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MASTER AND DOCTORATE

Integrated
Biomedical
Engineering
Program

Biomedical Engineering is a versatile area that applies the principles, methods, tools and technology from engineering to analyze and solve problems in medicine, biology and agricultural sciences, using innovative approaches and providing an overall improvement in healthcare and a better understanding of the human and animal body.

The Master’s and PhD programs in Biomedical Engineering, approved by the University Council of the University of Mogi das Cruzes (UMC) and recognized by the Ministry of Education and Culture (MEC) and recommended by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). The Program is offered at the main campus and has the coordination of researchers from the UMC’s Technological Research Center (NPT).

Target Audience: Graduated professionals and/or Masters in different areas such as Exact Sciences, Biological Sciences, Agricultural Sciences and Health Sciences.

Course Objectives: The main objective of the program is to integrate Exact Sciences and Engineering with Health Sciences and Medicine, providing professionals to work on Biomedical Engineering area. These professionals will work in research and technological development, to meet the demand in research institutions and companies. Another objective is to empower college professors, providing them with multidisciplinary training and expanding their knowledge horizons and areas of operation.

Course Structure: To obtain the master’s degree in biomedical engineering, the student must complete 48 credits. The first 24 credits (360 hours) will be obtained after attending and being approved in all mandatory disciplines and the elective ones that the student choose as of their interest. The remaining 24 credits will be obtained after the dissertation defense.

For the PhD Degree in Biomedical Engineering, the student must complete 72 credits. Of this total, 36 credits (540 hours) will be obtained after attending and being approved in all mandatory disciplines and the elective ones that were chosen. The remaining 36 credits will be obtained after the development of an original work, presentation and approval of the Thesis.

The disciplines will be selected according to the chosen area of concentration in such way that enhance the student´s participation in practical activities. Additionally, the Research Project, is carried out under the supervision of a program professor, will be developed in the already installed Research Laboratories at UMC, with the support of FAEP, FAPESP and CNPq.

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ÁREA DE CONCENTRAÇÃOLINHAS DE PESQUISAPROJETOPESQUISADOR
BIOENGENHARIA, BIOENERGÉTICA E BIOMECÂNICABiomateriais, Biossensores e nanotecnologiasNovas tecnologias, materiais e dispositivos em saúde oralDra Monica Ghislaine Oliveira Alves
Ciências biomoleculares e genética biomédicaCiências biomoleculares aplicadas à odontologiaDra Monica Ghislaine Oliveira Alves
Estudos quantitativos e modelagem de sistemas biológicosEstudo morfométrico do sistema respiratório, circulatório, muscular, esquelético e nervoso em humanos e em modelos experimentaisDr. Robson Rodrigues da Silva
Dr. Daniel Gustavo Goroso
Modelos para o estudo de arritmias cardíacas, procedimentos e fármacos antiarrítmicos
Uso de fotobiomodulação e agentes Eletrofísicos em sistemas biológicosAgentes Eletrofísicos e fotobiomodulação em doenças inflamatórias, câncer e reparo tecidualDra Monica Ghislaine Oliveira Alves
Medicina translacional e gestão em saúdeTópicos em medicina translacional e promoção da saúdeDr. Daniel Gustavo Goroso
Instrumentação biomédica e tecnologias assistivasDispositivos assistenciais para auxílio às necessidades de pessoas especiais e profissionais da saúdeDr. Alessandro Pereira da Silva
Dr. Terigi Augusto Scardovelli
Dra Silvia Regina Matos da Silva Boschi
Dra Silvia Cristina Martini
INFORMÁTICA BIOMÉDICA E ENGENHARIA CLÍNICABioinformática e biologia computacionalBioinformática e biologia computacional aplicadas à ciência da saúde e agráriasDr. Fabiano Bezerra Menegidio
Ciência de dados e inteligência artificialMétodos de Data Science e Big Data aplicados à área da saúde
Dr. Fabiano Bezerra Menegidio
Dr. Daniel Gustavo Goroso
Dr. Robson Rodrigues da Silva
Engenharia de software e infraestrutura computacionalEngenharia de sistemas e aplicativos biomédicosDra Silvia Regina Matos da Silva Boschi
Dra Silvia Cristina Martini
Dra Marcia Aparecida Silva Bissaco
Tecnologias computacionais para o auxílio à educação biomédicaDra Silvia Regina Matos da Silva Boschi
Dra Silvia Cristina Martini
Dra Marcia Aparecida Silva Bissaco
Computação em nuvem e virtualização na construção de infraestruturas computacionais reprodutíveis na área da saúdeDr. Fabiano Bezerra Menegidio
Jogos e GameficaçãoGamificação como recurso educacional na área da saúdeDra Silvia Regina Matos da Silva Boschi
Dra Silvia Cristina Martini
Dra Marcia Aparecida Silva Bissaco
Jogos e jogos sérios na área da saúdeDra Silvia Regina Matos da Silva Boschi
Dra Silvia Cristina Martini
Dra Marcia Aparecida Silva Bissaco
Dr Alessandro Pereira da Silva
Dra Terigi Augusto Scardovelli
PROCESSAMENTO DE SINAIS E IMAGENS MÉDICASProcessamento de imagens e biossinais, visão computacional e reconhecimento de padrõesProcessamento de imagens e biossinais para o diagnóstico e auxílio às pessoas com necessidades especiaisDra Silvia Cristina Martini
Dra Marcia Aparecida Silva Bissaco
Dr. Terigi Augusto Scardovelli
Captura e processamento de sinais biomédicos através de wereables e sistemas móveisDr. Daniel Gustavo Goroso
Utilização de imagens biomédicas como recurso educacional na área da saúdeDra Silvia Cristina Martini  
Dra Marcia Aparecida Silva Bissaco
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NOMETÍTULOE-MAIL
ALESSANDRO PEREIRA DA SILVADOUTOR/UMCALESSANDROPS@UMC.BR
DANIEL GUSTAVO GOROSODOUTOR/USPDANIELG@UMC.BR
FABIANO BEZERRA MENEGÍDIO (COORDENADOR)DOUTOR/UMCFABIANOMENEGIDIO@UMC.BR
MARCIA APARECIDA SILVA BISSACODOUTORA/USPMARCIAB@UMC.BR
MONICA GHISLAINE OLIVEIRA ALVESDOUTORA/UNESPMONICAALVES@UMC.BR
ROBSON RODRIGUES DA SILVADOUTOR/UMCROBSON.SILVA@UMC.BR
SILVIA CRISTINA MARTINIDOUTORA/USPSILVIAC@UMC.BR
SÍLVIA REGINA MATOS DA SILVA BOCHIDOUTORA/UMCBOSCH@UMC.BR
TERIGI AUGUSTO SCARDOVELLIDOUTOR/UMCTERIGISCARDOVELLI@UMC.BR
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Disciplina: Introdução às Técnicas das Ciências Exatas
Ementa
Revisão dos conceitos de grandeza escalar e vetorial. Álgebra vetorial. Derivada e Integral. Força e as Leis de Newton. Força, campo e potencial elétricos. Grandezas elétricas e suas medições. Trabalho, potência e energia. Hidrostática e Hidrodinâmica.

Disciplina: Introdução à Fisiologia, Anatomia e Histologia Humanas
Ementa
Noções de anatomia, histologia e fisiologia dos diversos sistemas do corpo humano. Noções de fisiopatologia de algumas síndromes e doenças humanas. Noções de biologia celular. Fisiologia das células excitáveis e o potencial de ação. O sistema nervoso central. Unidade neuromuscular. O sistema cardiovascular. O sistema respiratório. O sistema urinário. O sistema endócrino. O sistema digestório.

Disciplina: Estudo quantitativo do sistema cardiovascular
Ementa
A função da circulação; esquema geral do sistema cardiovascular e sua relação com outros sistemas orgânicos; anatomia funcional e macroscópica do coração. O acoplamento excitação-contração na célula cardíaca. A origem e principais características da atividade elétrica do coração; a condução do potencial de ação o coração. O coração como dipolo elétrico; a origem do eletrocardiograma(ECG) e sua derivações. O ECG normal e patológico. Ciclo cardíaco e cálculo do débito cardíaco. Circulação coronariana; consumo de oxigênio e energia; microcirculação e circulação linfática. Mecânica dos fluídos aplicada à circulação. Regulação e controle do sistema cardiovascular. Modelos coração-circulação; relação pressão-volume; trabalho cardíaco e potência.

Disciplina: Introdução à Informática Médica
Ementa
Introdução aos algoritmos aplicados à área médica. Linguagens de programação específicas para modelagem, animações e análise de movimentos. Modelagem e simulação de estruturas anatômicas e de suas imagens. Medidas e avaliações de movimentos e posturas usando imagens digitais. Noções de desenvolvimento de jogos computadorizados voltados para crianças com necessidades especiais.

Disciplina: Processamento de Imagens Médicas
Ementa
Fundamentos de imagem digital, formação de imagem, determinação de características da imagem, representação de estruturas geométricas bidimensionais e tri-dimensionais, transformadas no domínio do tempo, transformadas no domínio da freqüência, filtros, realce, detecção, restauração, segmentação, reconhecimento de padrões.

Disciplina: Sistemas de Formação de Imagens Médicas
Ementa
Imagens fornecidas por variações de intensidade luminosa: Métodos de conversão de luz em sinal elétrico, métodos de varredura. Imagens produzidas por raios-X: Filmes radiográficos; intensificadores de imagens; mesas Bucky; sistemas de produção de raios-X; angiografia, tomografia, abreugrafia, xeroradiografia digital; angiografia por subtração digital, tomografia computadorizada, mamografia digital; fatores de qualidade. Imagens por ultra-som: Sensores; formação das imagens; descrição de um sistema; fatores de qualidade. Imagens por ressonância magnética nuclear: Fundamentos de espectroscopia; fatores de qualidade. Imagens por infravermelho: Sensores; tipos de aplicações; descrição de um sistema. Imagens por radiação gama: Descrição de um sistema. Novas Técnicas: Apresentação das novas tendências. Estudo comparativo dos diversos sistemas apresentados. Repercussão na medicina das técnicas de aquisição de imagens.

Disciplina: Computação Gráfica
Ementa
Introdução a computação gráfica e visualização computacional cientifica: implementação de algoritmos de transformações  de coordenadas; recorte, geometria computacional, modelamento geométrico,  (modelos de curvas, sólidos e superfícies); imagens sintéticas; modelos de cores em computação gráfica e técnicas de visualização.

Disciplina: Transdução de Grandezas Biomédicas
Ementa
Definição de transdutores: exemplos. Medição de força, torque, pressão, fluxo, deslocamento, velocidade, aceleração, temperatura e intensidade luminosa. Medição de biopotenciais: corrente iônica, eletrodos, potencial de junção, amplificadores de biopotenciais.

Disciplina: Instrumentação Biomédica
Ementa
Principais características da instrumentação biomédica; aspectos de segurança para projetos e utilização da instrumentação biomédica; princípios de funcionamento dos amplificadores de instrumentação. Como estes amplificadores são utilizados para aquisição de sinais biológicos tais como eletrocardiograma, eletromiografia, eletroencefalograma, correntes iônicas e potencial de ação. Princípio de funcionamento e exemplos de aplicação de estimuladores elétricos para as áreas de cardiologia, neurologia e de reabilitação.

Disciplina: Sistemas de Formação de Imagens Médicas
Ementa
Imagens fornecidas por variações de intensidade luminosa: Métodos de conversão de luz em sinal elétrico, métodos de varredura. Imagens produzidas por raios-X: Filmes radiográficos; intensificadores de imagens; mesas Bucky; sistemas de produção de raios-X; angiografia, tomografia, abreugrafia, xeroradiografia digital; angiografia por subtração digital, tomografia computadorizada, mamografia digital; fatores de qualidade. Imagens por ultra-som: Sensores; formação das imagens; descrição de um sistema; fatores de qualidade. Imagens por ressonância magnética nuclear: Fundamentos de espectroscopia; fatores de qualidade. Imagens por infravermelho: Sensores; tipos de aplicações; descrição de um sistema. Imagens por radiação gama: Descrição de um sistema. Novas Técnicas: Apresentação das novas tendências. Estudo comparativo dos diversos sistemas apresentados. Repercussão na medicina das técnicas de aquisição de imagens.

Disciplina: Transdução de Grandezas Biomédicas
Ementa
Definição de transdutores: exemplos. Medição de força, torque, pressão, fluxo, deslocamento, velocidade, aceleração, temperatura e intensidade luminosa. Medição de biopotenciais: corrente iônica, eletrodos, potencial de junção, amplificadores de biopotenciais.

Disciplina: Controle de Qualidade de Imagens Médicas
Ementa
Qualidade da imagem, conceitos, ruídos. Limitações do sistema de formação de imagem, contraste e resolução, limitações geométricas, medidas do desempenho. Dispositivos convencionais, não convencionais e computadorizados para avaliar os diversos parâmetros dos sistemas radiológicos. Dispositivos para avaliar a qualidade dos sistemas de ultra-som e ressonância magnética. Protocolos para controle de rotina.

Disciplina: Medições Biomédicas
Ementa
Objetivo: Construir com os alunos conceitos que os capacitem a identificar o transdutor e a instrumentação biomédica apropriadas para a medição e a detecção de parâmetros físicos em sistemas biológicos.
Conteúdo: Princípios básicos do projeto e da função da instrumentação biomédica: relevância e descrição do ganho, das impedâncias de entrada e de saída, da resposta em freqüência e da linearidade (ou não) da instrumentação biomédica para a correta medição de parâmetros biológicos. Especificação apropriada de transdutores, quanto a sua resposta em freqüência, sensibilidade, impedância e especificidade, para diferentes aplicações biomédicas. Conceitos e projetos simples de amplificadores e filtros utilizados em medições fisiológicas e clínicas.

Disciplina: Processamento de Imagens Médicas
Ementa
Fundamentos de imagem digital, formação de imagem, determinação de características da imagem, representação de estruturas geométricas bidimensionais e tri-dimensionais, transformadas no domínio do tempo, transformadas no domínio da freqüência, filtros, realce, detecção, restauração, segmentação, reconhecimento de padrões.

Disciplina: Educação: Aspectos Pedagógicos-Didáticos
Ementa
Educação, escola; cultura e sociedade. A noção de tridimensionalidade. O sistema escolar brasileiro. Graduação e Pós-Graduação. Credo Pedagógico: necessidade e componentes. Diretrizes e formas de execução. As relações interpessoais. Um modelo organizatório de natureza técnico-pedagógica: importância e componentes. Objetivos e avaliação; currículo, programas e trabalho docente. O círculo pedagógico de ferro.

Disciplina: Computação Gráfica
Ementa
Introdução a computação gráfica e visualização computacional cientifica: implementação de algoritmos de transformações  de coordenadas; recorte, geometria computacional, modelamento geométrico,  (modelos de curvas, sólidos e superfícies); imagens sintéticas; modelos de cores em computação gráfica e técnicas de visualização.

Disciplina: Educação e Novas tecnologias
Ementa
Ensino a distância (Conceitos, Aprendizagem aberta e a Distância, abordagem Francesa e EAD no mundo); História e regulamentação da EAD no Brasil; professor no Ambiente Digital, meio de prática dessa modalidade (correios rádio, televisão, meio telemático); Avaliação no EAD; ambientes virtuais de Aprendizagem; Prog. Nacional de Informática na educação; EAD e portadores de necessidades especiais; custo entre o curso presencial e a Distância.

Disciplina: Transdução de Grandezas Biomédicas
Ementa
Definição de transdutores: exemplos. Medição de força, torque, pressão, fluxo, deslocamento, velocidade, aceleração, temperatura e intensidade luminosa. Medição de biopotenciais: corrente iônica, eletrodos, potencial de junção, amplificadores de biopotenciais.

Disciplina: Medições Biomédicas
Ementa
Objetivo: Construir com os alunos conceitos que os capacitem a identificar o transdutor e a instrumentação biomédica apropriadas para a medição e a detecção de parâmetros físicos em sistemas biológicos.
Conteúdo: Princípios básicos do projeto e da função da instrumentação biomédica: relevância e descrição do ganho, das impedâncias de entrada e de saída, da resposta em freqüência e da linearidade (ou não) da instrumentação biomédica para a correta medição de parâmetros biológicos. Especificação apropriada de transdutores, quanto a sua resposta em freqüência, sensibilidade, impedância e especificidade, para diferentes aplicações biomédicas. Conceitos e projetos simples de amplificadores e filtros utilizados em medições fisiológicas e clínicas.

Disciplina: Biomecânica
Ementa
Fundamentos do movimento humano: terminologia básica dos movimentos; Considerações esqueléticas e musculares sobre o movimento. Análise mecânica do desenvolvimento humano: cinemática linear e angular do movimento humano; Dinâmica linear e angular do movimento humano.

Metodologia de Pesquisa
Ementa:
Propiciar noções fundamentais sobre a história e a produção do conhecimento científico, ressaltando a importância da teoria da experimentação cientifica e o uso de técnicas de pesquisa. Estimular o processo de pesquisa na busca, produção e divulgação do conhecimento, despertando no estudante interesse e valorização deste em sua vida pessoal e profissional. Analisar questões fundamentais da metodologia científica na condução e elaboração de trabalhos científicos.

Bioestatística I
Ementa: Conceituar população e amostra. Definir amostra a partir de um conjunto de dados/informações. Construir tabelas e gráficos a partir de dados de amostras/populações. Classificar os dados segundo suas categorias. Calcular, identificar e interpretar as medidas de tendência central oriundas de dados de uma amostra e/ou populações. Aplicar medidas de tendência para diferenciar, comparar e analisar amostras e ou populações. Calcular, identificar e interpretar medidas de dispersão oriundas de dados de amostras e/ou populações. Utilizar softwares de estatística.

Bioestatística II
Ementa: Conceituar Inferência Estatística. Definir e calcular Intervalos de Confiança. Definir, calcular e interpretar a Distribuição Normal. Definir Testes de Hipótese. Definir e calcular utilizando Teste T de Student (dados paramétricos e não paramétricos). Definir e calcular utilizando análise de Variância. Definir e calcular utilizando Teste do Chi Quadrado. Cálculo do valor n para amostras representativas. Conceituar outros tipos de Testes não paramétricos.  Utilizar softwares de estatística.

Modelagem Matemática e Simulação Computacional de Fenômenos Biológicos

Modelagem matemática como método científico. Técnicas de modelagem. Equações Diferenciais aplicadas em modelos matemáticos. Modelos de Markov. Modelos matemáticos e computacionais da eletrofisiologia cardíaca.

Estágio Didático (Mestrado e Doutorado)

Engenharia de Projeto (Mestrado e Doutorado)

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1) Qual a duração do curso?
A duração do Curso de Mestrado é de 24 meses, podendo ser extendido em casos excepcionais até 30 meses. O Curso de Doutorado tem a duração de até 48 Meses.

2) O que é disciplina isolada e qual o valor? Acrescenta em meu currículo?
É quando o aluno não está matriculado no Mestrado, mas deseja cursar alguma disciplina do programa. Acrescenta em seu currículo uma declaração de ter cursado a disciplina em questão.

3) Como é realizada a seleção dos alunos?
Os alunos são selecionados, após a realização da inscrição mediante análise de currículo vitae, histórico, entrevista e disponibilidade do orientador.

4) Há possibilidade de conseguir bolsa?
Sim. A UMC conta com cotas de Bolsas e Taxas de isenção concedidas pela CAPES e Bolsas concedidas pelo CNPq. A quantidade de bolsas e taxas de isenção é limitada e a maior parte das regras adotadas para usufruir desses benefícios é imposta pela CAPES. Dentre elas temos: 1) Só podem concorrer às bolsas os alunos que não tenham vínculo empregatício e que se dediquem integral e exclusivamente ao curso. 2) Os alunos, com ou sem vínculo empregatício, também tem a opção de concorrer pelas taxas de isenção. 3) Alunos que tenham qualquer relação de trabalho com a instituição (no nosso caso a UMC ou a FAEP) não podem usufruir dessas bolsas ou taxas de isenção. 4) Não é permitido em hipótese alguma acumular benefícios de taxas e bolsas, independente de qual instituição tenha concedido o benefício, seja nacional ou internacional.

5) Há prova de proficiência de língua estrangeira?
Sim. Ao longo do curso são realizados exames de proficiência de língua inglesa com base na leitura e interpretação de textos científicos.

6) Qual o horário das aulas e quais são as disciplinas?
As disciplinas estão listadas em Matriz Curricular.
A grade horária é publicada semestralmente. Trabalhamos para uma maior flexibilização dos horários de oferecimento das disciplinas, e a partir de 2016 serão oferecidas nos períodos da tarde, noite e também aos sábados.

7) Quem trabalha pode fazer o curso só aos sábados ou à noite? 
Trabalhamos para uma maior flexibilização dos horários de oferecimento das disciplinas, e a partir de 2016 serão oferecidas nos períodos da tarde, noite e também aos sábados. O desenvolvimento do projeto de pesquisa depende da disponibilidade de horário nos laboratórios da UMC.

8) O aluno deve entrar em contato com o professor para verificar a possibilidade de orientação somente após o processo de seleção?
Não. O aluno pode e deve procurar os professores que trabalham na sua área de interesse antes de se inscrever. Caso não seja possível após a entrevista com a comissão de seleção o aluno será encaminhado para uma entrevista com o possível orientador.

9) O que é regime Regular de matricula?
É para os alunos que satisfazem todos os requisitos necessários para ingressar no mestrado. Esses requisitos são: ter um orientador, ter um projeto de pesquisa, se dedicar integralmente ao curso, ter concluído um curso superior.

10) O que é regime Especial?
É para os alunos que não satisfazem todos os requisitos necessários para ingressar no mestrado. Esses requisitos são: ter um orientador, ter um projeto de pesquisa, se dedicar integralmente ao curso. Entretanto, salientamos que ter concluído um curso superior é uma condição indispensável para matrícula no curso.