NCA � NÚCLEO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS | voltar |

Prédio II, 3º andar

Obs.: encontram-se nesta listagem somente os pesquisadores que possuem vínculo com o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia como Docentes.

Pesquisador: Dr. Alexandre Wagner Silva Hilsdorf

Linha de Pesquisa: Conservação de recursos ambientais

Laboratório de Genética de Peixes e Aqüicultura

Projetos:

•  Avaliação da comunidade de peixes de riachos em um mosaico de condições ambientais na bacia do Rio Paraitinga (Alto Tietê, SP)

A pressão ambientalista e governamental por estudos de avaliação e monitoramento ambiental de empreendimentos florestais. Diversos estudos têm abordado aspectos do manejo silvicultural, incluindo alterações nas propriedades dos solos, características da entomofauna, aspectos hidrológicos, etc. Poucos são os estudos existentes sobre o efeito destas plantações sobre os ambientes aquáticos, especialmente pequenos riachos. É sabido que a composição biótica de riachos é fortemente influenciada pelas características físicas locais, incluindo aspectos geomorfológicos, entrada de nutrientes, morfologia do canal, uso do solo, etc. As características peculiares da Bacia do Alto Tietê, cujo traço mais marcante da ictiofauna é seu alto grau de endemismo, resultante de um processo de evolução histórica das espécies que se manteve geomorfologicamente isolada das demais bacias hidrográficas brasileiras. Especialistas têm ressaltado que o impacto ambiental nesta região, especificamente sobre a diversidade da biota aquática seja de tal magnitude que a médio prazo, a falta de programas específicos de recuperação podem inviabilizar qualquer medida de preservação e/ou recuperação ecológica. Dentro desta perspectiva, o presente projeto tem por objetivo realizar um levantamento da ictiofauna em riachos circundados por diferentes condições de plantio, a saber: a) Área de preservação permanente à margem dos rios com plantios de Eucalipto, b)Área de preservação permanente com vegetação nativa (controle), c) Área de preservação com área de RIMA (cultura mista) e d) Área de Preservação Permanente degradada (sem vegetação). Em última análise, este projeto deverá contribuir para compreender de que modo as alterações do entorno dos rios ocasionadas por diferentes condições de plantio podem afetar a comunidade de peixes. .

•  Biotecnologia pesqueira aplicada à avaliação genética populacional dos estoques do polvo comum (Octopus cf. vulgaris) do litoral brasileiro pelo uso de marcadores microssatelites para seu manejo sustentado

O impacto de atividades antropogênicas sobre o meio ambiente têm resultado em perdas sobre a diversidade genética nos mais variados ecossistemas. Nos ambientes aquáticos, os maiores impactos têm sido observados pela construção de barragens para formação de reservatórios, poluição e atividades agrícolas. A diversidade biológica é fundamental para manutenção das espécies no que concerne à sua habilidade de adaptação e resposta às freqüentes mudanças ambientais. Um dos pontos centrais para o planejamento de medidas de conservação da biodiversidade aquática é o entendimento da estrutura populacional da espécie para que se determine, tanto as respostas fisiológicas às variações ambientais como as estratégias de manejo das populações naturais.

•  Genética aplicada à conservação e uso dos recursos biológicos aquáticos

A perda da diversidade genética causada por impactos ambientais tem resultado em danos consideráveis sobre ecossistemas terrestres e aquáticos. Um dos pontos centrais para o planejamento de medidas de conservação da biodiversidade aquática é o entendimento da estrutura populacional da espécie para determinar tanto as respostas fisiológicas às variações ambientais como as estratégias de manejo das populações naturais. O LGPA - Laboratório de Genética de Peixes e Aqüicultura tem como escopo estudar por meio de técnicas de biologia molecular a variabilidade genética de organismos aquáticos em seu ambiente natural e em cativeiro para o seu manejo conservacionista e produção. O LGPA tem trabalhado em colaboração com outras instituições de ensino e pesquisa, empresas e conta também com o apoio da Estação de Biologia e Piscicultura da Barragem de Ponte Nova, localizada no município de Salesópolis onde são desenvolvidos trabalhos de pesquisa na área de reprodução e genética de peixes.


Pesquisador: Dr. André Fernando de Oliveira

Linha de Pesquisa: Estudo e Desenvolvimento de sistemas moleculares, novos materiais e sensores

Laboratório de Química Analítica

Projetos:

•  Aplicação e desenvolvimento da Química Analítica em Biotecnologia

Aplicação e Desenvolvimento da Química Analítica em Biotecnologia

Pesquisador: Dr. Douglas Mascara

Linha de Pesquisa: Conservação de Recursos Ambientais
Projetos.

Genética de Populações aplicada a associações entre hospedeiros e
Simbiontes.

Pesquisador: Dr.ª Elisa Esposito

Linha de Pesquisa: Estudo e Desenvolvimento de sistemas moleculares, novos materiais e sensores

Laboratório de Microbiologia Ambiental

Projetos:

•  Nanotecnologia aplicada ao desenvolvimento de fármacos: encapsulamento de antibacteriano e de imunossupressor em micro e nanopartículas poliméricas

Nanotecnologia aplicada ao desenvolvimento de fármacos: encapsulamento de antibacteriano e de imunossupressor em micro e nanopartículas poliméricas

Linha de Pesquisa: Conservação de recursos ambientais

Projetos:

•  Fermentação de resíduos agroindustriais

Aproveitamento de resíduos agroindustriais (nêspera, maçã e soro de queijo) para produção de proetína microbiana utilizando as leveduras Candida utilis, Kluveromyces marxianus e fungo filamentoso Rhizopus oligosporus através de processos de fermantação submersa e sólida e sua utilização como probióticos na alimentação de peixes.

•  Utilização de enzimas metabólicas como indicadores fisiológicos do crescimento de peixes alimentados com proteína microbiana

Com Dr. Jorge L Ninow

Utilização de enzimas metabólicas como indicadores fisiológicos do crescimento de peixes alimentados com proteina microbiana

Pesquisador: Dr. Jorge Luiz Pesquero

Linha de Pesquisa: Genômica Estrutural e Funcional

Laboratório de Animais Transgênicos e Estrutura de Proteínas Recombinantes

Projetos:

•  Animais transgênicos e proteínas recombinantes

O nosso grupo vem trabalhando com objetivo de contribuir para o entendimento da participação de enzimas e peptídeos na gênese e manutenção de processos hipertensivos através da purificação, determinação dos níveis de expressão destas enzimas e peptídeos. Para atingir estes objetivos, temos utilizado também da estratégia de geração de animais transgênicos que apresentam, ou superexpressão destas enzimas ou nocaute dos genes que as codificam.

Por outro lado, temos trabalhado na produção de proteínas recombinantes, tanto de interesse no estudo de doenças cardiovasculares como de interesse veterinário e na aplicação no tratamento de câncer. De interesse veterinário estamos produzindo o hormônio folículo estimulante (FSH) bovino e eqüino e a activina uma proteína envolvida com a expressão do receptor do FSH. Em relação a aplicação no tratamento de câncer, temos produzido e testado a atividade da angiostatina e fragmentos. Estas proteínas têm sido produzidas por recombinação genética utilizando-se do sistema de expressão em leveduras.

Pesquisador: Dr.ª Maria Santina de Castro Morini

Linha de Pesquisa: Conservação de Recursos Ambientais

Laboratório de Mirmecologia

Projetos:

•  Riqueza e diversidade de Hymenoptera e Isoptera ao longo de um gradiente latitudinal na Mata Atlântica

Riqueza e diversidade de Hymenoptera e Isoptera ao longo de um gradiente latitudinal na Mata Atlântica