a semestre e podem envolver os avanços científicos e descobertas recentes na área ou alternativamente avanços tecnológicos na geração e análise de dados ou ainda desenvolvimento de processos e produtos. A discussão dos temas será baseada em: (1) leitura e discussão de artigos científicos ou patentes publicadas; (2) apresentação de seminários.
TÓPICOS ESPECIAIS EM PESQUISA CLÍNICA – Optativa – 2 créditos
Ementa
Nesta disciplina são discutidos temas específicos e relacionados com os avanços científicos e tecnológicos na área de Pesquisa Clínica. Estes tópicos podem variar de semestre a semestre e podem envolver os avanços científicos e descobertas recentes na área ou alternativamente avanços tecnológicos na geração e análise de dados ou ainda desenvolvimento de processos e produtos. A discussão dos temas será baseada em: (1) leitura e discussão de artigos científicos ou patentes publicadas; (2) apresentação de seminários.
TÓPICOS ESPECIAIS EM TECNOLOGIAS APLICADAS À SAÚDE – Optativa – 2 créditos
Ementa
Nesta disciplina são discutidos temas específicos e relacionados com os avanços científicos e tecnológicos na área de Tecnologias Aplicadas à Saúde. Estes tópicos podem variar de semestre a semestre e podem envolver os avanços científicos e descobertas recentes na área ou alternativamente avanços tecnológicos na geração e análise de dados ou ainda desenvolvimento de processos e produtos. A discussão dos temas será baseada em: (1) leitura e discussão de artigos científicos ou patentes publicadas; (2) apresentação de seminários.
DÚVIDAS FREQUENTES
1. O mestrado profissional tem o mesmo valor que o mestrado acadêmico?
Sim. A diferença entre os programas acadêmicos e profissionais está apenas no formato e nos objetivos do curso. A titulação tem exatamente o mesmo valor. As portarias no.7 de 22/06/2009 e no.17 de 28/12/2009 dispõem sobre os mestrados profissionais.
2. Como faço para ingressar no programa?
É preciso participar de processo seletivo, que ocorre semestralmente. Este consiste de análise de currículo, entrevista e, à critério do colegiado do curso, de uma prova classificatória com conteúdo divulgado quando da inscrição.
3. Qual a duração do curso?
O programa de Mestrado Profissional tem duração de 24 meses para alunos que ingressam em regime regular e de aproximadamente 30 meses para os ingressantes em regime especial.
4. Como faço para ingressar em regime regular?
É preciso entregar à coordenação do curso, antes da matrícula, carta de aceite assinada pelo orientador (um docente do programa) e um pré-projeto de pesquisa contendo breve introdução, justificativa, objetivos e metodologia proposta.
5. Como faço para conseguir um orientador?
É preciso selecionar dentre os docentes do curso aquele que desenvolve projetos de pesquisa em áreas afins ao de seu interesse. A partir daí, entrar em contato com o orientador em potencial para verificar disponibilidade e interesse.
6. Para ingresso no mestrado profissional já preciso ter um projeto de pesquisa pré-definido?
Não, entretanto é necessário ter em mente que o projeto desenvolvido deverá ser pertinente às áreas de concentração e linhas de pesquisa do curso. Em se tratando de um programa de mestrado profissional, incentivamos que o projeto seja desenvolvido dentro da área de atuação do aluno e tenha aplicação prática em curto ou médio prazo.
7. Onde irei desenvolver o projeto de mestrado?
No mestrado profissional o projeto pode ser desenvolvido no próprio local de trabalho do aluno, se permitido pela instituição em que atua, estando também disponíveis os recursos oferecidos pelos núcleos de pesquisa da UMC.
8. Para o programa de mestrado profissional há atribuição de bolsas de estudo?
Não. Por se tratar de um programa profissional, pressupõe-se que o mestrando continuará com seu vínculo empregatício, o que desqualifica a atribuição de bolsas nesta modalidade de mestrado.
9. O curso é gratuito?
Não. Existem mensalidades a serem pagas, sendo que informações sobre valores podem ser obtidas junto à secretaria da pós-graduação.
10. Há prova de proficiência de língua estrangeira?
Sim. A prova de proficiência é ofertada pela universidade duas vezes ao ano, não sendo entretanto um pré-requisito ter sido aprovado para ingressar no curso.
11. Qual o horário das aulas e quais são as disciplinas?
Todas as disciplinas obrigatórias e a maior parte das disciplinas optativas são ministradas de segunda a sexta-feira no período noturno (19 às 22 horas). Algumas disciplinas optativas são também ofertadas aos sábados. Ao início de cada semestre é divulgada a matriz curricular, com datas e horários de aulas para que o aluno monte sua grade de disciplinas do período.
12. Quantas disciplinas será preciso cursar?
As disciplinas do curso somam pontos (créditos), sendo necessário cursar 12 créditos em disciplinas obrigatórias e os outros 12 em disciplinas optativas.
13. O curso pode ser feito na modalidade EAD?
Não. O curso das disciplinas é 100% presencial.
14. Se eu precisar de maiores informações sobre o curso, onde posso encontrá-las?
Você pode acessar o regimento do curso, que contempla todas as informações regulamentares. Além disso, o coordenador e a secretaria da pós-graduação estarão à sua disposição para o que precisar.