O princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão reafirma a extensão universitária como processo acadêmico. No que se refere à relação entre extensão e ensino, a diretriz de indissociabilidade, nesse caso, coloca o estudante como protagonista de sua formação técnica − processo de obtenção de competências necessárias à atuação profissional e à formação cidadã, o qual lhe permite se reconhecer como agente de garantia de direitos, deveres e transformação social.
Essa visão do estudante como protagonista de sua formação técnica e cidadã deve ser estendida, na ação de extensão, a todos os envolvidos; por exemplo, alunos, professores, técnicos-administrativos, pessoas das comunidades, estudantes de outras universidades e do ensino médio.
O estudante e a comunidade, na qual se desenvolve a ação de extensão, deixam de ser meros receptáculos de um conhecimento validado pelo professor para se tornarem participantes do processo. As atividades de extensão constituem aportes decisivos para a formação do aluno, seja pela ampliação do universo de referência que ensejam, seja pelo contato direto com as grandes questões contemporâneas que possibilitam, de algum modo, a reflexão sobre assuntos atuais.
O princípio da transformação social reafirma a ação extensionista como o mecanismo por meio do qual se estabelece a inter-relação da instituição de ensino superior com os outros setores da sociedade, com vistas a uma atuação transformadora, voltada para os interesses e necessidades da maioria da população e propiciadora do desenvolvimento social e regional, assim como para o aprimoramento das políticas públicas. Com o fim de promover a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e aplicação de conhecimentos, a extensão terá como princípios:
- A contribuição na formação integral do estudante, estimulando sua formação como cidadão crítico e responsável;
- O estabelecimento de diálogo construtivo e transformador com os demais setores da sociedade brasileira e internacional, respeitando e promovendo a interculturalidade;
- A promoção de iniciativas que expressem o compromisso social das instituições de ensino superior com todas as áreas, em especial, as de comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia, produção e trabalho, em consonância com as políticas ligadas às diretrizes para a educação ambiental, educação étnico-racial, direitos humanos e educação indígena;
- A promoção da reflexão ética quanto à dimensão social do ensino e da pesquisa;
- O incentivo à atuação da comunidade acadêmica e técnica e sua contribuição ao enfrentamento das questões da sociedade brasileira, inclusive por meio do desenvolvimento econômico, social e cultural;
- O apoio em princípios éticos que expressem o compromisso social de cada estabelecimento superior de educação;
- A atuação na produção e construção de conhecimentos, atualizados e coerentes com a realidade brasileira, voltados para o desenvolvimento social, equitativo, sustentável.
Finalmente, a Lei N.º13.005/2014,que aprovou o Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024), assegurou, no mínimo, 10% (dez por cento) do total de créditos curriculares dos cursos de graduação do ensino superior para os programas e projetos de extensão, orientando essa ação, prioritariamente, em áreas de grande pertinência social.
Tal proclamação, claramente assegurada na Estratégia 12.7 do PNE 2014-2024, veio inaugurar nova proporção para os planos políticos institucionais das instituições de ensino superior, bem como renovada medida para os planos pedagógicos dos cursos de graduação. A extensão, a partir desse momento, tornou-se dimensão pedagógica essencial à formação superior, ao exercício e ao aprimoramento profissional.
A UMC sempre foi caracterizada, desde a sua fundação, por suas atividades extensionistas, imprimindo grande melhoria para a comunidade de Mogi das Cruzes e do Alto Tietê. A partir de 2021, um ano antes do prazo máximo determinado pela Resolução CNE/CES N.º 07, de 18/12/2018, a UMC passa apenas a institucionalizar tais atividades através de um componente curricular de extensão, que corresponderá a no mínimo 10% da carga-horária total de seus cursos de graduação, nos termos da resolução.
As Atividades de Extensão da UMC geram, anualmente, mais de 100 mil atendimentos à comunidade de Mogi e do Alto Tietê.
Abaixo elencamos nossas principais atividades e projetos de extensão, além da estrutura de pesquisa voltada à graduação que integram nosso tripé ensino-pesquisa-extensão existente no ano de 2020.
1. Atividades e Projetos Extensionistas da UMC
A Agência Experimental de Comunicação Social, vinculada aos cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Design Gráfico, presta serviços gratuitos apenas ao 3º setor.
Vinculados ao Curso de Direito, o CEJUSC (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania), em parceria com o TJSP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo) e o SAJ (Serviço de Assistência Judiciária), prestam assistência jurídica gratuita à população de baixa renda incapaz de arcar com os honorários de um advogado.
Existem na UMC, atualmente, 10 órgãos de representação estudantil que realizam inúmeras atividades de pesquisa e extensão, como congressos científicos e atividades de extensão, como a Feira de Saúde. As Atléticas promovem a atividade física dos alunos, em várias modalidades desportivas, participando de jogos estudantis no Estado e no Brasil.
A Clínica/Serviço Escola de Psicologia e a Clínica Odontológica, realiza atendimento através de alunos de graduação e pós-graduação, tanto por agendamento direto quanto pacientes encaminhados pelo (Sistema Integrado de Saúde) da Prefeitura Municipal de Mogi da Cruzes (PMMC)
A UMC possui assento, voz e voto nos principais Conselhos Municipais de Mogi das Cruzes, tais como: Conselho Municipal de Inovação e Tecnologia (CMIT), Conselho Municipal do Desportos (CMD), Conselho Municipal do Idoso (CMI), Conselho Municipal de Políticas Sobre Álcool e Drogas (CMPSD), Conselho Mogiano de Meio Ambiente (COMOMA), o Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico (COMPHAP), Conselho da Cidade (CONCIDADE), Conselho Municipal de Educação (CME) e o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR).
Promovida nacionalmente pela ABMES, num mesmo dia várias IES promovem diversos atendimentos gratuitos à comunidade, em todos os cursos e áreas. Há muitos anos, a UMC recebe o selo ABMES de IES Socialmente Responsável pelo número de atendimentos feitos nesse dia.
Vinculado aos cursos de Engenharia Civil, Arquitetura e Design de Interiores, realiza gratuitamente projetos na área para organizações do 3º setor e órgãos públicos, como ABRAC, APAE, CECAM e SAMU
Vinculados aos cursos da área de Exatas, professores atendem alunos da UMC, do Ensino Médio ou de outras IES. Dois livros foram publicados para facilitar a aprendizagem dos alunos.
– Em 2019, foi lançado o Livro “Cálculo para Engenharias”.
– Em 2022, foi lançado o Livro “Cálculo Diferencial e Integral”
Clique e veja os livros na íntegra.
Vinculadas aos Cursos ou aos Centros Acadêmicos, existem 37 Ligas na UMC, envolvendo várias especialidades ou áreas, que realizam inúmeras atividades de pesquisa e extensão.
O Núcleo de Acessibilidade é constituído por uma equipe multiprofissional dos diversos setores da UMC, com a finalidade de promover a inclusão e a acessibilidade arquitetônica, pedagógica, atitudinal, digital e nas comunicações.
O NAF/UMC, em parceira com a Receita Federal, presta atendimento gratuito à pequenas empresas, auxiliando nos aspectos e obrigações vinculadas à Receita, além do tradicional auxílio ao preenchimento da Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física.
Antigamente chamado de Empresa JR, o Núcleo está ligado aos cursos da área de negócios da UMC, prestando atendimento e orientações ligadas à gestão empresarial.
Localizada no Centro de Mogi, está integrada ao SIS (Sistema Integrado de Saúde) da Prefeitura Municipal de Mogi da Cruzes (PMMC), realizando atendimentos de especialidades médicas, além das Clínicas de Fisioterapia e Nutrição. Nosso convênio de integração ao SIS permite que sejamos referência e contra-referência na atenção básica do SUS no município, em vários cursos de saúde, sem nenhum repasse financeiro governamental à UMC.
Em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente da PMMC, alunos e pesquisadores realizam pesquisas na Serra do Itapeti, além do projeto realizado para sua preservação ter sido integralmente utilizado pela PMMC como política pública.
Ocorrem em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) da PMMC, com atividades para crianças e idosos, além do futebol para atletas com amputação de membros. Ocorrem no Centro Esportivo da UMC.
2. Relatórios de Atividades
PDF Relatório de Extensão Institucional - 2024/1
PDF Relatório de Extensão Institucional - 2024/1
Relatório de Extensão Institucional – 2023/1
Relatório de Extensão Institucional – 2022/2
Relatório de Extensão Institucional – 2022/1
2. Estruturas de Pesquisa - Graduação
O Comitê de Ética em Pesquisa é um colegiado interdisciplinar e independente, que deve existir nas instituições que realizam pesquisas envolvendo seres humanos no Brasil, criado para defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos. O CEP da UMC foi aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) em 19 de abril de 2000. Pode ser acessado pelo Portal UMC, na página da Pesquisa.
A CEUA/UMC, Comissão de Ética no Uso de Animais da UMC, constitui-se de representantes de diversos setores da UMC envolvidos com experimentação, manipulação e criação de animais. Seu objetivo é analisar e emitir pareceres acerca de procedimentos envolvendo a utilização de animais, fundamentados pela Bioética, buscando limites aceitáveis nas relações entre a ciência e seus sujeitos experimentais. Pode ser acessada pelo Portal UMC, na página da Pesquisa.
Dedicado à taxonomia botânica, o Herbarium Mogiense possui uma ampla coleção de plantas desidratadas (exsicatas) representantes da biodiversidade nacional e mundial. As plantas são catalogadas onde é possível coletar informações diversas sobre as espécies, tais como habitat, aspectos gerais da morfologia do vegetal. São utilizados por alunos do Curso de Biologia e pesquisadores da área de ecologia e botânica. Pode ser acessado pelo Portal UMC.
Desde 1997, a UMC possui ininterruptamente o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC, dirigido aos alunos de graduação. Os participantes do PIBIC recebem bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e bolsas da UMC. A partir de 1998 foi implantado o Programa Voluntário de Iniciação Científica – PVIC, que estimula o treinamento científico sem a concessão de bolsas. Anualmente, ocorre o Congresso de Iniciação Científico da UMC com publicação dos resumos em Anais, que desde 2019, integram edição especial da Revista Científica UMC. A cada ano, mais de 300 projetos de PIBIC e PIVIC são aprovados na UMC. O programa pode ser acessado pelo Portal UMC, na página da Pesquisa.
Pela qualidade dos seus Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado) todos os alunos e professores tem acesso imediato ao Portal CAPES, que possui quase 300 mil documentos de produção científica nacionais e internacionais. Através da parceira UMC x CAFe, os alunos e professores tem acesso fora da intranet UMC, podendo acessar de onde estiverem. Pode ser acessado pelo Portal UMC, na página da Biblioteca.
Criada em 2016, A Revista Científica UMC é editada pela UMC, somente em meio eletrônico, de periodicidade semestral e acesso gratuito, é voltada para a divulgação de trabalhos acadêmicos inéditos em todas as áreas do conhecimento: Jurídica; Sociais Aplicadas; Exatas e Tecnologias; Saúde e Biológicas; Educação, Comunicação e Artes. Nossa Revista está indexada no ISS 2525-5150 e pode ser acessada pelo Portal UMC.