Caros Orientadores e Alunos do Mestrado e Doutorado em Biotecnologia da UMC

No prazo de Qualificação de cada turma, especificado no Cronograma de entrega de relatórios, qualificação e defesa, o orientador deverá solicitar o Exame de Qualificação com os seguintes documentos:

1. Carta de requerimento de Exame de Qualificação (ver modelo), com uma data sugerida com no máximo 15 dias a partir da data de entrega dos exemplares. Lembramos que o orientador deve entrar em contato com os docentes sugeridos para a banca, para verificar a disponibilidade de datas dos mesmos. Salientamos que não deve ser sugerido o horário noturno para o exame.

2. Carta de sugestão da banca contendo:

- 03 nomes de professores doutores docentes da UMC: 2 titulares e 1 suplente (ver modelo); 3. Uma cópia do relatório (em espiral) para cada nome de banca sugerido, inclusive a do orientador, contendo:

- Introdução.Parte inicial do texto, onde devem constar a delimitação do assunto tratado, objetivos da pesquisa, revisão bibliográfica e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho.
- Metodologia.Contém a exposição ordenada e pormenorizada dos métodos, técnicas e procedimentos utilizados.

- Resultados obtidos até o momento e discussões.Devem ser divididos em seções e subseções, que variam em função da abordagem do tema e dos resultados obtidos. Priorizar os resultados em forma de tabelas e gráficos e valorizar as discussões dos mesmos.

- Descrição do que falta em formato de cronograma.

- Referências IMPORTANTE:

- Na data de Pedido de Qualificação, o aluno deverá:
- ter sido aprovado em um dos exames de proficiência de língua estrangeira oferecido pelo Colegiado de Pós-Graduação em Biotecnologia;
- ter cumprido mínimo de 24 créditos em disciplinas do curso ou disciplinas validadas;
- ter cumprido as quatro disciplinas obrigatórias: Estágio Docente, Princípios de Biotecnologia, Seminários I e II. Obs: (ingressantes no Regime Regular no ano de 2004) Carta de proficiência de língua estrangeira (ver modelo) ou um certificado de curso completo do aluno.

Na data da Qualificação, o aluno proferirá um seminário de ~ 40min, seguido de argüição, sobre seu trabalho de pesquisa (com ênfase nos resultados obtidos e suas conclusões) para uma banca examinadora composta por dois professores da UMC (com título de doutor) e o orientador. A presença deste último é facultativa. A apresentação oral do Exame de Qualificação é fechada a participantes externos. Sendo aprovado, o aluno deve completar o relatório para transformá-lo em uma dissertação de mestrado e posteriormente solicitar a defesa.

Caso o aluno não seja aprovado, a banca apresentará críticas que devem ser levadas em consideração para uma pré-banca, cujo novo exame ocorrerá no máximo 01 (um) mês antes da Defesa da dissertação de Mestrado. No caso de aprovação condicional, o aluno deve cumprir as condições estabelecidas pela banca no prazo determinado para ser considerado aprovado, caso contrário, será considerado reprovado.

Caso não seja possível manter o prazo de Qualificação estipulado no Cronograma por turma, o orientador deverá solicitar, dentro do prazo dado para o exame, uma prorrogação de prazo apresentando a justificativa devida (ver modelo).