XI Congresso de Iniciação Científica
Apresentar a décima primeira versão do Congresso e Iniciação Científica da UMC é uma tarefa difícil, uma vez que se trata de um Programa que já festejou 10 anos de existência e que, em 2008, parecia estar cumprindo apenas mais uma etapa de sua trajetória, firme e consolidada. No entanto, esta edição do Congresso merece destaque, pois ao final do ano passado, os nossos programas de Pós-Graduação levaram à conclusão da primeira tese de Doutorado desenvolvida por uma Instituição de Ensino do Alto Tietê. Este trabalho teve início, justamente, em um projeto de Iniciação Científica, desenvolvido durante as primeiras edições do PIBIC, entre os anos 2000 e 2002. Desta forma, a UMC conclui, pela primeira vez, todo o ciclo de formação científica de um aluno, desde a graduação até o Doutorado, tendo o Programa de Iniciação Científica como catalisador deste processo. Poucas Universidades privadas são capazes de realizar este tipo de façanha no Brasil.
Além disso, foi com imensa satisfação que, no início de 2008, a UMC foi presenteada com o acesso irrestrito a uma das maiores bases cientificas mundiais: o Portal de Periódicos da CAPES. Entre as Instituições de Ensino Superior privadas, este acesso é garantido apenas àquelas que comprovam nível de excelência em sua pós-graduação, através das avaliações do Ministério da Educação – o que é mais um reconhecimento à qualidade da pesquisa realizada na UMC.
Assim, este XI Congresso de Iniciação Científica da UMC é mais uma ocasião para que possamos celebrar nossas novas conquistas e assistir ao funcionamento de um dos primeiros e mais importantes componentes do sistema de pesquisa e pós-graduação da nossa Universidade. Teremos ao todo, 99 estudantes, participantes tanto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), como do Programa Voluntário de Iniciação Científica (PVIC), que estarão apresentando os resultados dos projetos desenvolvidos no período de agosto/2007 a julho/2008. Estes trabalhos, abrangendo as mais diversas áreas do conhecimento científico, mostrarão, mais uma vez, porque a UMC é a Universidade privada com maior produção científica do país.
Profª Drª Regina Costa de Oliveira
Gestora do Setor de Pesquisa e Iniciação Científica
Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão