A CPA – Comissão Própria de Avaliação da Universidade de Mogi das Cruzes, responsável por coordenar a AAI – Autoavaliação Institucional, é constituída pelos diferentes segmentos que compõem a comunidade acadêmica e por representantes da sociedade civil. Subsidia os processos avaliativos relativos ao credenciamento /recredenciamento da Universidade, o reconhecimento e renovação de reconhecimento dos seus cursos presenciais ou a distância perante o MEC. Na UMC, a CPA foi criada em 2004.
dimensões acadêmicas (cursos de graduação e pós-graduação, atividades de pesquisa, extensão e responsabilidade social) e administrativas (infraestrutura e serviços), bem como sistematizar e disponibilizar informações e dados da Instituição aos órgãos oficiais, comunidade acadêmica e sociedade civil.
Os resultados obtidos, mediante dados e informações prestadas por toda a comunidade universitária, permitem detectar avanços e obstáculos, bem como subsidiar a reconstituição contínua da ação da Instituição, promovendo atividades voltadas para a melhoria gradativa da qualidade de suas funções - ensino/pesquisa/extensão e responsabilidade social.
A CPA também tem por objetivo propor diretrizes, estabelecer critérios e estratégias sobre o processo avaliativo da Instituição, de acordo com as orientações da CONAES - Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior.
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, aglutinadas, no Instrumento de Autoavaliação em cinco eixos:
Eixo 1 – Planejamento e Avaliação Institucional, considera a Dimensão 8 do SINAES (Planejamento e Avaliação) e um Relato Institucional.
Eixo 2 – Desenvolvimento Institucional, contempla a Dimensão 1: Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional e a Dimensão 3: Responsabilidade Social, do SINAES
Eixo 3 – Políticas Acadêmicas, abrange as Dimensões 2: Políticas para o Ensino, Pesquisa e Extensão; 4: Comunicação com a Sociedade e 9: Políticas de Atendimento aos Discentes, do SINAES.
Eixo 4 – Políticas de Gestão, compreende as Dimensões 5: Políticas de Pessoal; 6: Organização e Gestão da Instituição e Dimensão 10: Sustentabilidade Financeira, do SINAES.
Eixo 5 – Infraestrutura Física, contempla a Dimensão 7: Infraestrutura Física, do SINAES.